Montar uma boa estratégia de marketing digital não é uma tarefa fácil. Por isso, muitas empresas acabam por deixar de lado ou não investem tanto quanto poderiam nelas.
Inclusive, durante muitos anos, o marketing e a publicidade foram vistos como gastos e não como investimento, onde, sempre que era necessário “cortar gastos” as estratégias e campanhas de marketing eram as primeiras na fila de corte.
Com a tecnologia, muito desse pensamento mudou e deixou o marketing em uma das principais posições de importância nas empresas, com a capacidade de trazer muito retorno para elas.
Dessa forma, saber como montar uma estratégia de marketing digital eficiente é fundamental para conseguir encontrar o público certo para sua empresa e aumentar o número de negócios fechados.
Por isso, neste artigo, falaremos sobre as principais dicas de como montar uma estratégia de marketing digital. Confira!
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Como montar uma estratégia de marketing digital eficiente em apenas 7 passos
Agora, veja como montar uma estratégia de marketing digital eficiente em apenas 7 passos simples que trarão grandes resultados para a sua empresa.
Conheça sua persona
O primeiro passo é conhecer o seu público, afinal de contas, são eles quem cão comprar seus produtos ou serviços e dirão se é bom ou não.
Para que as estratégias de Marketing Digital funcionem de maneira eficiente, é necessário conhecer profundamente a persona do negócio. Uma persona nada mais é do que uma representação semi fictícia do cliente ideal, com suas características, dores e desejos.
Se a sua empresa ainda não tem uma persona bem definida, é necessário definir quem é ela. Para fazer isso, são necessárias pesquisas, entrevistas e outros processos que possibilitem a obtenção de dados concretos.
Através desse conhecimento é que todas as ações serão desenvolvidas, de modo com que sejam realmente relevantes.
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Defina o orçamento
Com o seu público bem definido é possível passar para a próxima etapa do seu planejamento de marketing digital, que é a definição do orçamento da empresa. Uma das grandes vantagens do marketing digital é que os orçamentos necessários podem variar e ser adaptados para a realidade de cada empresa e em cada situação.
Tudo vai depender de quais mídias serão utilizadas na ação, qual o tipo de ação e o período que essa campanha de marketing digital ficará ativa.
Então o plano pode começar com um pequeno orçamento inicial para fazer testes. Quando você perceber que as ações estão trazendo bons resultados (leads, cliques ou tráfego para o seu site, por exemplo), é só aumentar o investimento. Caso contrário, faça um novo teste com outra segmentação e abordagem.
Defina os objetivos
Toda estratégia precisa de objetivos para serem alcançados e no marketing digital não é diferente. Essa etapa do planejamento é fundamental, pois, cada objetivo pode pedir uma estratégia diferente para a sua empresa.
Sendo assim, é necessário ter os objetivos em mente antes de colocar em prática suas ações e realizar o planejamento para otimizar o seu tempo e recursos.
Estabeleça objetivos principais que possam ser alcançados no curto, médio e longo prazo, com base na realidade da sua empresa e do seu orçamento.
Analise a concorrência
Analisar a concorrência é importante para saber quais são as ações de marketing digital que eles estão fazendo e como sua empresa pode fazer melhor para atrair a atenção do seu público.
Analisando essas ameaças e oportunidades, você conseguirá definir qual posicionamento tomar, quais conteúdos produzir e várias outras estratégias úteis para o seu plano de Marketing Digital.
Desenvolva um plano de ação
Depois de definir os objetivos, a persona e fazer uma grande análise da concorrência, é hora de desenvolver o planejamento.
Nele devem estar contidos os canais em que a empresa estará presente, os tipos de conteúdos a serem desenvolvidos, estilo de linguagem e outras informações que possibilitem um caminho bem estruturado.
Atualmente, existem diversas ferramentas de marketing digital que podem ser utilizadas, como as redes sociais, SEO, anúncios pagos, e-mail marketing e muito mais.
Basta escolher aquelas que mais combinam com os objetivos que sua empresa deseja alcançar e que caibam no seu orçamento. É importante lembrar que as estratégias e ferramentas de marketing digital não são excludentes, ou seja, uma pode complementar a outra e podem ser utilizadas juntas.
Monte um cronograma
O próximo passo é montar um cronograma com todas as ações e quando elas ocorrerão para que seja possível realizar um controle sobre tudo isso. Nele, deve conter a frequência de atualizações, a distribuição de conteúdos, os investimentos em mídias pagas, entre outros.
Monitore os resultados
Por fim, não basta apenas criar e desenvolver diversas ações se os gestores não realizarem um monitoramento frequente dos resultados para identificar quais são os pontos que precisam de melhorias e quais são aqueles que estão performando bem.
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Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas
Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento.
Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado.
Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.
Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.
Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.
Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada.
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