Todo mundo sabe que a prospecção de clientes é essencial para o sucesso de uma empresa. Sem a realização dela, você não consegue encontrar novos clientes, consequentemente, não é possível fechar novos contratos.
Por isso, existem muitas ferramentas e estratégias que tem como objetivo auxiliar e facilitar na hora de realizar a prospecção de clientes, entre elas iremos falar das listas de prospecção.
Elas garantem que você tenha todos os nomes e informações essenciais para que sua equipe comercial consiga entrar em contato com esses prospects para tentar vender seus produtos e soluções para eles.
Porém, muitos podem achar que montar a sua própria lista de prospecção é difícil. Na verdade, qualquer um pode fazer utilizando apenas o Google e algumas dicas que iremos dar neste artigo.
Por isso, se você quer saber como montar uma lista de prospecção usando o Google, continue a leitura até o final.
Leia também: Gestão de vendas: como calcular os resultados da sua área comercial B2B
O que é lista de prospecção?
Antes de começar é importante entender o que é uma lista de prospecção. Como já falamos anteriormente, a prospecção é o ato de encontrar clientes em potencial para que sua equipe de comercial possa entrar em contato e tentar fechar negócio.
Sendo assim, uma lista de prospecção é composta por todas as informações relevantes sobre os prospects (clientes em potencial) que você encontrar. Por exemplo, informações para contato, área de atuação, possíveis dificuldades e como suas soluções podem ajudar na resolução destes problemas, etc.
É importante ressaltar que o ideal é que sua empresa monte a própria lista de prospecção. É possível encontrar listas prontas na internet, mas elas podem não ser úteis para o seu segmento de negócios.
Por isso, para evitar desperdício de tempo, energia e até dinheiro, montar uma lista própria, com aqueles clientes que realmente tenham interesse na sua empresa é a melhor solução.
Sendo assim, vamos entender como criar uma lista de prospecção usando o Google.
Confira: Saiba como prospectar clientes para o público-alvo certo
Como usar o Google para montar sua lista de prospecção
Para que você consiga criar sua própria lista de prospecção usando apenas o Google, vamos apresentar algumas dicas e hack que talvez você não conheça. Olha só!
Tenha um perfil de cliente ideal bem definido
Antes de qualquer coisa é importante que você já tenha definido o perfil de cliente ideal da sua empresa. Isso permite que você identifique quem tem mais possibilidades de fechar negócio com você, os tipos de clientes que tem mais interesse em cada solução e etc.
Fazendo isso, você aumenta a taxa de fechamento de negócios da sua empresa e evita que sua equipe comercial precise ficar gastando energia e tempo com reuniões que não trarão nenhum resultado.
Quando falamos em empresas B2B é importante considerar aspectos como setor em que o potencial cliente atua, porte da empresa, localização, tipos de solução comercializada, demografia do público-alvo, etc.
Estude o mercado
A próxima etapa é estudar o cliente e o mercado dele. Se você quer convencê-lo de fechar negócio com você, é extremamente importante que esteja preparado com todas as informações sobre ele e seus concorrentes.
Isso ajuda na hora de apresentar soluções que podem ser úteis para eles e ainda mostra que sua equipe fez um bom trabalho preparatório.
Use as técnicas de pesquisa
Agora, sim, vamos apresentar as dicas de pesquisa no Google. Quando você tiver o perfil de clientes bem definido, você pode utilizar o Google para encontrar empresas que se encaixem neste perfil.
Para isso, você pode usar algumas técnicas avançadas de busca.
- Use o termo entre aspas: uma dica é usar os termos que você quer procurar entre aspas, por exemplo: “loja de informática” e “São Paulo”. Fazendo isso, os resultados serão apenas aqueles que tiverem correspondência exata com as palavras escritas, retornando apenas informações de lojas de informática em São Paulo.
- Utilize o asterisco: o asterisco funciona como uma espécie de espaço curinga na pesquisa do Google e pode substituir palavras durante sua pesquisa.
- Faça pesquisas dentro de sites: existe uma forma de realizar buscas diretamente dentro de sites através da barra de busca do Google basta pesquisar “site:dominio.com” sem as aspas e preencher com o restante da busca.
Com essas dicas é possível fazer diversas pesquisas que retornarão clientes em potencial para você criar a sua própria lista de prospecção.
Saiba mais: Como desenvolver um bom plano de captação de clientes e aumentar as vendas
Conte com a ASB Marketing para aumentar suas vendas
Se você deseja implementar estratégias para geração de demanda na sua empresa, é de suma importância começar com o planejamento.
Nesse cenário, entenda qual é o seu público, comportamento online, preferências e, principalmente, faça uma análise dos seus concorrentes e das demandas atuais do mercado.
Em seguida, entenda como o seu processo de vendas funciona e quais são as características que precisam ser alteradas para atender o perfil do seu cliente ideal.
Além disso, é fundamental ter em mente que a geração de demanda não ocorre apenas por mídia pagas, muito pelo contrário, as ações de Inbound Marketing (Marketing de Atração) e Geração de Demanda geram resultados bastante vantajosos para as organizações quando bem empregadas.
Por fim, você pode contar com uma empresa experiente na área de marketing e vendas para apoiar a implementação dessas estratégias, como a ASB Marketing.
Com as melhores metodologias e ferramentas inovadoras, a ASB Marketing encontra o seu cliente ideal e o qualifica por meio de uma cadência de e-mails totalmente automatizada e personalizada.
Quando o lead chega na fase de decisão de compra, apenas repassamos ao seu time comercial fechar a negociação. Com isso, garantimos aumento das vendas, redução do ciclo comercial, otimização de custos e apoio na expansão dos negócios a longo prazo.
Deseja saber mais? Acesse agora mesmo e veja como a ASB Marketing pode ajudar sua empresa!