Quando o assunto é marketing estratégico, o que vem à sua cabeça em primeiro lugar? Se você pensou em mensurar, monitorar e analisar informações para, a partir daí, embasar a tomada de decisão na sua empresa, pode-se dizer que está no caminho certo.
Mas, por incrível que pareça, alguns gestores ainda usam a subjetividade, a intuição e experiências pessoais para pautarem as suas estratégias. O que pode ser um grande erro ao traçar um caminho para conquistar o sucesso no seu negócio.
Mudanças nos processos de marketing
Para evitar tais equívocos, Big Data e mineração de dados são ótimos aliados para sua organização. Essas soluções estão em fase de crescimento e marcam a evolução da indústria 4.0, focada em inteligência, mobilidade e dados. Vale lembrar que essa transformação ajuda a proporcionar a automação do processo de vendas, trazendo eficiência e reduzindo os custos.
Então, com essas ferramentas, as empresas têm à disposição uma infinidade de dados, que podem ser analisados para fornecer informações que direcionam a estratégias mais assertivas.
No entanto, você sabe como o seu consumidor se comporta? O que realmente funciona para atraí-lo e levá-lo à conversão? São exatamente questões como essas que o marketing estratégico, orientado por dados, tem a função de responder.
Leia também: 3 segredos do comportamento do consumidor B2B
Agora, quer saber como otimizar seu investimento e maximizar os resultados das suas campanhas? Continue a leitura!
Como funciona o marketing estratégico?
Toda estratégia de marketing tem o objetivo de prospectar clientes e aumentar as vendas. Seja em campanhas outbound, inbound marketing ou na junção das duas. Porém, para isso se concretizar, é preciso descobrir o que atrai e engaja o seu público, a fim de conduzi-lo mais rapidamente pela jornada de compra.
Leia também: Era da Urgência: 4 aspectos que impactam a área comercial
As ações de marketing estratégico, então, são criadas a partir de dados que indicam as respostas para essa questão. Para isso, são captadas e analisadas informações sobre diferentes âmbitos, como:
- Dados externos: cenário econômico, tendências do mercado e situação do setor;
- Dados internos: índices sobre vendas e operações da empresa, padrões e atividades atípicas;
- Dados do público: dados que os consumidores deixam enquanto navegam na rede e que demonstram padrões de consumo, necessidades e comportamento.
Benefício dos dados e marketing estratégico
As informações coletadas são cruzadas e analisadas para fornecer insumos e informações suficientes para a criação de campanhas. Assim, será possível que a equipe de marketing realize ações efetivas para realmente atingir o público-alvo. Ou seja, uma abordagem certeira para aumentar as taxas de sucesso da sua campanha e diminuir os custos.
Leia também: Indústria 4.0: o que muda no seu plano de vendas B2B
Ainda podemos citar como benefícios outros aspectos, como:
– Antecipação de tendências do mercado;
– Previsão sobre padrões de comportamento;
– Público-alvo precisamente segmentado;
– Retorno sobre investimento eficiente;
– Comunicação personalizada.
O uso de dados no marketing digital
Não contar com uma marca forte e presente na internet é sinônimo de perda gradativa de mercado. Por outro lado, ter uma estratégia sólida e bem estruturada em campanhas de marketing digital pode alavancar as vendas, criar grandes defensores e seguidores da marca. Além disso, é possível reforçar sua autoridade no ramo em que atua.
A análise de dados e os testes em marketing digital são fundamentais para alcançar esse objetivo – e a ASB Marketing é especialista nisso! Por isso, a agência tem uma solução exclusiva de prospecção por Big Data, que inclui geração de leads qualificados, e envio mensal de relatórios para que os gestores possam acompanhar a evolução da estratégia. Tudo com o objetivo de trazer melhores resultados e retornos para a sua empresa.
Se você se interessou pelo assunto e quer saber como o marketing estratégico pode alavancar os resultados da sua empresa, converse com um especialista da ASB Marketing.