Com certeza você já ouviu falar em funil de vendas, não é? Esse conceito é um dos mais importantes e utilizados para qualquer estratégia de marketing que sua empresa possa realizar. Por isso, neste artigo, vamos responder à pergunta “por que o funil de vendas é importante para as estratégias de Marketing de Conteúdo?”
Não importa se sua empresa é B2B (Business To Business) ou B2C (Business To Consumer), o funil de vendas pode apresentar diversas informações relevantes sobre os seus clientes que permitirão à sua equipe de vendas definir as melhores estratégias para aumentar as chances de fechar negócios.
Porém, não é apenas a equipe de vendas que pode usufruir do funil de vendas, seu time de Marketing pode, e deve, usar as etapas do funil para a criação de campanhas e conteúdos que possam impactar clientes nas diferentes etapas.
Uma das estratégias que possui mais resultados positivos e que pode ganhar muito com o funil de vendas é o Marketing de Conteúdo. Confira no texto abaixo!
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O que é funil de vendas?
Para começar vamos explicar com calma esses dois conceitos, começando pelo funil de vendas. Funil de vendas é uma estratégia que representa toda a jornada de compras dos clientes, desde o momento da descoberta do problema até o fechamento da compra.
Ele é formado por três etapas que servem para classificar em qual momento da jornada o cliente se encontra. São elas: topo do funil, meio do funil e fundo do funil. Com isso em mente é possível alinhar as estratégias de vendas e Marketing, para alcançar mais resultados.
Topo de funil
Nesta etapa, as pessoas ainda não descobriram que possuem um problema e, dificilmente, uma abordagem direta de vendas trará resultados. Nesta situação, é interessante apresentar soluções para as dores do cliente, fazendo com que ele descubra que possui um problema e gere interesse em resolvê-lo.
Meio de funil
O meio é composto por clientes que já sabem que possuem um problema e estão em busca de soluções para ele. A sua abordagem pode ser através da apresentação do seu produto ou serviço, mas sem querer forçar a venda. O importante é passar informações para gerar confiança no cliente.
Fundo de funil
A última etapa é onde os clientes que já decidiram fechar negócio estão, aqui eles podem estar analisando propostas e opções, por isso, é essencial mostrar o diferencial do seu produto.
É importante lembrar que, apesar de as etapas serem sequenciais, a jornada do consumidor não é, isso quer dizer que eles podem chegar até você em qualquer etapa do funil e podem passar de uma para a outra livremente.
Confira: Saiba como prospectar clientes para o público-alvo certo
O que é Marketing de Conteúdo?
Outro conceito extremamente importante para entender a pergunta “Por que o funil de vendas é importante para o Marketing de Conteúdo?” é o de Marketing de Conteúdo. Essa estratégia busca atrair clientes através da produção e disponibilização de conteúdos relevantes e de qualidade.
Ou seja, você pode utilizar blogs, webinars, e-books, infográficos, vídeos ou qualquer outra mídia que você queira para criar seus conteúdos. Dessa forma, quando os clientes estiverem procurando por informações sobre o seu produto ou sobre assuntos relacionados, podem cair no seu site.
Esta é uma ótima estratégia para melhorar o seu reconhecimento de marca, educar o seu público, além de necessitar de baixo investimento, tendo um retorno financeiro bastante elevado e um ROI alto.
Por que o funil de vendas é importante para as estratégias de Marketing de Conteúdo?
Agora que você já está entendendo o que é funil de vendas e o que é Marketing de Conteúdo, falaremos da relação entre eles e por que eles são tão poderosos juntos.
Como falamos, cada prospect chega até sua empresa em momentos diferentes do funil de vendas, isso quer dizer que você precisa de estratégias que possam atingir todas as etapas e consigam direcionar o cliente para a próxima etapa em direção ao fundo do funil.
Com o marketing de conteúdo isso é possível. Através dele você consegue criar conteúdos baseados nos interesses da sua persona e ajudar nas dores que elas possam ter.
Por exemplo, no topo do funil, o cliente ainda não está ciente de que possui um problema. Ao procurar na internet sobre um assunto, pode cair em um texto criado por sua equipe de marketing.
Durante a leitura do artigo, o cliente percebe que pode ter um problema e busca mais informações sobre ele. Nesse ponto, ele já está mais informado e pode cair em um webinar da sua empresa.
Por fim, após ler muitos artigos do seu blog e participar dos seus eventos, ele chega ao fundo do funil e começa a procurar as melhores soluções para o problema. Como você está junto deste cliente desde o começo da jornada, com certeza sua empresa será a primeira que ele lembrará na hora de fechar negócio.
O funil de vendas é extremamente importante para o Marketing de Conteúdo, pois serve de direcionamento para entender quais conteúdos fazer. Esses conteúdos podem ser utilizados pela equipe de vendas para educar os leads a fim de fazê-los avançar para a próxima etapa e fechar uma venda.
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Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas
Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento.
Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado.
Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.
Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.
Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.
Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada.
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