buyer persona para b2b

Passo a passo para criar buyer persona para B2B

Com certeza você já ouviu falar em buyer persona para B2B, não é? Esse conceito é fundamental para que uma empresa consiga identificar quem são seus clientes ideais, quais os assuntos de interesse, cargo e muitas outras informações relevantes que podem auxiliar na hora da sua estratégia de marketing ou de vendas.

Por isso, saber como criar uma buyer persona para B2B é tão importante, afinal, sem saber quem são os seus clientes, sua empresa não saberá como vender seus produtos.

Assim, neste artigo, preparamos um guia completo com o passo a passo para sua equipe desenvolver uma buyer persona para B2B e conseguir alavancar os resultados da sua empresa. Confira.

Saiba mais: Ferramentas de prospecção de clientes para utilizar na sua empresa B2B

 

O que é buyer persona B2B?

Primeiro, antes de acompanhar o passo a passo da criação, vamos entender o que é uma buyer persona B2B.

De maneira geral, podemos dizer que a buyer persona é a junção de todas as características do seu público-alvo em um personagem fictício, que tem como objetivo humanizar suas pesquisas de mercado, dados do CRM, nas redes sociais e de outras plataformas. Com isso, todas essas informações ficam reunidas em um único lugar, representando qual seria a expressão do melhor cliente que a sua empresa poderia esperar.

Essas informações serão utilizadas para que a equipe possa criar as melhores ações e estratégias para aumentar as chances de sucesso e conversão da sua empresa.

A parte B2B quer dizer Business to Business e mostra que esta buyer persona será utilizada por uma empresa que vende produtos e serviços para outras empresas, por exemplo, uma agência de publicidade é um negócio B2B.

 

Confira: Marketing de atração: Exemplos para usar na sua empresa

 

Como desenvolver buyer persona B2B?

Muitas empresas possuem dificuldades para desenvolver a sua buyer persona B2B ideal. Apesar de ser um trabalho que demanda muitas análises, pesquisas e tempo, ele está longe de ser uma atividade impossível de ser realizada. 

Por isso, não se preocupe, vamos mostrar um passo a passo com as principais etapas e informações que a sua buyer persona precisa ter para sua equipe obter os melhores resultados.

 

1- Defina as informações essenciais para sua buyer persona

A princípio, você pode levantar as informações básicas, como gênero, idade, cargo. Caso sua empresa só atenda determinada área geográfica é importante delimitar esse local, etc.

Depois, é possível avançar para outras informações, como interesses, o que faz no tempo livre, se tem filhos, estado civil, etc.

No começo, essas informações podem parecer estranhas, mas, com esses dados, sua equipe de marketing consegue criar conteúdos relevantes e que realmente interessam a essas pessoas, além de desenvolver anúncios e campanhas que vão encontrar exatamente as buyer personas que você precisa.

 

2- Faça pesquisas

Depois de definir quais são as características ideais que você precisará identificar, chegou o momento de realizar pesquisas de mercado para entender a realidade do seu público. Essa é uma etapa muito importante, pois, muitas empresas, acreditam que sabem qual a persona ideal sem realizar um estudo aprofundado com os clientes e acabam tendo resultados muito diferentes da realidade e não conseguem performar como gostariam.

Para que essas informações sejam o mais atualizadas possível, você pode criar pesquisas de interesse, formulários de feedbacks, usar ferramentas como o Analytics para coletar essas informações, etc.

Com tudo isso em mãos, é o momento de colocar no papel e, realmente, montar qual é a buyer persona B2B ideal.

Leia também: Como montar uma estratégia de marketing digital eficiente?

 

3- Crie sua buyer persona

Agora, você deve preencher aquelas informações que você levantou no primeiro passo, com as principais respostas das pesquisas do nosso segundo passo.

Ou seja, identificar qual é a média de idade dos seus clientes, qual o gênero das pessoas que mais compram, etc.

Por fim, é muito recomendável que você dê um nome e até uma foto para essa persona, para que ela fique o mais humanizada possível.

 

4- Desenvolva suas ações

Após definir as informações, é o momento de começar a criar as ações e campanhas com base nesses dados. Como falamos anteriormente, é possível utilizar essas características para criar anúncios online em redes sociais ou no Google, desenvolver conteúdos relevantes em blogs, e-mail marketing, etc.

 

5- Faça análises constantes

É importante que essas buyer personas B2B estejam sempre em análise, para ver se elas ainda representam o seu público ideal ou se necessitam de alguma mudança, por isso, continuar suas pesquisas e acompanhamento é fundamental para o sucesso das suas estratégias.

 

Acesse: Qual a taxa de conversão de vendas ideal?

 

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Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

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