Com as constantes mudanças do mercado, as empresas tiveram de se adaptar rapidamente ao atual cenário de vendas, no qual os consumidores não têm mais tanto tempo para analisar uma proposta demorada e querem a solução dos seus problemas de forma imediata. Para que haja alinhamento entre o desejo do cliente e a empresa, é necessário contratar uma consultoria comercial com foco em pré-vendas.
Essa ação ajuda o negócio a entender quais estratégias ele deve seguir, em quais canais de comunicação e quais as tecnologias mais inovadoras do momento. Um mito que os gestores caem facilmente e gera diversos problemas na operação é o de que não há necessidade de implementar treinamentos para o time de vendas.
Uma equipe de vendas sem as devidas orientações não consegue alcançar retornos positivos. Além disso, o time comercial também precisa se atualizar para acompanhar todas essas mudanças.
Portanto, no blog de hoje, iremos responder a seguinte questão: quando contratar uma consultoria comercial com foco em pré-vendas? Acompanhe e descubra!
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O que é consultoria comercial com foco em pré-vendas?
Consultoria comercial é um serviço estratégico para gerar melhores resultados no setor que representa o coração de uma empresa: o comercial. Se as vendas não vão bem, a lucratividade cai. Assim, não é possível promover o crescimento do negócio e a empresa não tem previsibilidade de receita. Sem contar que, na era digital, é necessário ter novas estratégias de prospecção e o setor comercial precisa se adaptar a essa realidade.
Os SDRs e pré-vendas atuam na negociação inicial, identificando se o lead corresponde ao perfil de cliente ideal e é qualificado. Depois, a conversa segue com o dever de atingir as dores dos clientes para que eles sintam a necessidade de comprar e avançar no funil de vendas.
Segundo a Sales Hacker, 71% das empresas demoram até seis meses para qualificar novos vendedores. Com a consultoria, você terá todos os insumos para ajudar a sua empresa a vender mais e também pode resolver alguns outros problemas pontuais na sua instituição, como:
- Baixa produtividade da equipe
- Falta de engajamento com a utilização de CRM e demais ferramentas
- Falta de clareza de KPI’s de gestão e de indicadores de performance
- Alto custo por aquisição de clientes (CAC)
- Baixa conversão em vendas
- Processo comercial passivo
- Alto turnover na área de vendas
- Desalinhamento entre marketing e vendas
- Baixo volume de oportunidades
- Ciclo de vendas muito longo
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Quando contratar uma consultoria comercial com foco em pré-vendas?
Você pode contratar uma consultoria comercial com foco em pré-vendas em diversos momentos, mas cada um deles requer uma atenção maior em diferentes questões. Acompanhe abaixo:
Startup
O início de uma empresa é um ótimo momento para contratar uma consultoria comercial com foco em pré-vendas. Assim, desde o começo, a sua empresa já segue uma estrutura edificada no time comercial e aumenta as chances de vendas bem sucedidas. Ela também auxilia a se posicionar diante do mercado competitivo, bem como descobrir qual é o cliente ideal.
Fase de aceleração
Nessa fase, a empresa já tem noção de quem são seus clientes ideais e qual seu posicionamento no mercado. Assim, ela entra na fase de acelerar as vendas com base em todas as informações que ela já possui. É preciso trazer insights na consultoria comercial e novas estratégias para otimizar os processos, bem como criar um documento para que os novos vendedores possam se atualizar ao ingressar na instituição.
Buscando um processo mais eficiente
Aqui, as empresas já são mais maduras e procuram uma otimização dos processos para aumentar as vendas. Alguns empecilhos, como resistência à mudança, podem aparecer, principalmente em instituições mais tradicionais. Porém, quem deseja expandir e sair do mercado regional com uma consultoria comercial, deve entender que a tecnologia e as inovações atuais fazem parte do nosso modelo de equipe comercial.
Potencializando os resultados
Por fim, negócios que buscam potencialização dos resultados, geralmente, são mais modernos, e já possuem um time de pré-vendas bem estruturado. Essa empresa procura crescer quando a performance não está como deveria, e aí entra a consultoria comercial, com maneiras de extinguir os gargalos comerciais para que a equipe venda melhor.
Uma das dicas nessa etapa é criar um playbook de vendas. Nele, constam dados importantes para a negociação. Essa forma de padronização auxilia os colaboradores a seguirem o mesmo processo de vendas, simplificando-o, tornando o contato mais eficiente e pode ser usado tanto na venda presencial quanto na venda por telefone.
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