O processo de vendas é interligado ao sucesso do negócio. Dentro dele encontramos o fluxo que venda, que é o responsável por gerar interesse no consumidor, atraí-lo e mostrar que é aquela solução a ideal para a sua necessidade.
Conforme pesquisa da Hubspot, 70% das empresas têm como prioridade máxima gerar mais negócios. Aumentar a receita é fundamental para qualquer instituição se manter no mercado e cumprir seus objetivos a curto, médio ou longo prazo.
Pela área comercial possuir processos de alta prioridade nas empresas, as instituições estão sempre em busca de torná-los mais ágeis e eficientes, para que, assim, consigam vender mais. Para isso, contam vendedores especializados e estratégias de vendas alinhadas com o futuro que o negócio deseja ter.
Organizar essas atividades do funil de vendas em um bom planejamento pode ser bastante trabalhoso, por isso, mostraremos como fazer um fluxo de venda para vender mais em nosso blog de hoje. Acompanhe!
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O que é um fluxo de venda?
O fluxo de venda é um procedimento que apresenta todos os processos de venda em seus mínimos detalhes, bem como o que cada colaborador realiza na atividade. Ao possuir um fluxo de venda claro, a equipe saberá como realizar as tarefas para que a empresa atinja o sucesso. Ele precisa ser:
- Ensinável: deve ser compreendido por todos os membros da equipe comercial
- Escalável: apresentar condições para crescer de forma uniforme e aumentar a demanda
- Mensurável: possuir indicadores claros para previsão e análise dos resultados
- Previsível: apresentar expectativas claras dos resultados
Ao tornar o seu fluxo de venda mais eficiente, seu negócio terá benefícios como:
- Etapas de vendas ordenadas
- Visão clara da jornada do cliente
- Definição de técnicas para cada etapa do funil de vendas
- Redução de erros
- Consumidor como centro da ações
- Trabalho mais fácil de ser realizado
Cada etapa é fundamental para que o fluxo de vendas seja mais produtivo. São elas:
- Prospecção: captação de novos leads
- Qualificação: análise do nível de interesse
- Apresentação: apresentação da empresa para o lead
- Consideração: o lead está se decidindo
- Negociação: o cliente deseja comprar seus produtos
- Fechamento: o cliente realizou a compra
- Pós-venda: transformar o cliente em um fiel consumidor.
No tópico a seguir, explicaremos como fazer um fluxo de venda para vender mais.
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Como fazer um fluxo de venda para vender mais?
Já vimos como esse processo é importante para a sua área de vendas. Por isso, vamos ensinar como fazer um fluxo de venda otimizado para que gere mais resultados para o seu negócio. Confira abaixo:
1- Identificar as necessidade do público
O primeiro passo é entender porque o público busca o seu produto ou serviço. Pensar nos detalhes de “qual cliente deseja o meu produto?” ou “em que ocasião ele procurará pelo meu produto?” faz com que fique mais fácil criar estratégias para engajar os leads interessados.
Para isso, realize uma pesquisa de mercado a fim de conhecer melhor antes do atendimento.
2- Monitorar a taxa de conversão
Esse indicador é o que vai guiar a sua empresa rumo ao sucesso. Ele serve para mostrar se as estratégias adotadas estão realmente dando resultado, mas não só com as vendas. Também determina quantas pessoas entraram em contato com o seu negócio e quantas realizaram uma pesquisa de satisfação, por exemplo.
O monitoramento ajuda na transparência das informações, bem como a saber quais os pontos positivos e negativos de determinada campanha. Tudo para que o fluxo de venda seja otimizado nas próximas ações.
3- Utilizar softwares
A tecnologia está aí para ser usada. O CRM (Customer relationship management) é um software que garante a gestão do relacionamento com o cliente. Ele registra as informações mais pertinentes sobre os leads e, com isso, a equipe de vendas pode customizar melhor a comunicação.
4- Integrar gestões
Todas as áreas devem estar integradas para ocorrer a otimização do fluxo de venda. Com isso, há a melhora do relacionamento com os fornecedores, a padronização das etapas e maior agilidade para resolver as atividades.
5- Investir em pós-venda
Não é porque o cliente comprou que acabou o relacionamento. Ele tem que ser fidelizado para que continue mantendo uma rotina de compras. É importante oferecer descontos e apostar em pesquisas de satisfação.
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