geração de leads

Geração de leads: como adaptar processos de vendas 100% online com o trabalho remoto

As mudanças do mercado frente a crise do Covid-19 tem levado diversas organizações a adaptarem a geração de leads e todo o processo de vendas de maneira remota.

O home office tem ganhado um tímido espaço no mundo corporativo nos últimos anos e as estimativas para o futuro são positivas. De acordo com o relatório da Upwork (UPWK), até 2028, 73% de todos os departamentos de uma mesma empresa atuarão totalmente online.

Apesar desse cenário, agregar a realidade atual às práticas remotas tem sido um grande desafio para diferentes corporações, principalmente quando o objetivo é manter a plena atuação da equipe comercial.

Afinal, como viabilizar as vendas onlines e manter a geração de leads qualificados? Para te ajudar a responder esse questionamento, elaboramos um conteúdo completo, confira!

Você pode se interessar: Prospecção ativa: como continuar a vender em tempos de crise?

Qual é a importância da geração de leads online?

Atualmente, empresas que desejam se manter competitivas precisam se adaptar, não apenas às novas tendências, mas também às necessidades de seus públicos.

Dentre essas alterações, encontra-se o processo de vendas 100% online. Na prática, essa ação sustenta os negócios em meio a crise e minimiza os impactos negativos frente ao mercado. 

Além disso, implementar estratégias comerciais remotas permite que uma empresa esteja preparada para retomar totalmente sua força de trabalho com a melhoria do mercado. 

3 passos para adaptar os processos de vendas 100% online

A internalização das vendas passa por uma série de obstáculos, especialmente em cenários que trata-se de um processo completamente novo para a organização. Entretanto, há três passos-chave que podem auxiliar significativamente nessa missão. São eles:

Faça um planejamento

Muito provavelmente a sua empresa já possui um plano de negócios bem estruturado e uma metodologia de vendas. Entretanto, é momento de adequar-se às precisões do segmento e, principalmente, do seu prospect.

Portanto, o ideal é elaborar um novo planejamento, considerando todos os aspectos do setor, a realidade da sua organização (como quantidade de cancelamentos, vendas, número de funcionários e outras informações) e as metas a curto prazo.

Outrossim é estar atento às novas ações comerciais e combinar nas suas estratégias as que podem gerar resultados positivos para o seu negócio.

Veja: Processo de vendas: como gerenciar uma equipe comercial remota?

Invista em ferramentas adequadas

O trabalho remoto exige a utilização de plataformas adequadas, que viabilizem não somente a geração de leads online, mas também a implementação de todo o processo de vendas.

Por isso, adote ferramentas que permitam videoconferências, chamadas, compartilhamento de dados e mensagens instantâneas, envio e armazenamento de arquivos na nuvem, gestão de tarefas e outras atividades dos colaboradores.

Além de otimizar o home office, a adesão desses sistemas também minimiza os erros, aumenta a produtividade e garante um contato eficiente com o cliente.

Da mesma maneira, invista em tecnologia para automatizar cadências de e-mails ou, ainda, para encontrar o seu prospect. Esse tipo de ação permite um aumento na taxa da geração de leads e um processo de nutrição muito mais qualificado.

Acompanhe os indicadores

Por fim, não podemos falar de trabalho remoto sem citar os indicadores de vendas como aliados fundamentais.

Dessa forma, as métricas podem ser divididas em:

  • Primárias: são ferramentas que demonstram informações gerais da organização e são acompanhadas pelos CEOs ou diretores;
  • Secundárias: indicadores que mostram dados específicos sobre determinados departamentos e são checados pelos gestores;
  • Terciárias: consistem em informações específicas que precisam ser validadas todos os dias e fazem parte da rotina operacional.

Com isso, os principais indicadores que devem ser acompanhados por qualquer empresa que deseja sucesso na geração de leads onlines são: MQL (Leads qualificados para o Marketing), SQL (Leads Qualificados de Vendas), ROI (Retorno sobre investimento), CAC (Custo de Aquisição de Cliente) e ciclo de vendas.

Conte com o apoio da ASB Marketing para a geração de leads online

A ASB Marketing está concentrada no momento atual e preparada para as mudanças de mercado. 

Com experiência e vivência no Marketing Digital, a ASB deseja fornecer a todos os parceiros o suporte necessário para passarem por essa fase com o mínimo de impacto comercial possível.

Por isso, desenvolvemos a estratégia de Prospecção 4.0, que permite a geração de leads constantes e 100% online

Por meio de uma cadência inteligente de e-mails automatizados, impactamos o seu cliente em potencial e o preparamos para negociar com a sua companhia.

Além disso, contamos com ferramentas tecnológicas e Big Data para encontrar o melhor prospect para a sua organização.

Possui alguma dúvida? Entre em contato conosco e conte com o auxílio do nosso time.

Baixe agora nosso infográfico principais dados e tendências sobre a área comercial.