Os jogos digitais são um fenômeno mundial que movimentam bilhões de dólares todos os anos. Eles deixaram de ser considerados coisas de crianças e são admirados por pessoas de todas as idades. Isso é a gamificação, uma tendência que vem crescendo muito nos últimos anos e que veremos acontecendo com muito mais frequência.
Além do grande impacto que os games causaram e ainda causam na economia mundial, eles serviram de inspiração para diversas pessoas criarem estratégias que permitam transmitir as sensações de estar jogando em outras situações do nosso dia a dia.
Ela pode ser utilizada em diversos momentos e formas, desde manter uma vida mais saudável, organizar sua agenda até em suas campanhas de marketing.
Se sua empresa ainda não conhece a gamificação, saiba que ela pode trazer diversas vantagens, tanto internamente quanto para aumentar o engajamento com sua marca.
Por isso, neste artigo, falaremos tudo sobre gamificação, suas vantagens e algumas dicas de como usar essa metodologia no marketing digital.
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O que é gamificação?
De maneira geral, o termo gamificação se refere ao ato de aplicar elementos comuns em video games, como regras, níveis, pontuação, competição, em atividades do nosso dia a dia pessoal ou profissional.
Por exemplo, uma empresa pode oferecer uma pontuação para cada tarefa completada por um colaborador e quando essa pontuação chegar a determinado valor, esse colaborador pode receber uma recompensa.
O objetivo da gamificação é transformar atividades maçantes, repetitivas ou monótonas em um ambiente de trabalho mais lúdico e divertido, como se você estivesse realmente em um jogo.
Utilizar essa técnica na sua empresa pode proporcionar diversas vantagens para ela, como aumentar o engajamento dos colaboradores nas tarefas. Porém, essa técnica pode ser usada em outras situações, como no marketing digital da sua empresa.
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Vantagens da gamificação no marketing digital
Hoje em dia, o engajamento é a maior preocupação de muitas empresas no mundo digital, quanto mais engajamento você conseguir em uma rede social, maior será a sua relevância para ela e, consequentemente, conseguirá alcançar um número maior de público.
Além disso, as marcas que possuem uma presença digital mais memorável são aquelas que conseguem fidelizar mais clientes e podem se transformar nas principais referências em sua área de atuação, são aquelas chamadas de top of mind.
Por isso, conseguir que os seus clientes e os usuários das redes sociais interajam com sua marca é tão importante. Através da gamificação isso pode ser alcançado de maneira muito eficiente.
Outra grande vantagem da gamificação é a possibilidade de coletar dados de maneira mais fácil. Por exemplo, para participar da sua ação você pode solicitar aos usuários informações como e-mail, telefone, conectar com o Facebook, etc.
Esse tipo de informação oferece insights relevantes para a empresa sobre quem é o público que eles estão alcançando, seus hábitos, interesses e muito mais.
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Dicas para aplicar a gamificação nas suas campanhas de marketing
Se você gostou da ideia e está interessado em utilizar a gamificação como estratégia na sua empresa, confira alguns elementos que não podem faltar na sua ação de marketing e outras dicas.
História envolvente
O principal elemento da gamificação é prender a atenção dos usuários na sua ação de marketing e uma das melhores formas de fazer isso é através da criação de histórias envolventes que farão com que os usuários não queiram parar.
Divisão por níveis
Essa também é outra característica clássica dos jogos, ela serve como uma recompensa para os jogadores, conforme eles jogam e participam das atividades ganham pontos e vão passando de níveis.
Isso gera um sentimento de reconhecimento e de satisfação, fazendo com que ele continue jogando.
Ranking
Montar um ranking de classificação faz com que todos os jogadores queiram melhorar seus resultados para superar os outros participantes, dessa forma, aumentando o engajamento e a produtividade.
Limitação de tempo
Outra forma de incentivar os participantes é colocando uma limitação de tempo para a conclusão das atividades, dessa forma, eles ficam mais focados em terminar para que possam ganhar mais pontos e melhorar a sua colocação no ranking. Ao conseguir, gera um sentimento de satisfação e faz com que eles continuem no jogo.
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Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento.
Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado.
Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.
Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.
Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.
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