pós-venda

A importância do atendimento pós venda

Apesar de ser uma etapa importante para o funil de vendas e a fidelização dos seus clientes, muitas empresas ainda ignoram o pós-venda, acreditando que suas obrigações para com o cliente acabaram após o fechamento do negócio.

 

Um estudo realizado pelo site Satisfação do Cliente, revelou que 85% das empresas brasileiras nunca realizaram o pós-venda; além disso, 70% não têm cadastro dos clientes.

 

Apesar deste número ser extremamente alto e significativo, realizar o pós-venda não é uma atividade impossível e pode ser feito pela sua empresa de forma eficiente e trazer muitos resultados positivos para ela.

 

Neste artigo, você irá entender mais sobre qual a importância do pós-vendas, quais seus benefícios e boas práticas para implementar essa estratégia na sua empresa.

 

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O que é pós-venda?

Pós-venda é o conjunto de atividades que uma empresa realiza após a venda de um produto ou serviço para garantir a satisfação do cliente e fidelizá-lo. Essas atividades incluem desde o atendimento ao cliente para solução de dúvidas e problemas até a oferta de serviços adicionais, como manutenção preventiva, garantia estendida, trocas e devoluções.

 

O objetivo do pós-venda é garantir que o cliente esteja satisfeito com a compra e tenha uma boa experiência com a empresa, o que pode aumentar a chance de fidelização e recomendação da marca para outras pessoas. Além disso, o pós-venda também pode ser uma oportunidade para a empresa coletar feedbacks dos clientes e identificar possíveis melhorias nos produtos ou serviços oferecidos.

 

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Qual a importância do pós-venda?

O pós-venda é extremamente importante para as empresas, pois ele tem um impacto direto na fidelização de clientes e na reputação da marca. 

 

Quando um cliente é bem atendido após a compra, ele se sente valorizado e tem uma maior chance de voltar a comprar da empresa no futuro. Além disso, ele pode se tornar um defensor da marca, indicando-a para amigos e familiares.

 

Outro ponto importante é que o pós-venda pode ser uma oportunidade para a empresa oferecer serviços adicionais, como manutenção, garantia estendida, entre outros, o que pode aumentar o ticket médio das vendas.

 

Essa prática também pode ser uma chance para a empresa coletar feedbacks dos clientes e identificar possíveis problemas nos produtos ou serviços oferecidos, permitindo que a empresa faça melhorias e evite possíveis reclamações.

 

Além disso, um bom pós-venda pode gerar uma reputação positiva para a marca, o que pode atrair novos clientes e aumentar a confiança do público na empresa.

 

Por essas razões, investir em um bom pós-venda é fundamental para qualquer empresa que deseja crescer e se destacar no mercado.

 

Boas práticas para um pós-venda eficiente

Realizar um bom atendimento pós-venda não é uma tarefa fácil, muitas empresas possuem dificuldade em realizar essa prática e outras ignoram a sua importância e necessidade. Por isso, para te ajudar, separamos algumas boas práticas que vão melhorar o seu pós-venda e torná-lo mais eficiente.

Seja proativo

A empresa deve entrar em contato com o cliente após a venda para garantir que ele está satisfeito e se oferecer para ajudar em caso de qualquer problema. Isso demonstra que a empresa está preocupada com a satisfação do cliente e não apenas interessada em vender.

Treine sua equipe

A equipe de atendimento ao cliente deve ser treinada para lidar com todas as situações que possam surgir no pós-venda. Eles devem ser cordiais, atenciosos e capazes de resolver qualquer problema com rapidez e eficiência.

Oferecer canais de contato

Uma empresa deve oferecer diversos canais de contato para o cliente, como telefone, e-mail e chat, para que ele possa escolher o que for mais conveniente para ele.

Seja ágil na resolução de problemas

Se um cliente tiver algum problema após a compra, a empresa deve ser ágil na resolução, demonstrando que está comprometida em resolver a situação o mais rápido possível.

Peça por feedbacks

A empresa deve pedir feedbacks dos clientes para saber o que eles acharam da compra e do atendimento pós-venda. Isso pode ajudar a empresa a identificar pontos de melhoria e aprimorar seus serviços.

Ofereça serviços adicionais

Por fim, uma boa sugestão é que sua empresa possa oferecer serviços adicionais, como suporte, garantia estendida, entre outros, para aumentar a satisfação do cliente e o ticket médio das vendas.

 

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Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

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