3 dicas para rankear seu site no Google

Otimização de sites: 3 dicas de SEO para rankear sua página no Google

O Search Engine Optimization – SEO, conhecido por muitos também como otimização de sites, é uma maneira de aumentar os acessos a sua página por meio de um conjunto de práticas estratégicas que proporcionam um bom rankeamento nos resultados orgânicos do Google.

A prática de otimização de sites, quando efetuada da maneira correta, cria autoridade, relevância no Google e aumenta a performance do site. Por isso, trata-se de um método fundamental para empresas que querem se posicionar na internet e, consequentemente, levar a empresa ao sucesso.

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Entenda como a otimização de sites pode te ajudar

Ao iniciar a otimização de sites, rapidamente irá notar que, quanto melhor o posicionamento das palavras-chave relacionadas ao seu negócio no Google, maior é o volume de acessos que seu site recebe. Além disso, SEO gera visibilidade de sua marca e aumento significativo no número de conversões.

Cada site possui um objetivo em específico, por exemplo: um blog quer que seus usuários leiam os conteúdos, um e-commerce tem o foco em gerar vendas. Esses objetivos quando alcançados são denominados também como conversões e acontecem em diversas formas.

Essas conversões podem acontecer por meio de um cadastro em seu site, download de conteúdos, vendas e, em alguns casos, até cliques em determinadas áreas de sua página. Dessa forma, independente do nicho que seu negócio atua ou dos objetivos de sua empresa, a otimização de sites criará a ponte que trará o público-alvo desejado até você, dividindo-o de acordo com suas necessidades e expectativas.

SEO versus Link Patrocinados  

Existe uma maneira muito rápida e prática de aparecer no topo dos resultados de uma pesquisa no Google: usar links patrocinados. Porém, a longo prazo, essa estratégia torna-se muito mais cara que usar a otimização de sites.

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Além desse revés grave, ao final de sua campanha, seu site é removido imediatamente do topo dos motores de busca. No caso do SEO, a estratégia é contínua e agrega valor de forma empírica, criando autoridade e trazendo resultados em longo prazo, muito mais satisfatórios e rentáveis que o uso de link patrocinados.

Se você fizer uma busca rápida de imagens de um “mapa de calor de cliques no Google” ou “Google heatmaps and SEO”, irá notar que as primeiras posições  orgânicas são muito mais clicadas do que a região dos links patrocinados.

Outro fator muito importante de se ressaltar é que os links patrocinados aumentam rapidamente o número de visitas em seu site, porém a conversão desses novos visitantes para clientes em potencial é baixa.

Imagine que você possui um e-commerce de jogos digitais. Seu site pode aparecer no topo da lista para uma busca “melhores games de 2019” se você tiver patrocinado essa palavra-chave. O usuário que fez essa busca, pode estar somente interessado em saber quais os lançamentos mais esperados para o ano de 2019 e não em adquirir um produto. Quando isso acontece, chamamos de rejeição, ou seja, o novo visitante entra em seu site e sai rapidamente, pois nota que ali não encontrou o que realmente estava procurando.

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No caso das práticas de SEO, seu site aparecerá no topo das buscas quando as palavras-chaves usadas forem realmente relevantes no assunto que abrangem. Desta maneira, as chances de seu novo visitante encontrar o que estava procurando é bem maior, reduzindo diretamente o número de rejeições.

A princípio, o número de visitas usando apenas a otimização de sites é menor que dos links patrocinados, entretanto a taxa de conversão é maior e aumenta gradativamente, pois a função do SEO é trabalhar na credibilidade e relevância do conteúdo de seu site.

Continue a leitura e aprenda 3 dicas para melhorar o posicionamento de seu site no Google.

3 dicas para ranquear seu site no Google

Agora que está por dentro do assunto, é importante saber como aplicar a otimização de sites no seu negócio. Para isso, separamos neste artigo 3 dicas que vão melhorar seu posicionamento no Google.

Confira!

1 – Pesquise palavras-chave

Qualquer estratégia de otimização de sites tem como passo inicial a pesquisa de palavras-chave.

Antes da pesquisa, defina quais palavras-chave serão usadas como referência de seu site. Com qual termo pesquisado seu site irá aparecer nas pesquisas do Google?

Além de selecionar quais palavras-chave serão usadas como referência de seu negócio, você precisa estar ciente de quais são as keywords mais procuradas no Google que tenham relevância com o conteúdo de seu site. Para saber quais as palavras-chave mais eficazes para alcançar seu público, é possível usar a ferramenta gratuita do próprio Google, o Google Keyword Planner.

Para gerar conversões, sua estratégia de SEO deve ser feita com as palavras chave mais relevantes dentro do segmento de seu negócio.

2 – Coloque títulos e meta-descrição em todas as páginas de seu site

Os títulos e metas descrições contidos em sua página que aparecerão como descrição nos resultados do Google. Para aplicar a otimização de sites, use neles as palavras-chave definidas.

Para preencher seu título e meta descrição use as palavras-chave no início deles ou entre as primeiras palavras usadas. Seu título deve conter no máximo 56 caracteres e a meta descrição 156.

3 – Use links internos

Uma das maneiras mais práticas e efetivas de melhorar seus resultados em uma estratégia de otimização de sites é aumentar o número de links internos em seu site.

Comece revisando e editando suas postagens antigas e coloque links internos para outras postagens ou páginas de seu site. Continue com a prática em todo conteúdo inserido em seu site. Quanto mais páginas você possuir, mais links poderá adicionar, então, se ainda não tiver um blog em seu site, crie um e publique conteúdos relevantes regularmente.

Não se esqueça de que a conexão entre páginas internas por meio de links devem fazer sentido e agregar valor para seus visitantes. Para conseguir conversões, a experiência do usuário deve ser agradável e trazer os resultados esperados por ele.

Além de ajudar na navegação e experiência de seus usuários, os links internos melhoram a autoridade e o poder de classificação do site no Google.

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