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Inteligência comercial: conheça 4 dicas para impulsionar as vendas

Conforme o mercado competitivo se torna mais acirrado, é normal as empresas buscarem por novas estratégias para se reinventarem. Por isso, elas contam com as ferramentas da inteligência comercial, uma metodologia que traz uma nova visão para revolucionar as vendas.

 

Quando se trata de sair na frente da concorrência, a inteligência comercial é a chave principal para que isso aconteça. Se essa área estiver funcionando bem, a geração de leads qualificados aumentará.

Como está a sua equipe de vendas no quesito inteligência comercial? Para que o seu negócio utilize bem as vantagens da inteligência comercial, apresentaremos hoje, em nosso blog, 4 dicas para impulsionar as vendas. Acompanhe a leitura!

O que é inteligência comercial?

Inteligência comercial são ações estratégicas para melhorar os resultados das vendas a partir de dados coletados, tanto dos clientes, como da própria empresa e do nicho de mercado em que ela está inserida.

O objetivo dessas informações é ser base para as tomadas de decisões empresariais. Elas devem estar organizadas para facilitar a interpretação e reduzir os riscos de erros. Quem faz esse tipo de trabalho é a área de vendas juntamente com a área de marketing.

O planejamento comercial serve para identificar gargalos e antecipar possíveis falhas que atrapalhariam a inteligência de vendas. A partir do planejamento, é possível pensar nas melhorias necessárias para que a empresa cresça.

Ao implantar a inteligência comercial, a sua equipe começa a se mostrar mais competitiva no mercado. Além disso, a produtividade também aumenta, já que as estratégias estão bem definidas e o time sabe como agir até em caso de frustrações. Muitas vezes, por conta do excelente planejamento, a taxa de conversão em negociações que não dariam muito certo, aumentam.

Quais dados são importantes para a inteligência comercial?

Para que haja análise de dados, é imprescindível saber quais informações coletar. Quando se tem as informações corretas, fica mais fácil se preparar para a tomada de decisões. Decidir com bases intuitivas já ficou no passado, agora é preciso mostrar, estrategicamente, o porquê de fazer ação x e não fazer ação y.

Listamos abaixo algumas categorias de informações que a sua inteligência comercial pode focar:

1. Informações sobre o mercado de clientes

  • Perfil demográfico e de consumo
  • Fatores objetivos e subjetivos importantes para a decisão de compra
  • Tendências em suas áreas e segmentos de atuação

2. Informações sobre as suas vendas

  • Ticket Médio
  • Taxa de cancelamento 
  • Taxa de conversão em vendas
  • LTV – Lifetime Value 
  • Satisfação de clientes 

3. Informações sobre os seus produtos ou serviços

  • Desempenho de venda de cada produto ou serviço
  • Nível de satisfação dos clientes em relação aos produtos e serviços
  • Conhecimento do time de vendas sobre as diferentes soluções

4. Análise da concorrência

  • Principais concorrentes e suas características
  • Soluções dos concorrentes e seus pontos fortes e fracos
  • Estratégias de preços e descontos praticadas por eles
  • Posicionamento no mercado de cada um

5. Análise de conjuntura

  • Previsão de desempenho da economia em cada país, estado, região e cidade de atuação
  • Acompanhamento de novas legislações e regulamentações que podem afetar a sua empresa
  • Tendências de comportamento e consumo para seu público alvo

Inteligência comercial: conheça 4 dicas para impulsionar as vendas

Depois de saber o que é e como realizar a inteligência comercial em seu negócio, mostraremos, a seguir, 4 dicas para você impulsionar as vendas da sua empresa. Ter um funil de vendas inteligente demanda tempo, trabalho e visão holística.

1. Acompanhamento de rankings, índices e notícias

Quem deseja melhorar os resultados de vendas do seu negócio deve, com certeza, estar antenado no que acontece no mundo, já que o mercado competitivo depende de vários pilares para estar em alta ou em baixa. Também é possível identificar riscos e oportunidades através dessa dica.

2. Automação de Processos

A automação de processos auxilia as práticas de inteligência comercial, pois a parte de análise precisa de relatórios e, esses relatórios, não precisam ser executados manualmente. Se a sua empresa ganha tempo de serviço, ela pode focar no que realmente interessa: o crescimento das vendas.

Por isso, é importante que sua equipe de vendas conte com ferramentas de automação

3. Acompanhamento de KPIs

Acompanhar os KPIs diariamente pode trazer insights para a melhoria do desempenho da empresa. Quanto mais você analisar esses indicadores, mais ideias podem surgir para inovar a inteligência comercial.

4. Utilização de base de dados

Utilizar base de dados ajuda no desenvolvimento de estudos e planejamentos para aumentar o sucesso da inteligência comercial da empresa. Por exemplo, quando se deseja expandir um produto de um segmento específico, é crucial analisar o faturamento ao longo do ano, o tamanho do mercado que esse produto engloba, entre outros.

A inteligência comercial é uma parte muito decisiva da sua estratégia de vendas. Ao abordar um possível cliente, quanto mais a sua equipe estiver preparada e embasada de informações do mercado, maiores serão as chances de conversão.

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Para te ajudar com a inteligência comercial da sua empresa, nada melhor do que contar com uma metodologia focada em alto desempenho de vendas. 

A ASB Marketing desenvolveu uma estratégia de sales performance para entregar melhores resultados de vendas, com aceleração dos processos comerciais, maiores taxas de conversão e garantindo maior previsibilidade de receita.

Por meio dessa solução, combinamos ações de marketing e vendas de forma inteligente, personalizada e eficiente, promovendo abordagens mais assertivas e direcionadas aos leads que a sua empresa quer ter como clientes.

Com isso, atuamos em todo o processo de prospecção e qualificação dos leads que realmente fazem sentido para o seu negócio. Pare de tentar conquistar todos os clientes e se foque naqueles que vão gerar uma parceria de longo prazo.

Assim, você expande sua carteira de clientes e alcança maior crescimento do negócio.

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