SEO

Como o SEO pode ajudar sua empresa a atrair mais clientes?

Com certeza você já ouviu falar no algoritmo do Google e já deve ter se perguntado como que seu site pode alcançar as primeiras posições e aparecer primeiro nas pesquisas.

Alcançar o topo do Google é possível através das técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que ajudam na indexação dos conteúdos na página de buscas.

A página de pesquisas é dividida em duas partes: os anúncios e as buscas orgânicas. Os anúncios sempre aparecerão na parte superior da página e, às vezes, ao final dela também.

Tudo o que está ali é chamado de anúncio e as empresas pagam para aparecer nessas posições. Apesar de ser uma ótima estratégia para atrair mais usuários para o seu site, hoje, falaremos sobre as buscas orgânicas, que ficam logo abaixo dos anúncios.

Para você ter uma ideia de como alcançar as primeiras posições orgânicas é importante, uma pesquisa realizada pela Zero Limit Web, revelou que 71,33% dos cliques de pesquisas orgânicas estão na primeira página. Desses, 67,60% estão concentrados apenas nos 5 primeiros resultados.

Isso mostra que estar na primeira página do Google pode ser o diferencial entre ser encontrado ou não e, além disso, estar nas primeiras posições aumenta ainda mais suas chances e o número de usuários que chegam até seu site.

Neste artigo, falaremos tudo sobre SEO e como você pode usar essa técnica para alcançar as primeiras posições e atrair mais clientes para a sua empresa, confira!

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O que é SEO?

A primeira coisa que você precisa fazer é entender o que é o SEO. Como falamos, essa é a sigla para Search Engine Optimization, que em português pode ser traduzida para Otimização de Mecanismos de Buscas.

Essa estratégia consiste em utilizar diversas técnicas de escrita, formatação e até de disposição do seu site para facilitar o entendimento do Google e a indexação do site nas páginas de busca.

Com isso, você aumenta as chances de subir posições até as primeiras, de acordo com a relevância da palavra-chave.

Confira: Saiba como prospectar clientes para o público-alvo certo

Como funciona a busca no Google?

Antes de vermos técnicas de SEO para você utilizar no seu site ou blog, é importante entender como funciona a busca no Google e o ranqueamento das páginas.

Primeiro, o usuário deve fazer uma pesquisa na barra de buscas do Google, os termos utilizados nesta pesquisa são chamados de palavras-chave. Uma palavra-chave pode ser composta por um ou mais termos.

Após o Google identificar a palavra-chave utilizada, ele apresenta os conteúdos mais relevantes para aquela busca. Ou seja, quanto maior for a compatibilidade do termo usado pelo usuário e da palavra-chave do texto do seu site, maiores serão as chances de aparecer nas primeiras posições.

Outro fator importante é a relevância, se o seu conteúdo for considerado relevante para aquela busca e consiga agregar conhecimento, melhor será sua posição.

Vale ressaltar que, atualmente, o algoritmo do Google possui mais de 200 critérios de ranqueamento e seria impossível explicar todos aqui, até porque, nem todos são revelados. Isso é apenas uma explicação geral de como funciona o ranqueamento e as buscas no Google. 

Saiba mais: Como desenvolver um bom plano de captação de clientes e aumentar as vendas

Como usar o SEO para atrair mais clientes?

Agora que você já sabe o que é SEO e como funcionam as buscas no Google, podemos falar sobre como usar o SEO para atrair mais clientes para a sua empresa. Como falamos, o SEO é composto por uma série de técnicas que devem ser utilizadas durante a criação do seu conteúdo e na configuração do site.

Palavras-chave

A primeira dica é utilizar as palavras-chave corretas durante o desenvolvimento do texto. É importante realizar uma boa pesquisa para encontrar aquela com bom número de buscas e a baixa dificuldade de ranqueamento.

Meta-title e Meta-description

Outra dica para melhorar o ranqueamento é colocar a palavra-chave no meta-título e no meta-description, aqueles textos que aparecem na página de buscas.

URL

Além dos itens anteriores, outro local que é recomendado usar a palavra-chave é na URL. 

Tamanho do conteúdo

Outro fator que pode influenciar no ranqueamento dos seus conteúdos é o tamanho do conteúdo, conteúdos maiores tendem a ser mais completos e são favorecidos pelo algoritmo do Google.

Frequência de postagens

A frequência de postagens também é algo que influência no desempenho do seu site, não adianta publicar vários conteúdos de uma vez e passar 6 meses sem publicar nada. É importante manter uma frequência e um calendário de conteúdos.

Heading tags

Por fim, outra estratégia que influência muito no ranqueamento do seu site é a hierarquia das heading tags. Para fazer isso é necessário utilizar o editor de texto ou editar através do código HTML do seu site para garantir que o título e os subtítulos obedeçam à hierarquia correta.

Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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