Uma das grandes vantagens do marketing digital é a possibilidade de medir resultados. No entanto, existem uma série de indicadores que uma consultoria de marketing digital precisa avaliar.
Quando falamos em mensuração de resultados, é comum as empresas associarem ao número de vendas obtidas. No entanto, eles vão muito além das conversões em venda.
É necessário avaliar todos os indicadores que envolvem a saúde do negócio, incluindo índices de satisfação, retenção, fidelização, aumento do ticket médio, entre outros. Todo planejamento estratégico de marketing digital deve ter os KPIs – indicadores-chave de performance – bem definidos.
Saber ler esses resultados e utilizá-los de forma estratégica é um desafio para qualquer consultoria de marketing digital, mas é essencial para avaliar a efetividade do que foi feito e identificar insights para otimizações.
A seguir, conheça as métricas que vão apresentar resultados reais para sua empresa!
As principais métricas aliadas da consultoria de marketing digital
Existem algumas métricas que oferecem indicadores-chave e garantem mais assertividade na gestão e planejamento do time de vendas. Veja, a seguir, as principais:
KPIs da área comercial:
- Total de leads por mês: total de oportunidades de venda;
- Quantidade de leads por mês por vendedor: nesse caso é monitorado o volume de leads que cada vendedor consegue entrar em contato por mês;
- Taxa de conversão de leads em oportunidades por vendedor: análise do desempenho individual de cada vendedor na qualificação dos leads;
- Classificação do lead (lead frio, lead morno, lead quente): essa análise permite identificar a qualidade dos leads e realizar uma previsão de vendas se já houver uma taxa de conversão média;
- Taxa de conversão de oportunidades em negócios fechados por vendedor: aqui é possível monitorar a performance de cada vendedor;
- Ticket médio de venda semanal: aqui é medido o total de vendas e o seu valor total;
- Média de duração do ciclo de vendas: com esse dado é possível identificar o tempo médio de duração do ciclo de vendas e criar estratégias para otimizá-lo;
- Leads não convertidos e motivo: as informações sobre os leads que não foram convertidos em venda também são importantes para o processo de aprendizagem sobre o público e a aplicação de melhorias;
- Leads futuros: essa é a previsão do novo ciclo de vendas, que deve integrar o planejamento estratégico;
- Taxa de conversão de vendas por vendedor: a relação de conversões por vendedor, em comparação com os leads obtidos;
- Taxa de conversão total: total de leads convertidos de toda a equipe;
- Quantidade de leads em aberto: ao analisar a quantidade de leads em aberto é possível agilizar o processo de venda;
- Quantidade de respostas aos e-mails no período: análise sobre a performance de campanhas de e-mail marketing;
- Tipos de respostas: também é possível avaliar o tipo de resposta aos e-mails, com o objetivo de adequar a estratégia;
- Personas e segmentos com melhores resultados no período: esse indicador possibilita identificar qual estratégia está oferecendo mais resultados.
A importância de investir em uma consultoria de marketing digital
Não há dúvidas de que o marketing digital é uma das principais fontes de negócios para diversas empresas, independente de seu segmento. No entanto, os gestores ainda encontram dificuldades em planejar as estratégias, implementar ações e medir os resultados.
É aí que entra a consultoria de marketing Digital, que possui as ferramentas e habilidades técnicas necessárias para facilitar todo o processo e garantir resultados efetivos.
A ASB Marketing, agência especializada em marketing digital, possui uma solução exclusiva que une inbound marketing e outbound marketing, com o objetivo de captar leads continuamente. Além disso, com a análise constante dos resultados, é possível apostar em melhorias constantes, tornando seus investimentos ainda mais eficientes.
Aproveite e veja como a nossa consultoria de marketing e inbound funciona. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco!