geração de leads

Trabalho híbrido: é possível continuar com a geração de leads nessa modalidade?

O momento atual, marcado pela crise do novo coronavírus, abriu precedentes para uma série de possibilidades na geração de leads, especialmente com o crescimento do trabalho remoto e as necessidades de adequação no período de quarentena. 

Segundo uma pesquisa realizada pela OTRS e divulgada pelo TI Inside, 83% dos respondentes acreditam que as instabilidades do mercado abriram novas oportunidades para digitalização dos negócios e adoção do home office

Além disso, 34% dos gestores têm a intenção de continuar com o home office para até 25% do quadro de funcionários, 29% quer manter essa modalidade para pelo menos 50% dos colaboradores.

Essa expansão das atividades remotas também abriu possibilidades para outras categorias de atuação, como o trabalho híbrido, caracterizado por parte das atividades desenvolvida no presencial e parte no online.

Dados do Índice de Confiança do Trabalhador do LinkedIn, levantamento divulgado pelo G1, 46% das pequenas empresas e 26% dos grandes negócios já consideram adotar essa modalidade para os seus colaboradores. Esse dado pode ser justificado pelos benefícios, como:

  • Redução de custos;
  • Preparação da empresa para a expansão dos negócios;
  • Adequação ao mercado;
  • Melhorias nos fluxos operacionais;
  • Oportunidades para transformação digital.

Com todas essas mudanças no mercado e, principalmente, na maneira como as empresas estão atuando, muitos gestores têm enfrentado problemas com a implementação de estratégias efetivas para geração de leads, impactando diretamente nos resultados comerciais

Para te ajudar a resolver os gargalos do trabalho híbrido e potencializar o seu time de vendas, elaboramos um conteúdo com dicas práticas para implementar na sua operação. Continue com a sua leitura e confira. 

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Como continuar com a geração de leads na modalidade de atuação híbrida?

Para que a geração de leads seja efetiva em qualquer modalidade de atuação, seja ela presencial, híbrida ou home office, algumas iniciativas são fundamentais, como:

Revisar as ações de vendas e analisar o desempenho do time

O primeiro passo é sempre revisar as ações implementadas atualmente sob a ótica do mercado. Para tal, se questione a respeito de como sua organização atende às necessidades atuais dos clientes com base nas estratégias internas.

Por exemplo, sua empresa possui mecanismos para realizar reuniões à distância? Ou, ainda, um espaço para receber os parceiros de negócios em momentos de encontros presenciais?

Outrossim diz respeito ao desempenho dos colaboradores. Ou seja, o time tem atingido as metas estipuladas? Se não, quais são os gargalos que os têm impedidos de atender essas demandas?

Entender se todo o time possui equipamentos adequados para trabalhar a distância

Pois bem, ainda com base no levantamento anterior, é momento de entender se todo o time possui equipamentos apropriados para desempenharem suas atividades no home office, como um computador, telefone ou outra ferramenta que eles necessitem.

Independentemente de qual seja a atividade, é de suma importância que a empresa preste todo o suporte aos colaboradores durante o período de adaptação.

Veja mais: 8 segredos para gerar resultados com a nutrição de leads B2B

Organizar escalas para utilização do escritório

Quando falamos a respeito do trabalho híbrido, especialmente em um período de crise sanitária em que ainda é necessário manter o distanciamento social e implementar todos os cuidados de higiene, é preciso organizar uma escala apropriada para utilização do escritório. 

Essa iniciativa garante, inclusive, um melhor relacionamento do time com os clientes, uso inteligente das ferramentas e disponibilidade de todos os recursos da empresa.

Selecionar ferramentas de gestão, comunicação e automação

Nem só de planejamento viverá o homem, não é mesmo? Para que os processos pensados nos tópicos anteriores sejam devidamente implementados, é de suma importância adotar ferramentas apropriadas para gestão de tarefas, comunicação da equipe e, principalmente, automação das iniciativas de vendas.

Lembre-se que a geração de leads, por si só, já possui diversas etapas até que o prospect chegue na fase de decisão de compra. No home office ou trabalho híbrido, sem o devido planejamento e tecnologias apropriadas, esse processo pode ser ainda mais extenso.

Usar e abusar do SEO e Inbound Marketing

Empresas que desejam maximizar a geração de leads qualificados precisam ter o SEO como braço direito e o Inbound Marketing como o esquerdo, isso porque sem essas estratégias, dificilmente conseguirão alcançar resultados muito relevantes. 

Na prática, é preciso considerar o ICP (perfil de cliente ideal) em todas as iniciativas, preparar conteúdos relevantes ao seu público e não deixar de lado as regras de otimização para os buscadores.

Não deixar a prospecção ativa de lado

Por fim, esse novo momento do mercado gerou uma série de dificuldades, mas, por outro lado, abriu algumas oportunidades para empresas que desejam se destacar no setor e conquistar vantagens competitivas, dentre elas, a prospecção ativa.

Diferentemente do Inbound Marketing (ou Marketing de Atração), em que a organização dispõe de recursos e materiais para que os potenciais leads a encontrem, na Prospecção Ativa o processo é totalmente inverso, pois é a corporação em questão que “corre atrás” desses contatos.

Veja também: Prospecção ativa: como vender por videochamadas?

Conte com o apoio da ASB Marketing!

Uma maneira de adequar rapidamente às ações de marketing e vendas para aumentar a geração de leads qualificados durante o trabalho híbrido é contar com uma empresa especializada na área, como a ASB Marketing.

Possuindo profissionais preparados, ferramentas inovadoras e experiência de mercado, a ASB Marketing oferece aos seus parceiros soluções como a Prospecção Ativa 4.0, Marketing de Atração e Consultoria de Vendas.

Na prática, encontramos o seu cliente em potencial por meio de Big Datas e o qualificamos com uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. Dessa forma, conseguimos guiar os melhores contatos de modo eficiente pelo funil de vendas.

Por sua vez, quando esses leads chegam na fase de decisão de compra, o repassamos ao seu time apenas fechar a negociação. Com isso, garantimos previsibilidade de vendas e receitas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e transformação digital.

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