marketing de atração

O que é marketing de atração e como essa estratégia gera leads?

O Marketing de Atração, também conhecido como Inbound Marketing, é caracterizado como uma das estratégias digitais mais eficientes na geração de leads.

Na prática, pode ser definido como uma ação que visa despertar o interesse do público-alvo por meio de conteúdos relevantes e inspirar iniciativas de conversão. 

Dessa forma, uma empresa consegue estreitar um relacionamento com o lead e educá-lo pelo funil de vendas até o momento da decisão de compra.

Nesse sentido, o Marketing de Atração é uma ferramenta que, assim como o próprio nome indica, aproxima o consumidor em potencial da sua empresa de maneira prática e simples.

O grande segredo dessa ação é posicionar o seu negócio onde o seu público está, como ranqueamento nos buscadores e presença nas redes sociais. 

De acordo com o relatório Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, 40,5% dos profissionais geram demandas de vendas por meio de conteúdos, e-mails marketing e redes sociais.

No entanto, apenas 29,4% das organizações respondentes possuem uma estratégia de Marketing de Atração totalmente estruturada e adaptada ao funil de vendas.

Mas, afinal, quais os benefícios dessa prática e como estruturá-la? Para te ajudar a responder esses questionamentos, elaboramos um conteúdo completo. Confira!

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Quais os benefícios de investir no Marketing de Atração?

Um dos principais benefícios do Marketing de Atração, sem dúvidas, é a redução de custos, isso porque as empresas utilizam o posicionamento orgânico, minimizando gastos com ações pagas.

Além disso, um conteúdo produzido e publicado fica online durante 24 horas por dia e 7 dias da semana, podendo ser encontrado a qualquer momento pelo cliente em potencial.

Outra vantagem dessa prática, como citado, é a possibilidade efetiva de estreitar o relacionamento com o consumidor. Com isso, é possível maximizar a vivência do lead com a empresa em questão e aumentar a confiança nas negociações.

Como também, o Marketing de Atração auxilia na atração de clientes qualificados, ou seja, possíveis compradores que estejam adequados ao perfil do seu consumidor ideal (ICP)Desse modo, diminui-se as despesas operacionais, reduz o CAC (Custo por Aquisição de Cliente)  e aumenta o ROI. 

Ademais, a equipe não investe recursos em leads desqualificados, minimizando, assim, as etapas do funil de vendas e otimizando as conversões.

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Como implementar essa estratégia para gerar leads?

Para implementar a estratégia de Marketing de Atração na sua empresa e gerar leads qualificados, é fundamental seguir algumas iniciativas. Dentre as principais, podemos citar:

Tenha um planejamento sólido

O primeiro passo é elaborar um planejamento sólido de todo método que será implementado. Por sua vez, esse plano deve considerar as metas da organização a curto, médio e longo prazo, assim como os objetivos de vendas.

Um ponto importante na construção dessa ação é a definição clara do ICP, ou seja, do cliente em potencial. Quanto mais alinhadas essas informações estiverem, mais fácil será a implementação da estratégia e melhores os resultados.

É essencial que a organização saiba quais são os hábitos onlines desse consumidor, suas preferências, dificuldades e principais dores. 

Esses pontos são utilizados como base pela equipe para a construção de conteúdos relevantes para o público e que possuam respostas para esses temas. 

Por outro lado, é fundamental que esses dados sejam constantemente compartilhados com a equipe, tanto de marketing quanto comercial. 

Fique atento às técnicas de SEO

Não podemos falar sobre Marketing de Atração sem citar a influência do SEO nessa prática. O Search Engine Optimization, Otimização para motores de busca, na tradução, é uma estratégia que tem por objetivo adequar os sites e conteúdos conforme às políticas dos buscadores.

Há diversos aspectos que são considerados nessa adequação, como a relevância dos materiais oferecidos, layout, experiência do usuário, responsividade, URLs e imagens. Quando são devidamente cumpridos, viabilizam o ranqueamento e melhores posicionamentos. 

Conforme dados do estudo supracitado, 51,8% dos profissionais de marketing já estão empenhados em fazer otimização para os mecanismos de busca

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Dê uma atenção especial ao conteúdo

Com as informações sobre o público-alvo em mãos e um site otimizado, é momento de planejar melhor os conteúdos que serão veiculados. 

Um levantamento realizado pela CMO Council nos revela que 9 em cada 10 compradores B2B dizem que o conteúdo online influencia a decisão de compra.

Nesse cenário, é importante pensar em materiais adequados para todas as etapas do funil de vendas e que respondam com assertividade as necessidades do seu público.

Ou seja, no topo do funil estão aquelas pessoas que, muito provavelmente, ainda não conhecem a sua empresa ou a solução que oferece. Por isso, precisam de um material completo, explicativo, introdutório e didático.

Em seguida, temos aqueles perfis que se encontram no meio do funil de vendas e já possuem algum tipo de contato com a sua organização ou serviços. 

Nesse sentido, eles devem ser impactados com conteúdos que tirem as principais dúvidas e mostrem os benefícios dessa solução.

Por fim, os clientes no fundo do funil de vendas já estabeleceram uma relação com a sua empresa e estão no momento da decisão de compra. Por isso, precisam entender quais são os diferenciais da sua instituição. 

Desse modo, é o momento de apresentar as características do seu projeto. Cases de sucesso e depoimentos também funcionamento muito bem nessa fase.

Alguns dos conteúdos mais comuns são os posts de blog, e-books, infográficos, newsletter, e-mail marketing e as redes sociais. 

Jamais esqueça dos CTAs, sigla de Call to Action, Chamada para ação, na tradução, que orientam os leads para alguma iniciativa no site ou rede da sua empresa.

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Conte com a ASB Marketing

A ASB Marketing é uma agência especializada em Marketing de Atração que apoia os seus parceiros na implementação de uma estratégia completa e personalizada, desde a definição do ICP até o acompanhamento das métricas.

Contando com ferramentas inovadoras e profissionais preparados, a ASB Marketing garante resultados duradouros aos seus parceiros. 

Além disso, fornece a Prospecção Ativa 4.0, ação que encontra e qualifica o seu cliente em potencial por meio de Big Datas e Inteligência Comercial, aumentando as negociações e otimizando o ciclo de vendas.

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