A educação a distância (EAD) é um dos segmentos que mais cresceram nos últimos anos. Porém, apesar do aumento na procura cada vez mais intenso, aprimorar a retenção de alunos não deixou de ser um desafio constante para as instituições de ensino, afinal fazer com que os estudantes concluam os cursos é algo que necessita de bastante esforço.
Dessa forma, é indispensável pensar em estratégias básicas que ajudem na fidelização dos alunos e, consequentemente, tornem a sua instituição de EAD um verdadeiro sucesso.
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Incentive a participação do aluno
Pensar em maneiras que ajudem a motivar os estudantes a participar ativamente das aulas é uma das principais soluções de retenção de alunos. Sendo assim, crie espaços para a interação entre os colegas e disponibilize fóruns, chats ou trabalhos em grupo, com o objetivo de construir laços entre eles, afinal essa interação social pode mudar bastante a experiência do aluno com o aprendizado.
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Aposte na tecnologia
Para garantir que as aulas não sejam chatas e entediantes, que resultarão no desinteresse do aluno pela instituição, aposte em tecnologias para que o conteúdo oferecido seja bem mais criativo e inspirador.
Use apresentações, gráficos, multimídia, chats, tutorias ao vivo, fóruns, redes sociais, softwares interativos, blogs: tudo o que for preciso para chamar a atenção dos alunos. Utilizar streaming de vídeo para transmitir aulas ao vivo também pode ajudar a consolidar conceitos de maneira instantânea e manter a atenção dos estudantes.
Também vale apostar em uma biblioteca digital que facilite os estudos e autonomia dos alunos. Um de nossos clientes, Minha Biblioteca, disponibiliza mais de 8 mil títulos para instituições de ensino de todo Brasil. Caso tenha interesse, entre em contato com eles.
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Ofereça um suporte presencial
Oferecer um espaço presencial para que os estudantes possam tirar suas dúvidas, se encontrar com os colegas para fazer as atividades em grupo e cuidar de questões burocráticas é uma alternativa excelente para a retenção de alunos na instituição de EAD, afinal muitas coisas não são facilmente resolvidas através de espaços virtuais.
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Encontre soluções para os problemas financeiros
Quando falamos em retenção de alunos, um dos maiores desafios é quando o estudante se encontra com problemas financeiros, tendo como solução abandonar o curso. Diante deste cenário, cabe à instituição encontrar maneiras de ajudar o estudante a cumprir com suas obrigações financeiras e dar continuidade aos estudos.
O incentivo por meio de bolsas de estudos, descontos nas mensalidades de acordo com o perfil do discente, financiamentos privados e renegociações da dívida pendente são maneiras eficientes e motivadoras.
Além disso, há também a possibilidade da instituição criar o seu próprio programa de crédito estudantil: enquanto oferece ao aluno uma forma de arcar com seu curso, como contrapartida ele é cobrado para ter bons rendimentos nos estudos.
Como o marketing digital facilita a retenção de alunos?
Um bom atendimento ao cliente não pode de jeito nenhum ser deixado de lado após a venda, portanto depois da matrícula realizada, o relacionamento com o estudante precisa ser ainda mais próximo e facilitado. Para isso, a instituição deve estar presente em diversos canais de comunicação, com disponibilidade para esclarecer dúvidas, receber comentários, sugestões, além de resolver problemas sempre que a solução estiver ao seu alcance.
Uma estratégia extremamente importante nesse contexto é apostar no marketing digital, que irá ajudar sua instituição de ensino na retenção de alunos de uma forma simples. Entre as mais utilizadas, estão as ferramentas como o e-mail marketing e o SMS. Além disso, a produção de conteúdo relevante para os alunos veiculado em posts de blogs e redes sociais também auxilia na construção de uma boa imagem e ajuda a conferir autoridade em determinados assuntos, além de manter os estudantes sempre atualizados e informados.
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