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Tecnologia para gestão de vendas: vale a pena largar as planilhas?

A utilização de planilhas para realizar a gestão de vendas se estendeu por muitos anos e, de fato, contribuiu para a organização e o gerenciamento das equipes comerciais. Dessa forma, ajudou a promover melhores resultados comerciais.

Mas, assim como há 20 anos as planilhas chegaram para otimizar o trabalho da gestão de vendas, atualmente novas tecnologias desempenham esse papel e se mostram mais eficazes.

As ferramentas de CRM – Customer Relationship Management –, por exemplo, permitem gerenciar o relacionamento com os potenciais clientes e oferecem uma série de benefícios. Saiba mais benefícios de investir em tecnologias!

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4 motivos para modernizar a gestão de vendas

As novas tecnologias ajudam a reduzir o trabalho manual da equipe comercial e facilitam a rotina, principalmente, dos representantes de vendas. Com isso, os profissionais podem se concentrar nas atividades estratégicas. Entre as principais soluções já usadas na gestão de vendas, estão:

A seguir, apresentamos os motivos para investir em tecnologia para gestão de vendas. Confira!

1. Aumento da produtividade

O primeiro elemento a ser destacado na adoção de ferramentas de gestão é que o vendedor ganha muito mais tempo para se dedicar às etapas essenciais da venda. Ou seja, melhora a sua produtividade.

Por exemplo, com a automação, o próprio sistema já tem um fluxo de trabalho configurado. Dessa forma, faz disparos automáticos aos potenciais clientes de acordo com o comportamento apresentado. Assim, é possível tornar as etapas repetitivas mais ágeis e menos onerosas para a execução.

Logo, o representante de vendas pode dedicar mais tempo aos leads mais engajados e propensos de evoluir. E, ao mesmo tempo, acompanha a jornada de compra dos demais prospects.

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2. Previsibilidade da receita

Um dos principais benefícios dos sistemas automatizados na gestão de vendas é a geração de leads contínuos, criando um fluxo de vendas.

Com isso, é possível otimizar a prospecção e aumentar as vendas, com foco em um faturamento mais constante. Portanto, os gestores têm mais controle sobre as atividades e resultados possíveis, garantindo a previsibilidade da receita.

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3. Tomada de decisão mais acertada

A automação proporciona uma visão holística do processo de vendas, do comportamento dos prospects e das interações dos representantes durante a prospecção.

A análise de todas essas informações do setor comercial contribui para uma tomada de decisão mais acertada. O que ajuda a direcionar as estratégias comerciais e até novos investimentos.

4. Gestão colaborativa

Uma planilha é uma solução individual de cada representante e deve ser atualizada a cada atividade para não ficar obsoleta. Caso o profissional esqueça ou não tenha tempo de atualizá-la um único dia, a ferramenta já deixa de ser confiável.

Já as tecnologias evitam esse tipo de situação, pois permitem a atualização dos processos em andamento em tempo real. O que facilita a visualização da operação, a tomada de decisão, a previsibilidade e inclusive proporciona uma gestão colaborativa.

Afinal, todos podem acompanhar o pipeline de vendas e analisar diversos fatores, como perfil do cliente, etapas da jornada de compra, entre outros. Com diferentes visões compartilhadas, a gestão de vendas pode avaliar, testar e adotar novas estratégias para aumentar a conversão de clientes e melhorar os resultados.

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Como usar as tecnologias para aumentar as vendas?

Apesar da importância da tecnologia para gestão de vendas e otimização dos resultados, as ferramentas dificilmente vão entregar o esperado se não estiverem associadas a uma estratégia de sucesso.

Dessa forma, a empresa precisa investir na atualização tecnológica para disponibilizar as ferramentas adequadas aos vendedores. Mas também deve trabalhar com novas metodologias e técnicas de prospecção para atender ao novo perfil de consumidor.

A ASB Marketing é uma agência pioneira nesse sentido. Até porque utiliza tecnologias de automação, Big Data e inteligência artificial unidas a uma metodologia de vendas inovadora.

A prospecção 4.0 consiste em estratégias de prospecção ativa utilizando tecnologias e um processo de vendas personalizado. Além disso, unimos a solução às melhores práticas de marketing de conteúdo, nutrição de leads e otimização de sites.

Com essa junção entre tecnologia na gestão de vendas e estratégia comercial diferenciada, a ASB Marketing otimiza processos e gera mais resultados nas oportunidades de vendas.

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