inbound marketing ferramentas

Principais ferramentas de Inbound Marketing

Para conseguir ter os melhores resultados com as suas campanhas de marketing é necessário ter as ferramentas de inbound marketing ideais. Com isso, é possível aumentar a eficiência da sua empresa, permitindo que sua equipe de marketing tenha acesso a métricas, insights e outros recursos que potencializam as ações e as informações, garantindo que sejam tomadas decisões estratégicas.

As inbound marketing ferramentas podem oferecer diversos recursos e benefícios para a empresa. Por isso, neste artigo, você irá conhecer algumas das principais ferramentas de inbound marketing para utilizar.

 

Confira: Marketing de atração: Exemplos para usar na sua empresa

 

Inbound Marketing ferramentas

A seguir, confira algumas das principais ferramentas de Inbound Marketing que podem ser utilizadas pela sua empresa.

 

Blog

Os blogs, com certeza, são a principal ferramenta do inbound marketing. Com eles, é possível compartilhar artigos, infográficos, whitepapers, cases de sucesso, podcasts, entre outros conteúdos que chamam a atenção dos internautas e fazem com que eles cheguem até a sua empresa na internet.

Dessa forma e com uma boa estratégia de SEO, é possível colocar seu blog e seus conteúdos nas primeiras posições das buscas do Google. Assim, quando os seus clientes pesquisarem por assuntos que já foram trabalhados no seu blog, você estará entre os primeiros.

Pode não parecer grande coisa, mas estar presente na primeira página e, principalmente, nas primeiras posições, aumenta muito a taxa de cliques do seu link e, consequentemente, o tráfego para o seu site será maior.

 

Redes sociais

Outra ferramenta de inbound marketing muito relevante e que sua empresa precisa utilizar são as redes sociais. Nelas você dá maior visibilidade ao conteúdo do seu blog e capta leads com maior facilidade, além de criar uma boa presença online. 

Isso porque é possível interagir com uma variedade muito grande de pessoas que tenham interesse na sua empresa e criar a situação ideal para que elas comecem a prestar mais atenção ao que você tem a oferecer.

Hoje, existem diversas opções de redes sociais, feitas para diferentes públicos e com diferentes focos e recursos. O número de usuários que estão presentes nessas plataformas só cresce e, com certeza, sua empresa precisa estar presente, afinal, é onde o seu público está.

Para melhorar os resultados, no entanto, é necessário descobrir qual é a rede ideal que mais combina com seu público e seu negócio.

 

Landing pages

Com certeza você já ouviu falar em landing pages, não é? As landing pages, também chamadas de páginas de conversão em português, são uma excelente forma de promover os conteúdos especiais e mais elaborados, que a sua equipe de marketing produziu, como, por exemplo, e-books, webinars e cursos online.

Com isso, através da landing page é possível converter os visitantes que acabaram de chegar no seu site em um lead, ou seja, um cliente em potencial e que está interessado no conteúdo que você publica.

Isso acontece porque, a landing page é feita com o intuito de trocar informações de contato pelo material rico produzido e, esse contato pode ser direcionado para a sua equipe comercial já que esse lead pode vir a ter interesse nas soluções que sua empresa comercializa.

 

Leia também: Como montar uma estratégia de marketing digital eficiente?

 

CRM

Ter o controle sobre as necessidades e o comportamento dos seus clientes é fundamental para o sucesso da sua empresa. Por isso, investir em CRM é uma das ferramentas de inbound marketing indispensáveis.

Se você não sabe o que é um CRM, essas ferramentas concentram todas as informações relevantes do seu público em um único lugar. Além disso, identifica em qual nível do funil de vendas ele se encontra.

Por exemplo, é possível ter acesso a listas de e-mail para potencializar estratégias com e-mail marketing, realizar follow up a qualquer momento e de qualquer dispositivo. Tudo isso em um mesmo local.

 

E-mail

O e-mail marketing ainda é uma ferramenta muito eficiente nas estratégias de marketing. Atualmente, todo mundo tem um e-mail e, segundo pesquisas,  mais de 90% dos usuários acessam sua caixa de entrada ao menos uma vez por dia.

Isso faz do e-mail marketing uma ferramenta de inbound marketing excepcional para travar um relacionamento mais próximo e afinado com as necessidades de cada lead ou cliente.

É através do e-mail marketing que você nutre seus leads com conteúdos mais especializados e direcionados, conduzindo-os pelo funil de inbound marketing até que se tornem clientes.

 

Automação

Realizar diversas funções ao mesmo tempo e de maneira automatizada é uma grande vantagem que a tecnologia vem proporcionando para nós. As ferramentas de inbound marketing automatizadas são ótimas, pois aumentam a produtividade das empresas e, ao mesmo tempo, proporcionam diversos recursos de insights, relatórios e etc.

 

Monitoramento

Como falamos no item anterior, o monitoramento também é parte fundamental nas estratégias de inbound marketing e permite que você conheça o impacto das suas ações no seu público.

Assim, é possível otimizar cada vez mais suas campanhas para atrair e converter mais leads e clientes.

 

Saiba mais: Ferramentas de prospecção de clientes para utilizar na sua empresa B2B

 

Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas

 

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e veja como a ASB Marketing pode ajudar sua empresa!