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A definição da persona é um dos pilares do marketing de conteúdo. Inclusive, afirmo: sem essa etapa toda sua estratégia está fadada ao fracasso.
Apesar de sua importância, a criação das personas, muitas vezes, é deixada de lado. O que é um erro comum no mercado.
Já ouvi, inclusive, muitas pessoas falarem que não tiveram sucesso com estratégias de marketing de conteúdo. Mas 100% delas pularam alguma das etapas do planejamento, que engloba a análise do cenário da empresa, a construção de persona, o estudo de palavras-chave, entre outros fatores.
Então, para não cair nesse erro, leia este artigo até o fim e saiba sobre:
- O que é uma persona (ou buyer persona);
- Qual a importância da persona;
- Como construir uma;
- E muito mais!
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O que é uma persona?
Persona, ou buyer persona, é o cliente ideal para o seu negócio. Isso porque o marketing de conteúdo não é feito para atingir qualquer um e essa estratégia visa atingir a pessoa certa, focando nas dores, necessidades e desafios do consumidor.
Por esse motivo, criar um personagem que seja a representação do cliente que você quer atingir fará com que sua campanha de marketing de conteúdo tenha altos índices de retorno. Para isso, é preciso considerar o uso de informações reais na construção da persona, como dados de comportamentos, motivações e até desejos.
Persona x público-alvo
É comum profissionais da área de marketing associarem a palavra “persona” com “público-alvo”. No entanto, esses termos referem-se a conceitos diferentes.
A persona é o seu potencial cliente, o qual tem um problema que seu produto/serviço será a solução. Para entender a persona, é necessário conhecê-la mais a fundo: quais são suas necessidades, gostos, características, objetivos etc.
Já o público-alvo é uma descrição muito mais abrangente. Trata-se do perfil geral dos clientes ativos e do perfil de potenciais consumidores da sua solução. Para defini-lo, os dados demográficos, comportamentais e socioeconômicos são os itens mais importantes.
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Importância de uma persona no marketing de conteúdo
Criar uma relação de engajamento com o usuário é a estratégia da produção de conteúdo, porque, dessa forma, a conversão dos leads ocorrerá de modo natural e qualificada.
Mas, para chegar a esse resultado, é preciso colocar o cliente no foco e centro das suas decisões. Só assim, será possível criar uma relação que o conquiste.
Ao criar o conteúdo certo para a pessoa certa, você estará atendendo à necessidade do seu potencial cliente e poderá ajudá-lo a tomar uma decisão inteligente.
Por isso, deve-se traçar uma persona que seja a representação do seu cliente, com gostos, costumes, manias e até histórias de vida. Mas como fazer isso? Continue acompanhando!
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Como definir uma persona
A criação da persona não pode ser totalmente fictícia, deve basear-se em dados reais e em pesquisas com pessoas que têm o perfil que a sua empresa procura. Abaixo, estão as principais perguntas que devem ser respondidas para definição da persona ideal.
- Quais são as características físicas do seu cliente (faixa etária, sexo, classe social etc)?
- Quais tipos de assunto ele se interessa?
- Qual seu nível de escolaridade e instrução?
- Que tipos de conteúdo ele consome e em quais canais?
- Quais são seus objetivos, desafios e dificuldades?
- Se for empresa B2B, qual o setor em que ele trabalha? E qual o seu cargo?
Passo a passo para criação da persona
Fica claro que, para desenhar a persona para o marketing de conteúdo, é preciso muita pesquisa, análise e estudo para formulação do personagem, também conhecido como avatar.
Responder as perguntas acima é apenas uma parte do processo completo de desenvolvimento da persona. Veja os principais passos a serem seguidos:
1. Coleta de dados
Com os objetivos e o público-alvo da empresa em mãos, é possível definir o roteiro de perguntas para entrevistar os clientes e prospects a fim de identificar os pontos em comum dos perfis e delimitar a persona. Também é importante ter os métodos para essa pesquisa, como por exemplo, qualitativa e quantitativa, e os instrumentos necessários, como questionários online.
2. Etapa de perguntas
Obviamente, as questões podem variar bastante a depender do segmento de atuação da sua organização. Mas é fundamental criar um perfil demográfico, de idade, escolaridade, região, cargo, entre outros itens, assim como montar um perfil profissional e pessoal, considerando hábitos de compra e de consumo de conteúdo, além de conhecer detalhes da relação do consumidor com sua empresa.
3. Análise dos dados
Depois de aplicar todos os questionários e entrevistas, você deve analisar tudo o que você coletou. Para isso, é importante tabular os dados e transcrever as conversas. Assim, é possível identificar padrões nas respostas, que representam as características, desafios e dúvidas comuns dos seus clientes. O que deve integrar a persona.
4. Estruturação da persona
Agora, com a análise feita, sua persona vai ganhar forma, com nome, perfil e comportamentos bem definidos. Dessa maneira, é possível pensar como a persona vai interagir com a marca, ler os conteúdos e comprar os produtos.
Vale a pena aprofundar toda essa estruturação com a maior riqueza de detalhes possíveis a fim de que os responsáveis pelo desenvolvimento do marketing de conteúdo se envolvam com a persona. Isso, com certeza, vai ajudar a gerar melhores resultados na construção dos textos.
Exemplos de persona
Você já sabe o que precisa para criar suas personas, agora, darei alguns exemplos para que tudo fique mais claro!
Exemplo 1: Marta tem entre 41 e 46 anos, trabalha como gerente em uma loja de departamento pessoal, usa o computador para pesquisar na internet, é casada, não tem filhos, quer otimizar seu tempo de trabalho, adora viajar nas férias, mas tem pouco dinheiro e adora artes.
Exemplo 2: Jorge, entre 22 e 25 anos, é estudante universitário, faz estágio em um escritório de engenharia, usa muito o celular para se informar, é solteiro e não tem filhos, já saiu do país uma vez e adorou a experiência, sabe um pouco de inglês e quer melhorar por conta do trabalho e adora vídeo games.
A partir desses perfis, é possível desenvolver conteúdos bem personalizados e segmentados, gerando valor e interesse para essas personas.
Estratégia de marketing de conteúdo
Após a etapa de definição da persona, cria-se o planejamento do marketing de conteúdo, o qual irá definir quantos textos serão criados, quais temas e para qual etapa da jornada de compra:
01 – aprendizado e descoberta;
02 – reconhecimento do problema;
03 – consideração da solução;
04 – decisão de compra.
Todos esses itens influenciam na produção de conteúdo. Isso porque o texto deve ser o mais relevante possível para a persona.
O objetivo final é que, com sua estratégia de marketing de conteúdo, você atraia mais potenciais clientes para o site e os conduza até o momento de decisão de compra.
Neste sentido, o marketing de conteúdo é altamente eficaz, além de transmitir maior credibilidade, confiança e fidelização. Afinal, a produção de conteúdo sobre o universo do seu negócio transmite um alto conhecimento sobre o seu segmento de atuação, com você ou sua empresa são vistas como referência na área.
Benefícios de criar a persona
Como vimos, a persona vai direcionar as estratégias de marketing de conteúdo e a produção de conteúdo. Então, com sua construção, é possível obter as seguintes vantagens:
- Produção de conteúdo mais atrativo e útil;
- Padronização de linguagem e tom dos blogs e redes sociais;
- Geração de interesse das pessoas;
- Melhor segmentação de anúncios;
- Evita gastar tempo e esforços com público não aderente;
- Adequação do estilo e periodicidade dos e-mails marketings;
- Entre outros.
Qualidade é tudo
Uma persona bem definida não é nada sem um ótimo conteúdo. Além de criar textos que engajem seu potencial cliente e dê soluções para as dores dele, é necessário pensar na qualidade estrutural e gramatical dos textos.
Em geral, os clientes não perdoam conteúdos com erros. Sendo assim, a qualidade dos posts é fundamental para sua estratégia atingir o objetivo esperado. Por isso, é importante contar com ajuda de uma agência de marketing de conteúdo especializada e focada em gerar resultados.
Aqui, na ASB Marketing, criamos a estratégia completa de marketing de conteúdo: desde o planejamento até a criação de textos de alta qualidade. Para isso, contamos com um time de especialistas em marketing digital, jornalistas e designers com grande experiência.
Além disso, entregamos relatórios completos mensalmente, assim nossos clientes podem acompanhar os resultados do seu investimento.
Mas não é só isso. Com nosso foco em resultados e aumento das vendas dos nossos clientes, temos outras soluções que podem ser integradas para garantir maior geração de leads. A estratégia de marketing de atração, por exemplo, engloba o marketing de conteúdo, nutrição de leads, automação de e-mails, criação de materiais ricos, entre outros.
E, para gerar resultados mais rápidos para o seu negócio, temos também a prospecção ativa, em que captamos leads qualificados em big datas, os qualificamos na inteligência comercial e os impactamos com cadências de e-mails comerciais.
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