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Como a consultoria de vendas pode ajudar a aumentar as vendas na crise?

Momentos de crises, como a situação atual promovida pela Covid-19, desafiam diversos empreendedores e comigo não é diferente. Motivado pelo cenário do mercado, eu, Aquiles Casabona, identifiquei a consultoria de vendas como uma possibilidade de continuar ajudando os meus parceiros a gerarem resultados positivos.

Não há discussões em relação às constantes disrupções de distintos setores desencadeadas pela necessidade do isolamento social e o período de quarentena.

Na prática, os modelos de atuações como conhecemos estão sendo substituídos pelo home office. As reuniões e vendas presenciais perderam espaço para a única forma de interação possível com o público: o online

O acompanhamento do time comercial e SDRs tiverem seus fluxos totalmente adaptados para o trabalho remoto. Além disso, a iminência de impactos financeiros também consiste em um obstáculo muito presente nos negócios.

Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento realizado pela PwC, 70% dos líderes estão preocupados com os efeitos monetários da crise e 40% já estimam baixas nas receitas.

A mesma pesquisa nos revela que 48% dos gestores preveem que o tempo de recuperação das organizações no pós-pandemia levará em torno de 3 a 12 meses.

Esses números demonstram que o mercado exige uma atitude ativa das empresas. Agora é momento de agir, ser resiliente e apresentar alta capacidade de adaptação para corresponder às necessidades do seu público.

Isto posto, consiste no primeiro passo para minimizar ao máximo as consequências do momento atual. Entretanto, algumas práticas são fundamentais para equilíbrio comercial do seu negócio

Para te ajudar nessa missão, eu elenquei abaixo a importância de manter a prospecção comercial mesmo em períodos de instabilidades e qual é o papel da consultoria de vendas na geração de resultados reais para a sua empresa

Por que manter a prospecção de clientes mesmo na crise?

Um dos principais erros dos empreendedores é pausarem as iniciativas de marketing ou do time comercial sob a justificativa de redução de custos. Isso porque sem ações específicas não há chances de continuar vendendo e gerando valor para o consumidor.

Por isso, os meus conselhos elementares são: trace uma estratégia muito bem definida para prospecção de clientes e jamais deixe o Marketing de Atração de lado. 

A captação ativa, mesmo em momentos de instabilidades, permite que a sua organização encontre os seus consumidores em potencial e estabeleça um relacionamento. 

Com isso, é possível aumentar o número de vendas e, ainda, criar oportunidades de negociações para o pós-crise.

Por outro lado, o Marketing de Atração fortalece a presença da sua empresa na internet e possibilita que o seu negócio seja encontrado pelo público-alvo

Garantir que a sua marca esteja posicionada é sinônimo de visibilidade e competitividade, visto que, conforme dados da BrightEdge, 53,3% de todo o tráfego do site vem de pesquisa orgânica (buscadores).

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Como a consultoria de vendas pode ajudar a aumentar as vendas nesses momentos?

Antes de compreendermos o papel da consultoria de vendas nas estratégias comerciais, precisamos entender o significado dessa ação.

Na prática, pode ser definida como o acompanhamento comercial com o objetivo de gerar melhores resultados para as negociações

O cerne dessa ação é a garantia de previsibilidade de receita e retornos escaláveis, além de potencializar o relacionamento da empresa com o público-alvo.

Contar com uma consultoria de vendas é ter uma visão holística a respeito de todo o processo comercial, identificar gargalos operacionais e erros de fluxos com facilidades, treinar SDRs com as melhores técnicas do mercado e implementar planos de ação efetivos.

Para além desses benefícios, essa prática possui uma função essencial para ajudar a aumentar as vendas na crise, isso porque auxilia em áreas estratégicas de negócio. Dentre elas, é possível citar:

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Permite foco no que é essencial: cliente

Acompanhar o comportamento do consumidor é de suma importância, especialmente em períodos de crise. A consultoria de vendas permite que a sua empresa mantenha toda a atenção no ativo mais valioso da companhia: o cliente.

Isto posto, é imprescindível estudar muito bem o mercado e as mudanças do público, como também suas dores, dificuldades e dúvidas

Desse modo, é possível atender às expectativas do consumidor e gerar valor, aspectos primordiais para adequação das ações comerciais. 

Potencializa as técnicas de vendas por meio de metodologias próprias

Com um diagnóstico completo da sua empresa em mãos, uma consultoria efetiva potencializa as técnicas de vendas através de metodologias inovadoras.

Dessa forma, a equipe possui ainda mais assertividade nas quebras de objeções e fortalece o aproveitamento das oportunidades geradas pelos leads captados

Ademais, é possível integrar ao time práticas inovadoras, que sejam viáveis para o setor de atuação da empresa e perfil do público-alvo

Todas essas soluções apenas podem ser implementadas a partir de uma análise detalhada e qualificada da consultoria de vendas.

Leia também: Como o sales engagement impacta a geração de leads qualificados?

Aumenta a eficiência e produtividade do time

Uma das queixas que eu mais ouço dos gestores comerciais é a respeito da produtividade da equipe de vendas

São diversos fatores que prejudicam a eficiência do time, como retrabalhos, falta de comunicação, ausência de argumentos para conversar com o público, não entender o momento do cliente e, principalmente, não saber identificar a necessidade daquele consumidor.

Entretanto, contar com a ajuda de uma consultoria de vendas é sinônimo de sempre garantir fluxos positivos entre a equipe

A principal razão para isso são as ações destinadas para desenvolvimento do time por meio de treinamentos como soluções para as principais deficiências dos colaboradores.  

Sustenta a sua empresa no hoje e a prepara para o amanhã

Por fim, muitas pessoas me perguntam como a ASB Marketing continua gerando oportunidades de vendas mesmo em meio a crise

A resposta, na verdade, é bem simples: estamos investindo na sustentação da nossa empresa hoje e a preparando para as oportunidades de amanhã.

O que isso significa? não paramos o nosso time comercial! Continuamos gerando leads, vendas e possibilidades de crescimento! 

Por isso, a minha dica mais valiosa para a sua organização nesse momento é: não deixe as práticas de vendas de lado apenas por causa das instabilidades do mercado. 

Pelo contrário, invista na captação, marketing e desenvolvimento comercial. Enxergue as oportunidades que o mercado tem te oferecido. 

Além disso, se adapte. Entenda o seu cliente. Adeque novas tendências do setor às suas ações. Não fique para trás. Se atualize. E a principal maneira de manter esse perfil inovador é contando com uma consultoria de vendas.

Conheça a ASB Marketing

A ASB Marketing é uma agência que fornece soluções completas de Marketing Digital. Desenvolvemos a Prospecção 4.0, que consiste em uma estratégia de captação de clientes que envolve inteligência comercial e agilidade

Por meio de big datas e inteligência artificial, conseguimos encontrar o seu cliente em potencial, qualificamos o contato com nossa equipe de inteligência comercial e o impactamos com os serviços da sua empresa com uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada.

Além da prospecção ativa, oferecemos práticas de Marketing de Atração completas, desde o estudo de palavras-chave do seu nicho e personas, até o desenvolvimento de conteúdo personificados que vão ao encontro das necessidades do seu consumidor.

Por fim, a ASB Marketing fornece uma Consultoria de Vendas inovadora, com o objetivo de preparar o seu time comercial para aproveitar as principais oportunidades do mercado e continuar gerando negociações mesmo em meio às crises. 

Possui alguma dúvida? Entre em contato com o nosso time! Estamos à disposição para auxiliar os nossos parceiros a passarem por esse momento com o menor impacto possível.

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