Como usar o WordPress para gerenciar os conteúdos do seu site

O blog corporativo é uma das iniciativas mais utilizadas no marketing de conteúdo. Por meio do blog, a empresa consegue melhor se comunicar com seus clientes e dar mais fundamento à sua solução. Além disso, há mais benefícios que tornam mais atraente esse meio de comunicação, por isso também é importante saber como usar o WordPress.

O WordPress é o CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, em tradução para o português) mais popular do mundo, em que cerca de 40% dos sites de todo o globo utilizam, segundo dados da W3Techs. O WordPress consiste em um software de código aberto que dá liberdade ao usuário para criar projetos e monitorá-los, e mesmo que já haja mais avanços a respeito dessa tecnologia, este software se destaca pela comunidade de colaboradores e por permitir que seja customizado em função dos interesses de negócios.

A fim de dar esclarecimento sobre essa estratégia de conteúdo, fique conosco na leitura deste artigo para saber mais sobre como usar o WordPress.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste na geração de valor para os leads e na sua qualificação, através de material gratuito, artigos de blog, webinars, conteúdo de valor que toque as necessidades principais das suas personas e ofereça a sua solução como ideal.

Ao atuar com marketing de conteúdo, é fundamental que considere como criar um site de vendas com CTA e demais elementos do material atraentes para que o seu lead possa converter dentro da sua página. Além disso, é importante monitorar para saber se o seu conteúdo está chegando ao cliente e se está sendo visualizado, por isso a importância do CMS.

Alguns benefícios dessa estratégia de marketing para você pensar em como usar o WordPress:

  • autoridade de marca;
  • melhor posicionamento no Google e aumento do tráfego;
  • maior educação e qualificação dos potenciais clientes;
  • facilitação do processo de venda;
  • resultados permanentes.

 

Veja mais: Marketing de conteúdo: por que sua empresa precisa de um blog?

Como colocar meu negócio no Google?

Esse é o maior desejo de toda empresa: que seu conteúdo seja encontrado na primeira página do Google. Mas para que isso aconteça, é necessário que preencha alguns critérios.

Utilização de técnicas de SEO

O SEO permite que seu conteúdo seja legível pelo robô do Google e indexado em seu índice com mais facilidade, pois respeita a linguagem do buscador. Além da plataforma tornar o conteúdo mais acessível, não se trata tão somente de repetições de palavras-chave, mas sim do monitoramento das visitas, das escolhas das palavras-chave, e mais importante: produção de conteúdo de qualidade.

Definir um objetivo com o blog

Ao escolher qual CMS vai utilizar, deve ter bem claro quais metas quer chegar com esse conteúdo. Você quer educar o seu cliente? Qual a frequência com que vai postar? O blog é pensado na experiência do usuário? 

Mensurar os resultados

Um plano de SEO demanda tempo para ver sua efetividade, mas enquanto isso, pode-se observar se os CTAs são efetivos, quantas visitas estão recebendo e comparar os resultados obtidos com a concorrência para se ter ideias mais claras de ranqueamento. Por isso, verifique sempre os KPI’s, que são os indicadores de desempenho.

Veja mais: 5 dicas de marketing de conteúdo para gerar mais vendas

Como usar o WordPress para gerenciar os conteúdos do seu site?

Para gerenciar o seu conteúdo, é preciso primeiro encontrar o CMS ideal, e o mais utilizado é o WordPress. Por meio do código aberto, você consegue criar vários temas e monitorar as métricas de desempenho do seu site.

Para utilizar o WordPress, não há muito segredo: primeiro é necessário instalar ele em sua máquina e seguir as instruções sobre o domínio. Sim, é preciso escolher o domínio correto que melhor seja encontrado. Dentro da plataforma, você tem acesso a vários temas gratuitos para utilizar, e também pode instalar plugins para automatizar as atualizações do seu site.

O Guia de início rápido do WordPress (English version) é bem didático. Nele destaca a necessidade de instalar um FTP para fazer upload de arquivos em massa. Também fala para colocar as categorias, título, slogan da sua empresa, e definir as configurações básicas e permanentes.

Retirado do Guia para definir suas configurações, faça pelo menos o seguinte:

  • Habilite os permalinks acessando Configurações > Permalinks . Selecione a opção Dia e Nome (se você selecionar outra opção, será mais difícil definir os URLs de sua página).
  • Se precisar, ative os comentários para que apareçam imediatamente acessando Configurações > Discussão . Na seção “Antes de um comentário aparecer”, desative todas as caixas de seleção.
  • Defina o título e o slogan do blog acessando Configurações > Geral . Normalmente, o título e o slogan do blog aparecem automaticamente no cabeçalho do seu blog.
  • Defina o fuso horário correto acessando Configurações> Geral e selecionando a cidade ou o número UTC apropriado na seção Fuso horário.

Também é possível você importar dados do blogger, se você tentou explorar por lá. Caso tenha dificuldade, procure pessoal especializado para ajudar a fazer seu blog converter ainda mais.

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  • Criação de cadência ativa semiautomatizada
  • Criação de cadência de reengajamento
  • Teste A/B das cadências
  • Estratégia de conteúdo de acordo com funil e ICP
  • Personalização dos conteúdos por ICP
  • Caminho de conversão (Formulários, Workflow, E-mail)
  • Mineração dos leads (Inteligência comercial)
  • Geração de leads (ICP)
  • Gestão da plataforma de automação
  • Treinamento da plataforma
  • Estruturação de funil
  • SDR dedicado
  • Consultoria de outbound 

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