Metas e objetivos de vendas são indicadores que mostram ao seu time comercial quais resultados a empresa espera alcançar com eles. Fazer essa definição é extremamente importante para servir de guia para toda a equipe de venda, além de funcionar como um incentivo para que os colaboradores melhorem o seu desempenho e consigam bater mais metas e objetivos.
Elas representam todo o planejamento estratégico necessário para um alto desempenho na hora de vender e fechar negócios. Sendo assim, é necessário realizar a definição de papéis, prazos e objetivos para serem alcançados. Mas é importante lembrar que as metas e objetivos de vendas precisam ser realistas e estarem de acordo com a realidade da empresa.
Outra vantagem da definição de metas e objetivos de vendas é que elas ajudam sua empresa a crescer, pois, quanto maior forem as metas alcançadas, consequentemente, maior será o seu lucro.
Por isso, neste artigo, você irá entender um pouco sobre as metas e objetivos de vendas, quais são os principais tipos e como estabelecer metas de maneira fácil e efetiva.
Quais os tipos de metas de vendas?
A primeira coisa que vamos entender é quais os tipos de metas e objetivos de vendas que sua equipe comercial pode utilizar. Existem diversas metas, por isso, separamos algumas que irão facilitar a sua vida na hora de definir objetivos realistas.
Essas metas podem ser utilizadas tanto em equipe quanto individualmente, além disso, elas podem ser validas de acordo com o período definido, por exemplo, metas mensais, semanais, trimestrais, anuais, etc.
Dito isso, vamos para alguns exemplos de metas e objetivos de venda.
Número de clientes fechados
Essa meta define quantos clientes novos devem ser adquiridos no período estabelecido. Ela pode ser uma meta individual de cada vendedor ou uma meta que toda a equipe de vendas precisa superar.
Meta de receita
Essa métrica é responsável por definir qual a nova receita que deve ser obtida.
Leads convertidos
Essa meta define um número ou percentual de novos clientes a serem conquistados.
Ligações diárias
Define um número de ligações que cada vendedor deve realizar por dia na tentativa de fechar novos negócios e converter clientes.
Agendamento de reuniões
Essa meta é responsável por estabelecer um número de reuniões que devem ser marcada a fim de aumentar a taxa de conversão da empresa.
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Como estabelecer metas de vendas em apenas 4 passos
Agora que você já sabe o que são metas e objetivos de vendas e quais são os principais tipos que sua equipe comercial pode utilizar, vamos mostrar como você consegue estabelecer metas realistas e efetivas em apenas 4 passos.
Tenha um objetivo claro
A primeira coisa que você precisa fazer é ter um objetivo muito claro do que você quer alcançar com essa meta, por exemplo: por que essa meta está sendo criada? Qual crescimento preciso gerar para a empresa alcançar esses números?
Essas respostas servirão como um guia para definir as melhores metas e objetivos que façam sentido com a sua empresa, mas que sejam desafiadoras e façam a diferença no seu negócio.
Faça uma análise do mercado
O segundo passo é realizar um estudo de mercado para identificar peculiaridades e os momentos ideais para o seu negócio.
Isso é importante porque não adianta você querer cobrar resultados muito maiores da sua equipe comercial se o setor do seu negócio não comporta esses resultados ou você está passando por uma sazonalidade que faz com que as vendas diminuam nesse período.
Saber isso é fundamental para definir metas e objetivos de vendas justas e realistas.
Verifique os indicadores de venda
As metas e objetivos de vendas futuras devem ser baseadas em resultados atingidos anteriormente. Afinal, a ideia é conseguir vender cada vez mais ou, no mínimo, não diminuir esse volume.
Por isso, é importante que, antes de defini-las, veja seus indicadores de vendas anteriores, analise períodos que geraram mais ou menos vendas, entre outros pontos que podem servir como base para a nova definição.
Considere a capacidade de entrega do time
Por último, deve ser considerada a capacidade da empresa e o tamanho da sua equipe comercial. Não adianta nada você colocar metas muito altas se você possui uma equipe com apenas 2 vendedores.
Além disso, mesmo que seu time de vendas comporte essas métricas, não é bom para a empresa se os vendedores – na tentativa de bater metas – venderem um serviço que a equipe não consegue entregar.
Saiba mais: Como desenvolver um bom plano de captação de clientes e aumentar as vendas
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Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado.
Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.
Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.
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