Desafios de vendas: quais os principais para prospectar clientes?

Desafios de vendas: quais os principais para prospectar clientes?

Hoje as vendas estão cada vez mais desafiadoras para os vendedores. Não que os meios tecnológicos sejam um obstáculo, muito pelo contrário: a otimização facilita muito superar os desafios de vendas. No entanto, é necessário estratégia para que o conteúdo correto chegue ao seu lead.

Na realidade, o vendedor atual enfrenta algumas dificuldades com seu público. É necessário que ele defina bem quem é sua persona para que a mensagem seja qualificada, se não corre o risco de ser mais uma voz perdida no mercado.

O Panorama de Vendas da RD Station apontou que cerca de 94% das empresas concordam que dependem de um processo de vendas bem estruturado, contudo apenas 31% delas tem um planejamento e monitoramento de seus resultados. Isso demonstra um forte impacto nas metas de vendas: apenas 36% tiveram o resultado esperado.

Levando essas informações em consideração, como superar os desafios de vendas para prospectar de forma efetiva e com mais conversões? Acompanhe este artigo e confira!

Os desafios de vendas de um vendedor

Com a produção absurda de informação, é comum que o vendedor caia em algumas tentações que lhe tirem da linha. Ao achar que conhece o mercado e as novas tendências sem uma gestão ou CRM, pode gerar muitos equívocos.

A seguir algumas condutas errôneas que ao serem cometidas levam a perder possíveis clientes.

Perder muito tempo com pesquisas na web

Uma busca excessiva pode ser ineficiente. A cada momento sai uma nova observação e oportunidade dentro do mercado, o que pode gerar mais confusão sobre o conhecimento do público.

Usar dados desatualizados para criação de listas

Isso tira a credibilidade do vendedor. Afinal, a maioria possui acesso ao conteúdo para saber que as informações estão desatualizadas, além de demonstrar falta de zelo com seu negócio.

Não segmentar o mercado para encontrar o perfil de cliente ideal

Um dos principais desafios de vendas é não determinar o perfil do cliente ideal. Isso atrapalha a performance de vendas e limita que sua solução atinja mais pessoas. 

Desmotivação e turnover

Houve com certeza uma crise com a pandemia e o mercado está voltando a reaquecer. É preciso encontrar mais motivações e inovações dentro do seu segmento para controlar a rotatividade da equipe, que é um dos motivos para quebra de credibilidade e que retarda o crescimento da empresa.

Não conhecer a concorrência para mostrar o diferencial da sua empresa

Desconhecer a concorrência é um erro grave, pois isso determina qual os melhores caminhos para se basear e não ficar repetitivo dentro do seu segmento. O produto ou serviço pode ser semelhante, mas é preciso evidenciar a diferença e os benefícios que o seu negócio promove. Só desta maneira também se consegue contornar as objeções de vendas.

Ter uma visão segmentada do mercado

A geração mais jovem tem mais consumidores através das redes sociais e consomem muito pelos seus dispositivos móveis. Não querer se adaptar a essa oportunidade de anunciar seu negócio nas redes sociais é uma grande perda de vendas.

Por isso a necessidade de investir na inteligência de vendas. A otimização dos processos garante que a qualificação seja feita corretamente dentro de cada etapa do funil de vendas.

Veja mais: Performance de vendas: o que é, principais desafios e como atingi-la

 

Como superar os desafios de vendas, prospectar clientes e qualificar os leads?

Para melhorar as performances de vendas como já foi falado anteriormente, é necessário o monitoramento dos resultados de vendas. Para isso, em primeiro lugar, é necessário investir em um bom marketing e vendas, que está totalmente alinhado com o relacionamento com o cliente.

Ao definir o cliente e entender em que etapa está do funil de vendas, o CRM que lida diretamente com o cliente permite que haja um melhor entendimento da sua necessidade para que em seguida ele seja qualificado pelo MQL e depois levado a converter com o SQL.

Veja mais: Como o marketing digital facilita a gestão de relacionamento com o cliente

Em outras palavras, o marketing vai qualificar o lead com conteúdo das diferentes etapas de vendas, vão nutrí-los, identificar quais os leads mais qualificados para converter e levar para os vendedores, SQL. 

Esse planejamento reflete uma das maneiras de conseguir ter mais vendas e bater metas.

Ter uma performance de vendas bem estabelecida

É preciso saber onde é necessário investir o conteúdo para nutrir o lead. Através de um fluxo de vendas organizado, as métricas e resultados são avaliados e permitem que tenham mais conversões, pois:

  • Conhece o perfil do cliente: é preciso para ter a qualificação correta tanto pela equipe de marketing quanto de vendas;
  • Mapeia-se o funil de vendas: para saber se o lead está no topo, meio ou fundo de vendas e dar o tratamento correto para nutrí-lo;
  • Investimento em tecnologias: promove otimização dos processos para que tenha mais facilidade na análise das métricas e comunicação da equipe, além de garantir que as informações das nutrições e cadências estejam atualizadas;
  • Conhecimento da concorrência: garante que o diferencial da sua empresa se sobressaia aos demais;
  • Cultura corporativa: definir bem quem são as personas da sua empresa e os valores para que sejam apresentadas de forma mais transparente para os futuros clientes.

Logo, a performance de vendas bem estruturada supera todos os desafios que o vendedor enfrenta na prospecção, além de facilitar todos os processos, o que reduz custos desnecessários. Ainda, o relacionamento com o cliente deve ser o centro do planejamento, para que possa estabelecer quais tendências seguir e como melhorar dentro do segmento.

Ainda que o mercado esteja voltando aos poucos a crescer, é necessário aderir às novas tecnologias para se beneficiar delas e se diferenciar da concorrência. Só assim para fazer parte das empresas que batem as metas de vendas.

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A ASB Marketing é uma agência especializada em Marketing Digital e Vendas. Oferecemos aos nossos clientes soluções completas de Prospecção Ativa e Marketing de Atração.

Na prática, encontramos o seu cliente em potencial e o qualificamos com inteligência comercial. Em seguida, impactamos esse lead com uma cadência de e-mails totalmente personalizada e automatizada apresentando as soluções e diferenciais do seu negócio.

Nossos processos de prospecção de clientes com foco em sales performance contemplam tudo do que seu negócio precisa:

  • Criação de cadência ativa automatizada
  • Criação de cadência ativa semiautomatizada
  • Criação de cadência de reengajamento
  • Teste A/B das cadências
  • Estratégia de conteúdo de acordo com funil e ICP
  • Personalização dos conteúdos por ICP
  • Caminho de conversão (Formulários, Workflow, E-mail)
  • Mineração dos leads (Inteligência comercial)
  • Geração de leads (ICP)
  • Gestão da plataforma de automação
  • Treinamento da plataforma
  • Estruturação de funil
  • SDR dedicado
  • Consultoria de outbound 

Quando esse cliente chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos o contato ao seu time comercial para efetuar a venda. Com isso, garantimos previsibilidade de vendas, diminuição do ciclo comercial, otimização operacional e aumento dos resultados internos.

Além disso, fornecemos a solução Consultoria de Pré-vendas, em que auxiliamos no planejamento da sua área comercial, análise dos atuais fluxos e definição de estratégias para vencer as objeções no processo de vendas. 

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