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4 dicas para migrar do Universal Analytics para o Google Analytics 4

À medida que a tecnologia avança e as necessidades dos profissionais de marketing se transformam, o Google Analytics também evolui para atender às demandas em constante mudança. Com a introdução do Google Analytics 4 (GA4), uma nova era de análise de dados e acompanhamento de métricas está se desdobrando.  

Neste guia abrangente, exploraremos o processo de configuração e migração para o GA4, fornecendo a você todas as informações necessárias para aproveitar ao máximo essa poderosa plataforma de análise. 

Ao longo deste guia, discutiremos passo a passo como configurar sua propriedade do UA para o GA4, aproveitando o assistente de configuração fornecido pelo Google. Exploraremos os recursos e configurações-chave do GA4, incluindo a instalação da tag de coleta de dados, a vinculação com o Google Ads e a definição de públicos-alvo para suas campanhas de marketing. 

Além disso, forneceremos cinco dicas valiosas para garantir uma migração tranquila, desde a manutenção simultânea do UA e do GA4 durante o processo de transição até a exportação dos dados históricos do UA e a realização de treinamentos para sua equipe. Compreender esses aspectos cruciais permitirá que você esteja preparado para lidar com os desafios e aproveitar ao máximo as melhorias trazidas pelo GA4. 

Confira: Como superar objeções comuns de clientes e como usar depoimentos e estudos de caso para aumentar a confiança do cliente 

Como configurar o GA4? 

Antes de migrar para o GA4, é crucial determinar se a sua propriedade será afetada. 

O Google criou um assistente de configuração para facilitar a migração da sua propriedade do UA para o GA4. Siga os passos abaixo: 

  1. Acesse analytics.google.com e faça login na sua conta do Google Analytics. 
  2. No menu, vá para a seção “Administrador” e acesse “Propriedade”. 
  3. Clique em “Assistente de configuração do GA4”. 
  4. No Assistente de Configuração, clique em “Criar uma nova propriedade do Google Analytics 4” (isso irá associar a nova propriedade do GA4 à propriedade do UA, e ambas continuarão a coletar dados até o fim do suporte ao UA). 
  5. Em seguida, vá para a sua propriedade do GA4 e siga as configurações sugeridas pelo assistente, como instalar a tag para coletar dados, vincular a propriedade ao Google Ads e definir públicos-alvo para as campanhas de marketing. 

Para obter informações detalhadas sobre todos os passos, o Google fornece orientações sobre a mudança para o Google Analytics 4 em uma página específica. Você também pode encontrar orientações de migração para o GA4 voltadas para desenvolvedores. 

 

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4 dicas para migrar para o Google Analytics 4:  

Exporte os dados para o GA4 

A partir de 1º de julho de 2023, o Universal Analytics deixou de registrar novos dados. Após essa data, você poderá acessar os dados da sua propriedade no UA por mais 6 meses. Portanto, é importante exportar os dados históricos do Universal Analytics para ter um backup e não perder o histórico. Veja aqui como exportar seus relatórios. 

Vincule suas ferramentas com o GA4  

As integrações existentes entre o Universal Analytics e o Google Ads, bem como outras ferramentas do Google (como o Data Studio), serão perdidas durante a migração. Portanto, depois de configurar o GA4, é necessário vincular novamente essas ferramentas ao Google Analytics para garantir o fluxo correto de dados. 

Procure outras opções para o AMP 

O GA4 não oferece suporte às páginas AMP (Accelerated Mobile Pages), pois existem outras soluções mais eficientes para acelerar o carregamento de páginas em dispositivos móveis. Se a sua empresa utiliza páginas AMP, é recomendado começar a utilizar outras formas de otimização, como páginas responsivas. 

Ofereça treinamento para sua equipe 

Considere a possibilidade de fornecer treinamento para a sua equipe. O GA4 exigirá que os profissionais passem por uma curva de aprendizado para aproveitar todo o seu potencial. Portanto, investir na capacitação dos colaboradores tende a trazer bons resultados. 

As melhorias do GA4 são essenciais para tomar decisões mais inteligentes no marketing. Para obter mais informações sobre esse assunto, assista à gravação do webinar em que discutimos a importância dos dados para um marketing mais eficiente.” 

 

Saiba mais: O papel da nutrição de leads na conversão de vendas 

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Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento.  

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado.  

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal. 

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas. 

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing. 

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada.  

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