como criar um processo de vendas

Como criar um processo de vendas: 5 passos para a conversão

Não é novidade que o comportamento do consumidor está sempre mudando. As novas tecnologias têm mostrado novos clientes em potencial em diferentes plataformas de engajamento. E, para alcançá-los, deve-se promover um caminho estruturado de vendas.

Novas práticas requerem novidades, também, no modo de oferecer os serviços e produtos. Para que a sua empresa não fique para trás, é preciso atualizar o seu processo de vendas. Por isso, fique atento ao blog de hoje que falaremos tudo o que você precisa saber sobre como criar um processo de vendas e 5 passos para conseguir converter o cliente em lead. Acompanhe!

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O que é processo de vendas?

O processo de vendas é uma metodologia que consiste em passos estratégicos usados pela equipe de vendas para converter a prospecção em cliente. O objetivo do roteiro de vendas é, realmente, conseguir finalizar a compra. Dessa forma, ele precisa ser claro, objetivo e prático, para que todos do time possam, em qualquer momento, alcançar o sucesso por meio desse método. Além disso, deve conter um guia sobre resolução de problemas de clientes para que a jornada de compra deles seja excelente.

O caminho entre o cliente conhecer a empresa e tomar a decisão de adquirir o produto ou serviço deve ser conciso, não importando se a sua empresa elabora 4, 5 ou 9 etapas no processo de vendas. O foco deve estar na técnica de como criar um processo de vendas e colocar o cliente e suas necessidades como centro do atendimento.

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Qual a importância do processo de vendas?

Um planejamento estratégico de vendas conta com um processo organizado. Então, primeiramente, o maior valor de um processo de vendas é a organização de etapas. De nada adianta uma equipe comercial engajada para vender sem saber como se portar diante de uma prospecção. Muitos clientes são fidelizados já no atendimento de vendas, portanto, saber se comunicar claramente é imprescindível para esse processo.

Ter um guia de ações para vendas auxilia os colaboradores a atingirem resultados. Esses resultados aumentam a eficiência e a produtividade da empresa. Um novo vendedor pode atingir as metas de vendas mais rapidamente se ele tiver um manual que o ensine, por isso, o processo de vendas também auxilia no treinamento da equipe. Depois de entender a importância desse planejamento todo, saiba como criar um processo de vendas.

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Como criar um processo de vendas?

Há alguns conceitos fáceis de serem lembrados para construir um processo de vendas. Ele precisa trabalhar de forma escalável, mensurável, ser ensinável e replicável. De acordo com esse pensamento, separamos 5 passos para você aprender como criar um processo de vendas para a sua empresa especializado em conversão.

5 passos para a conversão

1- Preparação

O primeiro passo é preparar a pesquisa sobre quem é o seu cliente e sobre o produto ou serviço que você vai oferecer. É importante também pesquisar sobre os concorrentes, os problemas que, geralmente, os consumidores reportam e o que os levam a fechar negócio com a sua empresa. 

2- Prospecção

Defina um perfil ideal do cliente e faça uma base de informações com as perspectivas baseadas nele. Você pode encontrar potenciais clientes em mídias sociais, eventos, banco de dados de CRM. No momento de prospectar, lembre-se de se atentar às necessidades do cliente que serão sanadas com o seu produto ou serviço.

3- Avaliar as necessidades do cliente

Como dito no passo anterior, essa é uma etapa muito importante. Porque é nas dores do cliente que você trabalha trazendo a solução. Nessa avaliação, você acaba conhecendo profundamente as reais necessidades do cliente e começa a montar como mostrar a ele que você.

4- Apresentação

Nessa parte, você apresenta o seu produto ou serviço se embasando na etapa anterior. O que o seu cliente precisa? O seu produto ou serviço vai sanar todos os problemas dele. Também chamado de “pitch”, é um recurso valioso por ser um momento único para ganhar da concorrência apresentando tudo de melhor que a sua empresa tem a oferecer.

5- Fechamento

É aqui que a venda é realizada. Pode ser que haja objeções no caminho, por isso, é preciso aprender a vencê-las. Pense a partir do ponto de vista do cliente para compreender a situação em que ele se encontra. Essa empatia coloca o seu atendimento em maior conexão com o cliente, que poderá efetuar a compra.

Caso não haja empecilho algum, através do envio de uma proposta ou cotação, você poderá fechar a sua venda tranquilamente.

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