Vender o seu produto ou serviço é o objetivo principal de qualquer empresa. Quanto mais negócios fechados, mais lucro você alcança, mais investimentos na própria empresa você faz e, consequentemente, maior será a sua capacidade de atender um número maior de clientes. Mas, com isso, vem também os desafios de vendas.
Porém, vender não é uma tarefa fácil. De acordo com uma pesquisa feita pelo Hubspot, em 2021, 40% das empresas não conseguiram bater suas metas de vendas.
Podemos entender esse número como resultado de diversos fatores e dificuldades que as equipes de vendas encontram no dia a dia. Desde processos burocráticos que aumentam o ciclo de vendas, até o aumento na concorrência.
Tudo isso pode influenciar na taxa de conversão da sua empresa. Mas não se preocupe muito, é possível contornar essas dificuldades e obter resultados muito melhores.
Por isso, separamos alguns dos principais desafios de vendas que sua empresa pode estar enfrentando ou enfrentará em algum momento, além disso, vamos mostrar como superar esses obstáculos.
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6 desafios de vendas e como superá-los
1- Ciclo de vendas muito longo
O primeiro desafio é enfrentar ciclos de vendas muito longos. Para aqueles que não estão familiarizados com o termo, ciclo de vendas nada mais é do que o período que leva desde o início das conversas com um cliente até o fechamento dessa venda.
Quando falamos em empresas B2B, esse tempo demora ainda mais, já que os produtos e serviços exigem mais análises e período de consideração por parte dos clientes, além de todo o processo burocrático que envolve o fechamento de um negócio.
Algumas formas de superar esse desafio é identificando gargalos no seu processo de vendas, tente entender onde é gasto mais tempo e como é possível diminuir esse tempo sem prejudicar todo o processo.
Além disso, com leads mais qualificados é possível diminuir o ciclo de vendas, já que eles estão mais cientes do assunto e já estão em etapas mais avançadas no funil de vendas, sendo mais propícios a fechar negócios com você rapidamente.
2- Falta de colaboração entre vendas e marketing
Outro grande desafio que muitas empresas enfrentam é na hora de fazer com que os setores de marketing e vendas trabalhem juntos. Contar com a colaboração destes dois setores tão importantes é fundamental para o sucesso das suas estratégias e da sua empresa.
Um estudo realizado pela empresa Marketo, revelou que apenas 31,2% das empresas possuem os setores de marketing e vendas alinhados e trabalhando em colaboração. Além disso, 39,4% das empresas com equipes comercial e marketing alinhadas alcançaram um crescimento de receita de mais de 20% em comparação com apenas 10,8% das equipes desalinhadas.
Uma alternativa para melhorar a colaboração entre essas duas áreas é através do uso de ferramentas como CRM, que permitem a integração dos setores, ou um software de gestão de clientes.
3- Gerar leads qualificados
Já comentamos sobre isso no item 1, encontrar leads qualificados é um grande desafio de vendas para as empresas. Esses leads são aqueles que já possuem interesse e conhecimento sobre a sua solução e, normalmente, são mais tranquilos de fechar negócio.
Gerar leads qualificados não é uma tarefa fácil, seja por falta de tempo ou pela equipe precisar bater metas de leads sem, necessariamente, se preocupar se são ou não qualificados.
Para resolver esse problema, uma dica é criar uma buyer persona, para que seja mais fácil de identificar aqueles clientes que se encaixam melhor no perfil de clientes da sua empresa. Além disso, uma técnica que pode ser utilizada é a definição de critérios de pontuações para os leads.
Confira: Saiba como prospectar clientes para o público-alvo certo
4- Quantidade de dados
Um dos maiores desafios de vendas é lidar com a grande quantidade de dados que são produzidos durante todo o processo de vendas, prospecção, etc.
Por um lado, esse número de informações é muito útil, já que permite tomar decisões assertivas e com embasamento em dados reais. Porém, ao mesmo tempo, muita informação pode confundir e dificultar na hora de colocar seus planos em prática.
Para solucionar esse problema, é importante que você defina quais são as métricas mais importantes de vendas para a sua empresa e aqueles indicadores que podem auxiliar a identificar essas métricas.
5- Vendas sociais
As vendas sociais são uma ótima forma de encontrar novos clientes e fechar negócios, mas também pode ser um grande desafio para muitos vendedores. Isso porque, muitas empresas não utilizam as redes sociais para vendas, mas apenas para trabalhar a imagem da marca.
Você pode participar de grupos de pessoas que possuem interesse na sua empresa e produto, compartilhando conteúdos relevantes, interagindo e, no momento certo, entrando em contato para tentar fechar negócio.
6- Retenção de clientes
Por último, um dos grandes desafios de vendas é a retenção de clientes. Isso acontece, pois sua empresa pode estar pecando no quesito pós-venda.
Para resolver esse problema, é necessário que seu time comercial realize um acompanhamento com os clientes, recebam feedbacks e ofereçam suporte para que esses clientes possam continuar na empresa durante muito tempo.
Saiba mais: Como desenvolver um bom plano de captação de clientes e aumentar as vendas
Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas
Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento.
Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado.
Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.
Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.
Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.
Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada.
Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.
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