Passo a passo: como criar personas de marketing digital

Muitas empresas investem em tráfego pago ou orgânico e outras estratégias de marketing a fim de aumentar o número de conversões dentro dos seus funis de vendas. No entanto, há um passo antes da abordagem dos leads que é muita necessária para saber usar a linguagem correta e com as pessoas corretas: saber como criar personas.

De acordo com o estudo da Semrush, os resultados do marketing baseado em personas proporciona 100% de aumento nas visualizações de página por visita, cerca 900% de maior duração da visita no site e 171% de crescimento no ROI (Rendimento sobre Investimento). É evidente a diferença promovida nas empresas que dão prioridade para o marketing baseado em personas.

O importante da estratégia de marketing digital é entender como e quem é seu cliente para que possa chegar a solução correta e as dores principais deste mesmo cliente serem citadas com objetivo de sustentar a argumentação para driblar as objeções de vendas.

Continue a leitura deste artigo para saber qual como criar personas..

O que é a persona de marketing digital?

A persona consiste na concepção de cliente ideal do seu negócio, mas de maneira ainda mais profunda. Através dela, você constrói seu material de marketing com as perguntas certas e personalizadas para as dores deste cliente, assim como a apresentação do seu produto como o ideal.

Para identificar a sua persona, é interessante questionar:

  • Qual a faixa etária do cliente?
  • Qual tipo de conteúdo ele costuma consumir?
  • Em que redes ele atua para receber esse conteúdo?
  • Quais são seus interesses e seu comportamento como consumidor?
  • Quais são as principais dores do seu cliente, etc.

Lembrando que este cliente é aquele no qual sua equipe quer contatar para fechar a venda. Se for B2B, designe o negócio e qual cargo ele atua. 

Há ainda uma grande diferença entre o público-alvo. Este último tem uma chamada bem mais ampla que o último, pois se trata do perfil geral dos potenciais clientes ativos. 

Por exemplo: o seu público-alvo pode ser mulheres, entre 30-45 anos, mães de primeira viagem que se interessam pelo produto x que facilita a amamentação de bebês.

A persona é específica: Claúdia, 32 anos, mãe do seu primeiro filho, classe B, advogada, com uma rotina competitiva e bem metódica, possui muita dificuldade na hora de amamentar. A solução vem de encontro com as dores específicas desta persona.

 

Veja mais: Qual a importância da persona para estratégia de marketing de conteúdo?

Passo a passo de como criar personas

Para criar personas de marketing digital, é necessário conhecer bem o produto ou serviço no qual é oferecido pelo seu negócio para saber apresentar o diferencial. Em seguida, é importante estabelecer algumas perguntas para criação de personas:

  • Quais são as características físicas do seu cliente (faixa etária, sexo, classe social etc)?
  • Quais tipos de assunto ele se interessa?
  • Qual seu nível de escolaridade e instrução?
  • Que tipos de conteúdo ele consome e em quais canais?
  • Quais são seus objetivos, desafios e dificuldades?
  • Se for empresa B2B, qual o setor em que ele trabalha? E qual o seu cargo?

Ao definir o roteiro de perguntas, é importante fazer com que elas cheguem nos leads. De que forma? Por meio de uma pesquisa de campo ou mesmo formulários online. Assim, é possível fazer a coleta de dados.

Com os dados coletados, vamos para o próximo passo para saber como criar personas:

Elaboração de um perfil

Com as perguntas estipuladas, você consegue elaborar um perfil demográfico, socioeconômico, idade, e demais informações gerais que definem o público-alvo ativo da sua empresa.

Análise de dados

Por meio ainda dos dados coletados, as informações precisam ser analisadas para identificar o comportamento, interesse e dores da sua persona. Com isso, você conseguirá caracterizar melhor o seu cliente ideal.

Veja mais: Criação de personas de marketing e ICP: você sabe diferenciá-los?

 

Definição da persona

 

Por meio do seu cliente ideal, já se consegue definir a persona, seu comportamento, interesses, hobbies, hábitos e assim pensar em conteúdos e formas para se envolver com essa persona com o intuito de oferecer de forma personalizada a sua solução.

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  • Criação de cadência ativa automatizada
  • Criação de cadência ativa semiautomatizada
  • Criação de cadência de reengajamento
  • Teste A/B das cadências
  • Estratégia de conteúdo de acordo com funil e ICP
  • Personalização dos conteúdos por ICP
  • Caminho de conversão (Formulários, Workflow, E-mail)
  • Mineração dos leads (Inteligência comercial)
  • Geração de leads (ICP)
  • Gestão da plataforma de automação
  • Treinamento da plataforma
  • Estruturação de funil
  • SDR dedicado
  • Consultoria de outbound 

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