O mundo corporativo é cheio de siglas e metodologias novas que parece que nunca conseguimos acompanhar, não é verdade? Você sabe o que são os OKRs? Essa metodologia de gestão ficou muito conhecida por ser utilizada por uma das maiores empresas do mundo, o Google, e trouxe diversos resultados positivos para a empresa e para todas aquelas que implementaram essa metodologia depois.
A gestão de uma empresa é fator fundamental para o sucesso da mesma, não basta ter uma ideia boa e bons funcionários, sem gestores capacitados e qualificados, fica impossível alcançar os resultados desejados.
Além disso, muitas empresas acabam por fechar suas portas devido a gestões ruins que não conseguiram atuar de maneira eficiente dentro da empresa.
É aí que entra a metodologia OKR, ela oferece ótimas ferramentas e estratégias para que sua empresa possa realizar a gestão de todos os funcionários e todos os setores de maneira prática e eficiente.
Por isso, neste artigo, falaremos o que é o método OKR, quais suas vantagens e como implementar OKRs na sua empresa.
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O que é OKR?
Primeiramente, vamos entender o que é OKR. Essa sigla vem do inglês Objectives and Key Results, ou em português, objetivos e resultados-chave. Trata-se de um sistema simples para criar alinhamento e engajamento em torno de metas mensuráveis e dinâmicas.
O termo OKR foi criado por Andrew Grove, presidente da Intel na década de 70, como uma estratégia de gestão que desse conta dos avanços tecnológicos e inovações do mercado da época.
Basicamente, nos OKRs nós temos dois principais componentes: os objetivos e os resultados-chave.
Objetivos (O)
O objetivo determina a direção desejada pela empresa. Ou seja, um bom objetivo tem que ser vividamente descrito para que as pessoas possam imaginar o quão impactante será alcançá-lo.
Resultados-chave (KR)
Por outro lado, os resultados-chave são metas com impacto direto no atingimento do objetivo caso seja alcançado com sucesso.
Enquanto os objetivos devam ser concisos, claros e aspiracionais para estarem sempre na cabeça dos colaboradores, os resultados-chave são usados para indicar se o objetivo foi atingido até o final de determinado período.
Quais os benefícios do OKR?
Em primeiro lugar, é necessário entender que os OKRs devem fazer parte da identidade da empresa, na forma de uma cultura de comunicação e compartilhamento de objetivos interrelacionados, que podem ser alcançados de forma individual ou coletiva.
Isso significa levar os objetivos macro da empresa para os colaboradores, fazendo uma gestão de metas por meio de ações e resultados claros. A iniciativa vai possibilitar que cada profissional entenda o seu escopo de trabalho e, assim, direcione seus esforços sem gastar energia no que não interessa.
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Como implementar OKRs na sua empresa?
Agora, vamos entender como você pode implementar os OKRs na sua empresa seguindo algumas dicas fáceis e práticas, confira.
1- Organize sua empresa
A primeira coisa que você precisa fazer é organizar sua empresa e apresentar todo o conceito dos OKRs para seus colaboradores e toda a empresa, explicando como as definições de objetivos e métricas de resultados afetam a performance da equipe como um todo. Permita que seus colaboradores se familiarizem com as definições básicas dessa nova metodologia.
2- Identifique os objetivos
Defina quais serão os objetivos que sua empresa gostaria de alcançar. Para isso, você pode contar com a ajuda dos seus colaboradores através de brainstorms e sugestões de todos os colaboradores.
3- Identifique os resultados
Agora é o momento de listar os resultados-chave mensuráveis que indicarão se você e sua equipe estão atingindo os objetivos. Lembre-se de que você não está lidando com tarefas e, sim, com resultados.
4- Revisão e análise
Revise sua listagem de objetivos e os resultados-chave correspondentes. Vale se perguntar se você está sendo ambicioso o suficiente, ou se você ainda se encontra na sua zona de conforto. Procure subir os níveis do target até o ponto em que se sinta verdadeiramente desafiado.
5- Pontuação
A pontuação, ou scoring, é o instrumento utilizado para medir os resultados-chave. Uma pontuação baixa pode indicar que sua equipe está longe de atingir os objetivos. Por outro lado, uma pontuação muito alta talvez demonstre que os objetivos definidos, talvez sejam pouco ambiciosos.
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Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento.
Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado.
Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.
Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.
Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.
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