Não é de hoje que o marketing digital é uma das ferramentas mais importantes para a prospecção de clientes e o aumento de vendas nas empresas. Com a Indústria 4.0, a estratégia se tornou fundamental para reduzir custos e otimizar o processo do setor comercial.
Mas, apesar de ser bem difundido, o marketing digital ainda é novidade para muitas empresas. Logo, é comum corporações com pouca experiência no assunto cometerem erros recorrentes. E isso pode prejudicar todo o processo de geração de oportunidades para o negócio.
Para que você não continue cometendo falhas na sua estratégia, fizemos uma lista com os 5 erros que afetam seus resultados.
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Erros que quebram a estratégia de marketing digital
Como mencionado, aplicar os métodos e estratégias de marketing digital ainda é novo para muitas empresas. Confira agora erros prejudiciais aos seus resultados que podem ser evitados:
1- Falta de planejamento
O marketing digital não significa somente ter uma página nas redes sociais ou um site e colocar conteúdo nelas esperando resultados. Se não existe um planejamento definido, é muito provável que os objetivos fiquem dispersos e não sejam atingidos.
É necessário ter metas, definir com qual o público irá interagir e desenvolver um plano de marketing. Assim, é possível saber quais estratégias serão usadas dentro do planejamento para gerar leads qualificados. Por exemplo: marketing de conteúdo, prospecção de clientes ativa, e-mail marketing, links patrocinados, anúncios, entre outros.
Trata-se de um processo contínuo o planejamento de marketing digital. Ele deve ser sempre analisado e revisto para monitorar o desempenho das ações e mudar o rumo quando for necessário.
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2 – Não definir personas
De que adianta criar o planejamento sem saber quem é seu público-alvo e quais os seus interesses? Provavelmente, dessa maneira, os seus resultados não serão alcançados.
Por isso, é fundamental conhecer o seu cliente em potencial! Inclusive, para saber em quais canais e estratégias de marketing digital, é importante investir. Este é um ponto chave a ser definido para aumentar a geração de leads no seu negócio.
Mas como fazer isso? Comece criando um personagem com nome, idade, interesses, problemas, dores. Enfim, alguém que se encaixe perfeitamente na solução que a sua empresa oferece.
Afinal, só sabendo o perfil do consumidor, será possível personalizar o conteúdo e direcioná-lo da forma adequada.
3 – Não ter um site focado em conversão
Este erro, muitas vezes, passa despercebido, porque as empresas não conhecem a importância do desenvolvimento de sites. Possuir uma página somente com as características do seu negócio está longe de ser uma estratégia de marketing digital.
É necessário focar em dois pontos:
- Otimização: a página deve fornecer conteúdo atendendo às regras de SEO para ranquear no Google;
- Conversão: o site deve ter formulários de preenchimento de dados para gerar contatos efetivos. O formulário precisa conter: nome, e-mail, empresa que trabalha, interesses e problemas.
4 – Não usar tecnologias para otimização de processos
Para conseguir bons resultados no marketing digital, é indispensável o uso de ferramentas inteligentes. Há diversos sistemas e aplicativos para otimizar os processos e com funcionalidades diferentes. Servem, por exemplo, para:
- Análise de métricas;
- Disparo automático de e-mail de prospecção;
- Gerenciadores de redes sociais;
- Compartilhamento na nuvem com backup;
- Sincronização automática.
Essas ferramentas tornam a estratégia ágil, assertiva e simplificada. Desta forma, é possível atuar de maneira enxuta, reduzindo custos e poupando esforços.
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5 – Não contratar uma agência de marketing
Muitas empresas optam por fazer marketing digital por conta própria. Isso, normalmente, não traz bons resultados, afinal falta expertise e conhecimento necessário para desenvolver a estratégia adequada.
Por isso, é importante contratar uma agência de marketing. Ao contar com os serviços especializados, toda a sua estratégia será planejada com foco em melhorar a visibilidade da marca e aumentar a geração de leads.
Além disso, é realizado o monitoramento do desempenho da estratégia para sempre aperfeiçoar o processo e escalar os resultados.
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