Criar conteúdo para o seu blog é uma ótima maneira de educar seu cliente, aumentar sua autoridade de marca e fechar negócios. Porém, saber como planejar o marketing de conteúdo para o seu blog pode ser uma tarefa bastante complicada.
Segundo a pesquisa Content Marketing realizada pela Demand Metrics, fazer Marketing de Conteúdo custa 62% a menos do que o Marketing tradicional e 82% dos consumidores têm sentimentos positivos sobre uma empresa após ler um conteúdo.
Isso quer dizer que investir em um bom planejamento de marketing de conteúdo pode trazer muitos resultados positivos para sua empresa. É por isso que neste artigo iremos falar tudo sobre marketing de conteúdo e como fazer um bom planejamento para o seu blog.
O que é Marketing de Conteúdo?
A primeira coisa que você precisa saber para criar conteúdos de qualidade para o seu blog é o que é Marketing de Conteúdo. Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing que consiste em atrair e engajar clientes e potenciais clientes através de conteúdos relevantes e interessantes que você irá disponibilizar de graça ou em troca de dados de contato dos usuários.
Esses conteúdos podem ser distribuídos em qualquer formato que você quiser, infográficos, blog, vídeo, áudio ou qualquer outra mídia. Inclusive, o mesmo conteúdo pode ser reutilizado em diferentes formatos. O mais importante do Marketing de Conteúdo é que você precisa responder às dores e dúvidas do seu cliente.
Ou seja, seu cliente irá fazer pesquisas no Google para sanar dúvidas e irá cair diretamente no seu conteúdo, ensinando sobre aquele assunto que ele gostaria de saber. Isso aumenta sua presença de marca, fica mais fácil daquele usuário lembrar de você quando ele estiver pronto para fechar negócio.
Leia mais: O que é marketing de atração e como essa estratégia gera leads?
Por que investir em Marketing de Conteúdo?
Se você ainda está em dúvida se deve ou não investir em marketing de conteúdo, vamos apresentar mais algumas vantagens dessa estratégia.
- Diminui o custo do marketing;
- Aumenta o tráfego para o seu site;
- Educa o seu público-alvo;
- Reduz o custo de aquisição de cliente;
- Melhora a visibilidade da marca;
- Aumenta a geração de leads;
- Aumenta suas vendas;
- Melhora o engajamento;
- Fideliza mais clientes.
No tópico abaixo, descubra como planejar o marketing de conteúdo.
Confira: Marketing de Conteúdo: como essa estratégia pode ajudar em tempos de crise
Como planejar o marketing de conteúdo
Agora que você já sabe o que é marketing de conteúdo e quais suas vantagens, vamos entender como planejar o marketing de conteúdo do seu blog para alcançar todos os objetivos que você deseja.
Vale lembrar que no marketing de conteúdo a coisa mais importante é a constância, por isso, é importante estar preparado para e com um planejamento bem feito para não ser prejudicado por falta de atividade.
Crie suas personas
A primeira coisa a se fazer é criar ou identificar suas personas. Uma persona é uma representação semi-fictícia do cliente ideal para sua empresa. Para construir uma persona deve ser preenchido informações fundamentais, como nome, gênero, idade, cargo, interesses, hobbies, entre outras.
Essas informações vão servir de guia para quais tipos de conteúdos são do interesse do seu público, quais as dúvidas que eles possam ter, qual o tipo de conteúdo que eles consomem e qual a linguagem que você irá usar.
Defina os objetivos
O próximo passo é definir os objetivos que você quer alcançar com o marketing de conteúdo. É importante que os objetivos sejam mensuráveis, isto é, possam ser medidos e acompanhados.
Por exemplo, aumentar o tráfego do seu site em 20% ao ano é um objetivo mensurável. Ter 10.000 acessos por mês no seu blog é outro exemplo de objetivo que pode ser medido.
Faça um calendário de publicações
Lembra que falamos da importância de manter uma frequência de publicações? Para ajudar nesse objetivo, uma das principais dicas de como planejar o marketing de conteúdo é fazendo um calendário de publicações.
Isso garante que você tenha uma visão completa de todas as publicações e conteúdos que deseja fazer, quando serão lançados e qual a frequência que eles serão publicados. Isso garante que você consiga se preparar para ter tudo pronto na data certa.
Construa conteúdos de qualidade
Nada do que dissemos até agora trará resultados se o conteúdo que você está desenvolvendo não for de qualidade. É por causa dele que o cliente chegou até você e será por causa dele que irá se manter fiel ou irá embora.
Se você quer usufruir de todas as vantagens do marketing de conteúdo e conseguir levar seus leads até o momento certo para compras, precisa oferecer conteúdos de qualidade.
Acompanhe os resultados
Por último, é hora de analisar os resultados que você obteve e ver o que pode ser melhorado e quais as ações que deram certo. É importante que esse monitoramento seja frequente.
Saiba mais: Estratégia de marketing de conteúdo: como funcionam as avaliações de produto do Google
Veja como implementar essa estratégia
Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento.
Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado.
Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.
Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.
Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.
Contando com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada.
Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.
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