Os consumidores no mercado B2B valorizam a pesquisa prévia e a análise técnica para se convencer a fechar negócio, pois a decisão é feita racionalmente e está sempre de acordo com a real necessidade do comprador. Dessa forma, é de se esperar que a estratégia de marketing de conteúdo a ser usada seja mais complexa, consequentemente mais difícil.
A complexidade se inicia já no público-alvo, que como dito anteriormente, possui uma tomada de decisão caracterizada pela racionalidade e real necessidade de seu negócio. São muitos fatores a serem analisados por seus possíveis compradores: orçamento, nível de necessidade dos serviços para realizar atividades, metas, prazos e ROI (Retorno do Investimento).
Leia também: Prospecção de clientes B2B: 3 estratégias infalíveis!
Além da especificidade de seu público-alvo, as empresas B2B também enfrentam outros desafios, como longo ciclo de venda e alta concorrência, que tornam o Custo de Aquisição do Cliente (CAC) elevado. São todas essas adversidades que devem ser contornadas para que o marketing de conteúdo B2B tenha um bom ROI.
Observando esses desafios, pode até parecer que conseguir algum retorno investindo em marketing de conteúdo B2B é muito difícil, mas a verdade é que essa estratégia pode trazer ótimos resultados, independente do ramo de atuação. Continue a leitura e entenda por quê.
Por que investir em marketing de conteúdo?
A estratégia de marketing de conteúdo para B2B visa ensinar ao seu potencial cliente sobre o seu produto ou serviço, educando-o sobre a sua necessidade em adquiri-lo.
Segundo Roper Public Affairs, 80% dos compradores preferem obter informações sobre a empresa em diversos artigos do que em um único anúncio publicitário. Um indicativo de que, realmente, entregar conteúdos de valor é indispensável para convencer e fidelizar seu cliente.
Leia também: Marketing B2B: como as novas tendências ajudam a atrair e reter clientes
Outro indicativo dessa realidade é que, de acordo com pesquisa do Demand Gen Report, 47% dos consumidores só procuram um representante de vendas depois de ler entre 3 a 5 conteúdos da empresa que estão analisando.
Ou seja, o marketing de conteúdo é uma estratégia altamente eficaz para atrair novos clientes e gerar autoridade perante seu público-alvo.
Como criar conteúdos personalizados para o seu público-alvo
A hiperpersonalização é uma tendência e exigência cada vez mais forte por parte dos consumidores.
Para criar conteúdos que realmente cumpram esse objetivo, um levantamento detalhado sobre quem é e como se comporta a persona da sua empresa é fundamental.
O sucesso do marketing de conteúdo se baseia na interação intensa, cada vez mais personalizada e que entregue conteúdos realmente relevantes para o público.
A ideia é distribuir conteúdos que vão realmente ajudá-los nos desafios do cotidiano corporativo, agregando valor, criando autoridade à sua marca, aumentando a competitividade no mercado e, consequentemente, gerando um bom ROI.
Alguns exemplos de estratégias de marketing de conteúdo são:
- Guias e dicas;
- Ebooks;
- Notícias e curiosidades;
- Cases de sucesso.
Conte com a ABS Marketing para alavancar sua geração de Leads
Uma estratégia de marketing digital personalizada e abrangente traz resultados de impacto para as empresas B2B. A ASB Marketing é uma agência especializada em alavancar resultados, que desenvolve toda estratégia e conteúdos otimizados e exclusivamente pensados para atender às necessidades do seu público, otimizar o processo de prospecção e aumentar os resultados da sua área comercial.
A agência trabalha com apresentação de relatórios completos para acompanhamento de resultados e, com isso, entende profundamente seu público para criar conteúdos otimizados e personalizados que irão alavancar a geração de leads de sua empresa.
Como você pôde observar, quando você trabalha com B2B vale a pena investir em marketing de conteúdo – e muito! Visite nossa página e converse com um especialista.