Não há como evitar! O marketing de conteúdo está por toda parte e as empresas precisam correr atrás para se destacarem nesse cenário cada vez mais competitivo e mutável.
Afinal, todos os dias, seu potencial cliente recebe por diversos canais uma série de conteúdos. Tanto da sua empresa como do concorrente. Diante deste cenário, ficam algumas perguntas:
- Como se diferenciar em meio à concorrência?
- Como chamar a atenção do seu público na era da urgência?
- Como ser relevante de verdade para a sua audiência?
De fato, não basta apenas produzir conteúdo. É preciso entender a fundo o que se passa na cabeça do público e o que eles realmente querem. Além disso, conhecer e investir nos formatos que agradam a audiência aumentam as chances de conversão dos leads.
Para ajudá-lo nesta tarefa, listamos cinco dicas para melhorar os resultados do seu marketing de conteúdo e impactar a audiência com mais qualidade.
Como potencializar o marketing de conteúdo na sua empresa
O marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação e distribuição de conteúdos que solucionem problemas, encantem e aproximem consumidores e marcas.
Para evoluir nessa estratégia, é preciso desenvolver o relacionamento entre o público e a empresa. Até porque os leads só amadurecem a ponto de chegar na conversão após serem impactados de maneira positiva, se identificarem e sentirem confiança.
Neste cenário, entra o conteúdo útil, trazendo benefícios reais para as pessoas e facilitando o dia a dia de quem busca a informação. Por isso, confira 5 dicas para se aproximar do seu público com o marketing de conteúdo:
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1 – Crie ebooks
Uma das tendências de marketing para atrair e reter clientes é ofertar aos consumidores conteúdos longos e mais profundos. Por isso, a produção de ebooks pode ser uma excelente aposta.
Os ebooks se tratam de um formato de livros digitais que exploram determinado assunto por uma perspectiva aprofundada e detalhista. A oferta destes materiais ajuda a aumentar a captação de leads e também funciona no processo de nutrição desses leads.
Estes conteúdos ainda reforçam a autoridade da empresa em determinado assunto e conferem mais credibilidade. O ebook é um formato longo e mais complexo de desenvolver, mas vale muito o investimento.
2 – Acompanhe as métricas
Ao elaborar uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente, é imprescindível que se determine os KPIs a serem monitorados. Mas o que são esses KPIs? Trata-se de indicadores chaves de desempenho.
Eles são os verdadeiros responsáveis por identificar o sucesso ou o fracasso de uma estratégia. O que permite a sua melhoria constante.
Por isso, é necessário estabelecer metas que podem ser medidas e analisar os dados para embasar as tomadas de decisões. Isso será fundamental para o sucesso de qualquer estratégia e se tornará um diferencial competitivo para sua empresa.
Leia também: Marketing estratégico: como usar dados para tomada de decisões
3 – Não se esqueça do SEO
Não basta ter um conteúdo super bacana, mas que não está entre as primeiras posições no Google, não é mesmo? Para produzir material de qualidade, também é preciso pensar em otimizá-lo seguindo diretrizes de SEO (Search Engine Optimization – Otimização para mecanismos de busca).
Um conteúdo otimizado deve ser planejado e produzido segundo alguns requisitos. O que envolve desde o desenvolvimento de sites, passando pelo planejamento de pautas, até a publicação e divulgação do conteúdo.
4 – Faça nutrição de leads
O marketing de conteúdo trabalha com o conceito de funil de vendas. Este é um modelo estratégico que representa a jornada de compra do cliente, desde seu primeiro contato com a marca até a concretização da venda.
Para converter um lead em cliente, fazer sua nutrição é fundamental. Ou seja, após o possível cliente entrar na base de dados, ele precisa receber constantemente conteúdos que solucionem determinados problemas. Assim, será possível fazer avançá-lo nas etapas do funil, chegando até a conversão.
Leia também: Prospecção de clientes B2B: 3 estratégias infalíveis!
5 – Faça publicações regularmente
Manter uma periodicidade nas suas publicações é muito importante. Seja em redes sociais, newsletter, artigos no blog ou vídeos no YouTube, vale a pena ser constante e nutrir sua audiência com conteúdo de qualidade.
No caso dos blogs, a frequência nas publicações transmite segurança aos leitores e cria expectativa. A periodicidade também deve ser coerente com o tempo disponível para produzir um conteúdo de qualidade. Afinal, de nada adianta publicar constantemente, mas não compartilhar informações relevantes para o leitor.
Como desenvolver a sua estratégia de marketing de conteúdo
Ter constância e planejamento estratégico é importante para obter sucesso com o marketing de conteúdo. Estar aliado a profissionais especializados no assunto colabora para que os resultados sejam mais rápidos e escaláveis.
Aqui, entra a ASB Marketing, agência especializada em escalar resultados, que coloca o seu conteúdo nas primeiras páginas do Google e ajuda a captar uma série de leads qualificados.
A partir da produção de conteúdos relevantes e baseados nas 5 dicas citadas acima, conseguimos deixar o seu negócio no topo das pesquisas e ainda atrair potenciais clientes. De maneira orgânica, seu lead chega até a sua empresa no momento e na hora certa para receber a abordagem da equipe comercial.
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