Quando começamos a nos aprofundar no marketing digital, uma das primeiras coisas que vamos encontrar é a automação de marketing. Esse tema pode ser confuso para muitas pessoas, porém é de extrema importância para que sua empresa consiga atingir os resultados desejados.
Dados do estudo “The Ultimate Marketing Automation stats”, realizado pela Email Monday mostraram que 67% dos líderes de marketing atualmente usam uma plataforma de automação de marketing. Além disso, 65% dos executivos de marketing planejam gastar mais dinheiro em tecnologia no próximo ano.
Ou seja, o mercado de automação de marketing está em pleno crescimento e trará muito retorno nos próximos anos. Entre os benefícios que a automação de marketing pode trazer, temos: maior produtividade, mais eficiência do funil de vendas, entre outras.
Se você quer saber o que é automação de marketing, quais as vantagens que ela pode trazer para o seu negócio e, ainda, receber algumas dicas de como realizar uma boa automação, continue a leitura deste artigo até o final.
O que é automação de marketing?
A primeira coisa que vamos falar é o que é automação de marketing. Esse conceito nada mais é do que utilizar ferramentas para automatizar os processos das suas ações de marketing, com o objetivo de aumentar a eficiência e a escalabilidade delas, além de oferecer um relacionamento personalizado para os seus leads.
Algumas das principais automações de marketing digital podem ser feitas em: disparos de e-mail marketing, agendamento de postagens em redes sociais, chatbots e gestão de leads.
Com a automação de marketing, é possível criar um fluxo de trabalho onde as tarefas são encadeadas uma após a outra, tudo isso de maneira automática e sem precisar da interferência humana.
Através deste processo, você consegue gerar e nutrir leads até que eles estejam preparados para se tornarem seus clientes. Isso pode ser feito através do relacionamento com os leads em um dos meios citados anteriormente.
Mesmo após a realização do negócio com sua empresa, a automação de marketing pode ser utilizada para ativar clientes parados e fidelizá-los.
Saiba mais: Qual a importância da persona para estratégia de marketing de conteúdo?
Quais os benefícios da automação de marketing?
Existem muitos benefícios para quem utiliza a automação de marketing. Os dados que apresentamos no começo do texto revelam que muitas empresas passaram a utilizar essa metodologia.
Aumentar seu negócio
Entre os benefícios, a escalabilidade do seu negócio é um deles. Por meio da automação de marketing, é possível aumentar sua linha de produção e suas vendas sem aumentar os custos.
Como os processos são automatizados, a produtividade da empresa aumenta, garantindo que você consiga alcançar mais resultados. Estudo realizado pela Moosend, revelou que 78% dos profissionais de marketing acreditam que a automação é essencial para aumentar a receita de uma empresa.
Melhor eficiência do funil de vendas
Através do funil de vendas você consegue identificar em qual momento da compra aquele cliente está, e com isso, você pode entregar conteúdos de acordo com as necessidades e interesses dele, aumentando as chances dele avançar para a próxima etapa e fechar negócio.
Com a automação, o tempo necessário para realizar toda essa gestão é otimizado, afinal, tudo é feito de maneira automática.
Diminui as chances de falhas
Como já citamos anteriormente, o fato de ser automatizado garante que os processos não tenham a interferência de outras pessoas. Isso diminui as chances de erros humanos, permitindo que todo o processo seja feito de maneira correta.
Canais de navegação integrados
A Automação de marketing oferece a melhor experiência para seus clientes, permitindo integração entre todos os canais de navegação da sua empresa.
Dessa forma, um cliente pode realizar o preenchimento das informações pelas redes sociais, porém elas estarão disponíveis para serem encaminhadas para outros canais, como e-mail, WhatsApp, etc.
Confira: Quais as etapas do planejamento de vendas? Conheça cada uma delas e seus benefícios
4 dicas para uma boa automação de marketing
Agora que você já sabe o que é automação de marketing e suas vantagens, vamos dar algumas dicas para fazer uma boa automação na sua empresa.
Defina os processos
A primeira coisa é definir os processos que serão automatizados e quais os objetivos que sua equipe está buscando com eles.
Escolha uma ferramenta
Com o passo anterior bem definido, é hora de ir atrás da ferramenta adequada que permita realizar todas essas automações.
Faça a segmentação e a personalização
O próximo ponto é fazer a segmentação e a personalização correta dos leads, assim você garante que eles recebam conteúdos de qualidade e que sejam de interesse, aumentando as chances de avançarem no funil de vendas.
Realize as otimizações
Por fim, é importante estar sempre evoluindo e buscando realizar as otimizações necessárias. Através das ferramentas de otimização, você possibilita a criação de insights.
Leia mais: O que é captação de leads e como aplicar na estratégia de vendas
Veja como implementar essa estratégia
Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento.
Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado.
Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.
Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.
Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.
Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada.
Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.
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