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Inteligência comercial: como usar os dados para aumentar suas vendas

As novas tecnologias transformaram as empresas e abriram novas oportunidades de negócios e soluções para aumentar a produtividade e a eficiência de muitas empresas. A inteligência comercial é uma delas.

Através dessa metodologia é possível utilizar a tecnologia para entender os ambientes competitivos, oportunidades e desafios e envolve coletar, analisar e interpretar informações sobre concorrentes, clientes, produtos e outros fatores de mercado.

Tudo isso com o objetivo de aumentar a competitividade da sua empresa, através de processos de decisões estratégicos e assertivos.

Atualmente, gera-se milhões de dados e informações por segundo no mundo inteiro e, uma das melhores e mais eficientes estratégias, é utilizar esses dados para tomar as melhores decisões para aumentar os resultados da sua empresa.

Sendo assim, neste artigo, falaremos sobre como sua empresa pode utilizar esses dados gerados através da inteligência comercial para alavancar suas vendas e o sucesso do seu negócio. Confira!

O que é inteligência comercial?

Para começarmos a entender como utilizar a inteligência comercial para gerar dados e usar esses dados para aumentar as vendas da sua empresa, veremos com mais detalhes o que é inteligência comercial.

Esse conceito define-se como o processo de análise, transformação e apresentação de dados através do uso de tecnologias de ponta.

Ela usa uma grande variedade de ferramentas, aplicativos e métodos, incluindo mineração de dados, processamento analítico online, consultas, relatórios e análise de risco, para proporcionar todas as informações necessárias para a sua tomada de decisão.

Com todas essas informações, é possível acertar mais ao utilizar dados relevantes, atualizados e confiáveis.

Podemos resumir a inteligência comercial como qualquer informação com a qual você possa trabalhar para aumentar a probabilidade de uma venda. 

Já que essas informações fornecem às equipes de vendas melhores insights sobre quem exatamente elas estão prospectando e permite que elas formem estratégias de abordagem ao cliente para aumentar os resultados favoráveis. 

Qual a importância da inteligência comercial para as vendas?

Sendo assim, qual é a importância de utilizar a inteligência comercial nas vendas da sua empresa?

Para uma empresa, coletar e analisar uma certa quantidade de informações de uma só vez é a principal vantagem que a inteligência comercial proporciona.

Com ela, você obtém informações e visibilidade de seus processos de negócios para poder identificar dados incorretos ou obsoletos, eliminar duplicatas e criar relatórios de indicadores-chave de desempenho (KPI) que ajudam a tomar decisões estratégicas de negócios.

Confira alguns dos benefícios que a inteligência comercial pode proporcionar para sua empresa.

Competitividade

Uma das principais razões de utilizar a inteligência comercial é no aumento da competitividade no mercado. Isso acontece porque sua empresa consegue identificar pontos de melhorias em diversos setores, como, por exemplo: mudança nas necessidades, políticas de preços dos concorrentes, novidades, identificar ameaças ou oportunidades, tendências, investimentos, etc.

Ao analisar todas essas informações, as decisões embasadas permitem que sua empresa melhore o seu posicionamento no mercado e garante uma alta competitividade com os seus concorrentes.

Fidelização de clientes

Além disso, com a inteligência comercial, você analisa a fundo seus clientes, obtendo informações que ajudam sua equipe comercial a identificar oportunidades de melhoria, fazer as mudanças necessárias, antecipar as dores dos compradores e prestar-lhes um serviço de excelência que os satisfaça.

Com todas essas ações, os clientes terão experiências satisfatórias com sua empresa e, consequentemente, lembrarão dela ao realizar as próximas compras.

Maior produtividade

Usa-se, também, a inteligência comercial no processo de seleção e análise dos dados, fazendo com que as atividades rotineiras sede maneira muito mais rápida do que em comparação com tarefas manuais ou não estruturadas. 

Assim, ao utilizar a inteligência comercial, os processos tornam-se mais ágeis e eficazes, enquanto os custos são significativamente reduzidos, obtendo-se alta eficiência empresarial.

Como usar dados para aumentar suas vendas?

A inteligência comercial extrai diversos dados da sua empresa, porém, muitos deles não são relevantes para otimizar suas vendas. Por isso, separamos algumas das principais métricas e dados que você precisa analisar para alavancar suas vendas.

Alguns dos dados mais importantes são referentes ao mercado, como: O perfil demográfico e de consumo dos clientes, os aspectos tangíveis e intangíveis envolvidos nas decisões de compra, tendências em sua área e segmento de atuação.

Analise e estude bem a sua concorrência, para que você tome as decisões mais assertivas e estratégicas para melhorar sua competitividade no mercado.

Porém, também é de extrema importância realizar estudos e análises sobre os números alcançados pela própria empresa. Alguns desses dados são: taxa de cancelamento, valor do ciclo de vida do cliente, ticket médio, satisfação dos clientes e taxas de conversão.

Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas

Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento. 

Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado. 

Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.

Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.

Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.

Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada. 

Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.

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