Durante muitos anos, a única forma de se comunicar pela internet era através dos e-mails, trocar mensagens entre amigos, colegas de trabalho e familiares com apenas alguns cliques e instantaneamente. Porém, para algumas pessoas, essa prática foi rapidamente ultrapassada pelos softwares de mensagens instantâneas, redes sociais e outros aplicativos. Por isso, uma grande dúvida é: e-mail marketing ainda funciona?
De acordo com dados do Statista, o número de usuários de e-mail ao redor do mundo em 2021 foi de 4,14 bilhões, representando um crescimento de 110 milhões de novos usuários na comparação com 2020.
Os e-mails passaram a ser ferramentas mais voltadas ao meio corporativo e comercial, mas não deixaram de ser utilizados, muito pelo contrário.Para quem está de fora desse meio, é comum se perguntar “e-mail marketing ainda funciona?” e é isso que iremos responder neste artigo!
Aqui, você vai entender tudo sobre e-mail marketing, suas vantagens e, principalmente, se e-mail marketing ainda funciona.
O que é e-mail marketing?
Para começar, vamos entender exatamente o que é e-mail marketing. É uma estratégia de marketing digital que consiste em utilizar o e-mail como ferramenta para a comunicação, engajamento e conversão de seus clientes.
Ou seja, é qualquer ação realizada através do e-mail e que tenha a finalidade de divulgar ou vender um produto, serviço ou empresa. Existem muitas categorias diferentes de e-mail marketing que você pode utilizar na sua empresa, como a newsletter, e-mail promocional, e-mail de boas-vindas, cadência, etc.
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Email marketing ainda funciona?
Agora que você já está entendendo o que é email marketing, vamos apresentar alguns dados relevantes que irão responder se email marketing ainda funciona ou não.
Ainda de acordo com o Statista, em 2020, foram enviados e recebidos aproximadamente 306 bilhões de e-mails diariamente em todo o mundo.
Além disso, 47% dos profissionais de marketing classificam o e-mail marketing como o canal de marketing mais eficaz, de acordo com o estudo E-mail Marketing e Marketing Automation Excellence. Os outros canais tiveram 39% para mídias sociais, 33% para SEO e 33% para marketing de conteúdo.
Entre as empresas B2B (Business to Business), o e-mail marketing é utilizado por 92% dos profissionais para a distribuição de conteúdo. Já para os clientes, o e-mail marketing é o canal preferido para comunicação comercial.
Quais as vantagens de usar e-mail marketing?
Se os dados que apresentamos ainda não foi o suficiente para convencer você de que o email marketing ainda funciona, vamos falar sobre as vantagens que essa estratégia pode trazer para a sua empresa.
Segmentação do envio
A primeira possibilidade que o e-mail marketing abre é a segmentação do envio, ou seja, você pode dividir o seu público em segmentos e enviar conteúdos diferentes para cada um dos segmentos.
Isso permite que você tenha mais controle sobre quem são seus leads, em qual momento da jornada eles estão e quais os conteúdos que serão mais efetivos com eles. Assim, você pode direcionar conteúdos em que os usuários mais tenham interesse e aumentar as suas chances de conversão.
Fácil mensuração
Outra vantagem do email marketing é a fácil mensuração de resultados, muitas das plataformas utilizadas para realizar os disparos de email possuem dados e indicadores completos que permitem a você entender como está a sua estratégia, o que está funcionando e o que precisa ser melhorado para as próximas ações.
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O público quer receber e-mail marketing
Talvez esse seja o único canal de marketing onde os clientes que escolhem e pedem para receber anúncios, promoções e contatos. Isso porque, uma boa estratégia de e-mail marketing necessita que o cliente passe o contato dele para você e aceite estabelecer essa comunicação.
Isso pode ser feito através de um formulário para a captação de leads, enviando um material rico, participação em webinars ou qualquer outra maneira.
Baixo custo
Por fim, a última vantagem que iremos apresentar é o baixo custo para a execução desta ação. Existem boas ferramentas de disparo de e-mail marketing na internet que possuem planos gratuitos que você pode utilizar para criar e disparar seus e-mails. Além disso, não existe um custo a ser pago para que você consiga aparecer na caixa de entrada do seu cliente. Dessa forma, o ROI do e-mail marketing é um dos maiores pontos positivos que essa estratégia possui.
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Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas
Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento.
Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado.
Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.
Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.
Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.
Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada.
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