Muitas empresas investem em tráfego pago ou orgânico e outras estratégias de marketing a fim de aumentar o número de conversões dentro dos seus funis de vendas. No entanto, há um passo antes da abordagem dos leads que é muita necessária para saber usar a linguagem correta e com as pessoas corretas: saber como criar personas.
De acordo com o estudo da Semrush, os resultados do marketing baseado em personas proporciona 100% de aumento nas visualizações de página por visita, cerca 900% de maior duração da visita no site e 171% de crescimento no ROI (Rendimento sobre Investimento). É evidente a diferença promovida nas empresas que dão prioridade para o marketing baseado em personas.
O importante da estratégia de marketing digital é entender como e quem é seu cliente para que possa chegar a solução correta e as dores principais deste mesmo cliente serem citadas com objetivo de sustentar a argumentação para driblar as objeções de vendas.
Continue a leitura deste artigo para saber qual como criar personas..
O que é a persona de marketing digital?
A persona consiste na concepção de cliente ideal do seu negócio, mas de maneira ainda mais profunda. Através dela, você constrói seu material de marketing com as perguntas certas e personalizadas para as dores deste cliente, assim como a apresentação do seu produto como o ideal.
Para identificar a sua persona, é interessante questionar:
- Qual a faixa etária do cliente?
- Qual tipo de conteúdo ele costuma consumir?
- Em que redes ele atua para receber esse conteúdo?
- Quais são seus interesses e seu comportamento como consumidor?
- Quais são as principais dores do seu cliente, etc.
Lembrando que este cliente é aquele no qual sua equipe quer contatar para fechar a venda. Se for B2B, designe o negócio e qual cargo ele atua.
Há ainda uma grande diferença entre o público-alvo. Este último tem uma chamada bem mais ampla que o último, pois se trata do perfil geral dos potenciais clientes ativos.
Por exemplo: o seu público-alvo pode ser mulheres, entre 30-45 anos, mães de primeira viagem que se interessam pelo produto x que facilita a amamentação de bebês.
A persona é específica: Claúdia, 32 anos, mãe do seu primeiro filho, classe B, advogada, com uma rotina competitiva e bem metódica, possui muita dificuldade na hora de amamentar. A solução vem de encontro com as dores específicas desta persona.
Veja mais: Qual a importância da persona para estratégia de marketing de conteúdo?
Passo a passo de como criar personas
Para criar personas de marketing digital, é necessário conhecer bem o produto ou serviço no qual é oferecido pelo seu negócio para saber apresentar o diferencial. Em seguida, é importante estabelecer algumas perguntas para criação de personas:
- Quais são as características físicas do seu cliente (faixa etária, sexo, classe social etc)?
- Quais tipos de assunto ele se interessa?
- Qual seu nível de escolaridade e instrução?
- Que tipos de conteúdo ele consome e em quais canais?
- Quais são seus objetivos, desafios e dificuldades?
- Se for empresa B2B, qual o setor em que ele trabalha? E qual o seu cargo?
Ao definir o roteiro de perguntas, é importante fazer com que elas cheguem nos leads. De que forma? Por meio de uma pesquisa de campo ou mesmo formulários online. Assim, é possível fazer a coleta de dados.
Com os dados coletados, vamos para o próximo passo para saber como criar personas:
Elaboração de um perfil
Com as perguntas estipuladas, você consegue elaborar um perfil demográfico, socioeconômico, idade, e demais informações gerais que definem o público-alvo ativo da sua empresa.
Análise de dados
Por meio ainda dos dados coletados, as informações precisam ser analisadas para identificar o comportamento, interesse e dores da sua persona. Com isso, você conseguirá caracterizar melhor o seu cliente ideal.
Veja mais: Criação de personas de marketing e ICP: você sabe diferenciá-los?
Definição da persona
Por meio do seu cliente ideal, já se consegue definir a persona, seu comportamento, interesses, hobbies, hábitos e assim pensar em conteúdos e formas para se envolver com essa persona com o intuito de oferecer de forma personalizada a sua solução.
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- Criação de cadência ativa automatizada
- Criação de cadência ativa semiautomatizada
- Criação de cadência de reengajamento
- Teste A/B das cadências
- Estratégia de conteúdo de acordo com funil e ICP
- Personalização dos conteúdos por ICP
- Caminho de conversão (Formulários, Workflow, E-mail)
- Mineração dos leads (Inteligência comercial)
- Geração de leads (ICP)
- Gestão da plataforma de automação
- Treinamento da plataforma
- Estruturação de funil
- SDR dedicado
- Consultoria de outbound
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