Para obter melhores resultados de vendas, é importante ficar atento aos indicadores de performance e, melhor ainda, identificar onde está obtendo menor conversão e estudar maneiras de deixar o e-mail e outros meios ainda mais atraente aos leads, por isso a importância do teste A/B.
A possibilidade de realizar o teste A/B é infinitamente maior do que pensamos: pode ser usada em landing pages, sites, e-mails, anúncios, e o intuito maior deste teste é observar se a inovação no experimento otimizaria os resultados e desempenho dos KPI’s. Ou seja, as demonstrações dos resultados não prometem só crescimento ou diferença positiva. Alguns testes podem sair fracassados, por isso a necessidade de se estipular objetivos com os testes.
Ao mesmo tempo, muitos testes A/B podem trazer resultados significativos para a empresa. A seguir, entenda melhor o que é este teste e seu impacto sobre a performance de vendas.
Como fazer teste A/B
O teste A/B está intimamente relacionado aos KPIs, ou seja, aos indicadores de desempenho. Os principais indicadores, que devem estar alinhados com a cultura da empresa, podemos citar a satisfação do cliente, a taxa de conversão, índice de produtividade e outros. Quando um desses índices não responde como esperado, o teste consiste em criar uma segunda versão modificada (experimento) que é publicada junto a versão original (controle) para observar se a premissa inicial muda os resultados.
Qual a premissa original? São estudos que levam a crer que aquela modificação torna a experiência do usuário mais prazerosa, ou que estatisticamente comprovado que converge mais se fosse de outro modo. Isso só se mostra claro com o tempo e observação, comparando os resultados das duas versões.
As alterações podem ser desde a mudança de CTA, acréscimo de autoridade social ou formato diferente dentro da página, mudanças de cores, guias, infográficos, tudo o que pode tornar mais crível de confiança para o lead.
Há um índice de confiança e calculadoras de teste A/B que permitem dizer se as taxas de conversão do experimento valem a pena ou não se tornar a original dali em diante.
Veja mais: 5 dicas de como fazer teste A/B do e-mail de prospecção
Como o teste A/B está relacionado com Sales Performance
Os testes A/B podem tornar a experiência do usuário ainda mais interessante e melhorar sua performance de vendas. Porém, para que seja um impacto positivo, é necessário usar de maneira estratégica.
Há uma superestima ideia de que mudanças vêm para bem, e de fato a inovação é inevitável, contudo, perde-se tempo e dinheiro ao mudar constantemente a sua plataforma e linguagem do produto, pois os consumidores também esperam constância, e às vezes trocar uma campanha otimizada para outra diferente pode tornar seu projeto fracassado.
Afinal, mudanças demandam tempo e deve-se antes de optar por já aplicar o teste A/B no seu negócio, avaliar bem alguns critérios:
Como estão os indicadores de desempenho
Os KPI’s são o norte do teste A/B. Antes de considerar criar o experimento, é necessário saber exatamente o que está acontecendo com resultados, histórico e o que gostaria de melhorar.
Tempo para identificar as mudanças
O teste A/B não acontece de um dia para o outro. É necessário semanas para ter certo número de prospects e visitantes na sua página para mensurar o índice de confiança. As calculadoras de conversão podem ser muito úteis nesse passo para dizer se houve mudanças significativas.
Equipe especializada
Quem aplica o teste A/B deve saber que é uma grande responsabilidade, pois pequenas mudanças podem render em mais lucros para sua empresa, ou pelo contrário, mais dores de cabeça e desinteresse dos leads. É bom investir em pessoal capacitado para colocar para rodar as duas versões com responsabilidade, sem agravar a situação.
Como fazer teste A/B nas estratégias de e-mail com a ASB Marketing
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Também monitoramos continuamente os resultados para encontrar sempre potenciais de melhorias e incorporá-las nas ações com os testes A/B.
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