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5 etapas de um planejamento de marketing digital matador

Tudo na vida precisa de um bom planejamento, não é verdade? Com o marketing da sua empresa não é diferente. O planejamento garante que você tenha total controle e esteja por dentro de tudo que está acontecendo em suas campanhas.

Porém, realizar um bom planejamento de marketing pode ser bastante complicado, por isso, fizemos esse guia completo com as 5 etapas de um planejamento de marketing digital matador para sua empresa.

O que é um planejamento de marketing

Um planejamento de marketing pode ser feito em um documento, calendário, ou qualquer outro formato que você desejar, basta que ele tenha, bem detalhadamente, todas as estratégias que serão utilizadas na sua campanha de marketing.

Com ele você consegue organizar suas campanhas, saber exatamente quando irá acontecer cada ação de marketing e  preparar e gerenciar sua equipe para que todas as tarefas estejam prontas na hora certa.

Além disso, deve ter as ações de marketing que devem ser feitas para atingir cada objetivo. Você também pode colocar informações sobre mercado, concorrentes, personas, canais de venda e orçamento. 

Como você pode ver, o planejamento de marketing serve como um guia para o desenvolvimento e crescimento da sua empresa, principalmente, para a área de marketing. Fazer um planejamento é de extrema importância.

Leia mais: Dicas para geração de demanda B2B e prospectar mais leads

Por que fazer um planejamento de marketing?

Entre os motivos por que você deve fazer um planejamento de marketing, o principal é que permite aos gestores e líderes terem uma visão completa de tudo o que está acontecendo na empresa.

Dessa forma, eles conseguem elaborar as melhores estratégias e tomar decisões mais assertivas, já que terão todos os dados necessários em um só lugar.

Outros benefícios de um planejamento de marketing são:

  • Auxilia a atrair novos clientes;
  • Mais facilidade para alcançar os objetivos da empresa;
  • Aumenta as vendas e o faturamento;
  • Permite uma visão ampla sobre o mercado e as ações de marketing da concorrência;
  • Auxilia a aumentar seu reconhecimento de marca e a divulgar seus produtos ou serviços;
  • Permite que você identifique oportunidades e ameaças.

Confira: Quais as etapas do planejamento de vendas? Conheça cada uma delas e seus benefícios

5 Etapas de um planejamento de marketing

Você já deve estar ansioso para colocar a mão na massa e criar seu próprio planejamento de marketing, não é? Então, separamos 5 etapas de um planejamento de marketing para que você possa acompanhar e criar o seu próprio planejamento.

1- Faça análise do mercado

A gente sabe que fazer análise de mercado não é a coisa mais fácil e divertida do mundo, mas ela é extremamente importante para o sucesso de qualquer empresa e para o marketing não é diferente.

É importante entender como é o mercado onde você está inserido, quais são as tendências para o futuro? E os riscos que esse setor possui? Como estão os seus concorrentes e as ações de marketing deles?

Tudo isso permite que você tenha uma ampla visão sobre o mercado e possa encontrar oportunidades para sua empresa crescer, além de orientar a tomar as melhores decisões.

2- Crie suas personas

Com certeza você já ouviu falar de persona, não é? Uma persona é a representação semi-fictícia do seu cliente ideal. Ela permite que você conheça com mais profundidade seus clientes e a diferença entre persona e público-alvo é que a primeira é mais específica.

É importante criar bem suas personas. Coloque todos os detalhes importantes: nome, gênero, idade, profissão, características físicas e psicológicas, interesses, hobbies, etc. Tudo isso garante que você entenda o que aquela pessoa gosta ou não e como seria a melhor maneira de impactá-la com suas campanhas.

3- Definas os objetivos

Toda ação de marketing precisa de um objetivo, por isso, é importante definir os KPIs que serão analisados e a frequência que as análises serão feitas. É necessário que os objetivos possam ser mensurados e não subjetivos.

Por exemplo, aumentar suas vendas em 15% em 12 meses é um objetivo mensurável.

Existem diversas técnicas que você pode usar para definir seus objetivos, e você pode ter mais de um, o importante é que cada objetivo tenha sua própria ação para ser alcançada.

4- Plano de ação

Com seus objetivos bem definidos, chegou a hora de listar todas as ações necessárias para que esse objetivo seja alcançado. O recomendado é que, cada objetivo, seja composto entre 5 a 10 ações de marketing.

Usando o exemplo anterior, como você irá aumentar suas vendas em 15% nos próximos 12 meses? Você pode realizar promoções, disponibilizar cupons de descontos, usar influenciadores em suas campanhas ou qualquer outra estratégia que você acredite funcionar.

5- Faça as análises e otimizações

A partir do momento que você coloca seu plano de ações em prática, você começa a receber dados e feedbacks sobre elas. É nesse que você deve realizar as análises para identificar o que está funcionando e onde pode melhorar seu planejamento.

É essencial acompanhar o gasto financeiro de cada campanha também, se suas ações estão estourando o orçamento, mas não geram resultados, talvez seja melhor repensar sobre elas.

Leia também: Como montar a lista de clientes para prospecção?

Veja como implementar essa estratégia

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Contando com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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