As práticas de gestão não ocorrem somente quando o ambiente de trabalho é presencial. Nos casos híbridos e remotos, o gestor deve estar atento da mesma forma ao fluxo operacional da empresa. Para isso, existe a gestão de equipes remotas, que garante que o trabalho siga corretamente mesmo com o time estando em casa.
Nesse cenário, o trabalho remoto serviu como manutenção da economia mundial. Além da própria casa, o colaborador pode trabalhar em um coworking, um café, uma biblioteca e onde mais ele quiser. Esse modelo dá liberdade e autonomia para que a equipe de vendas trabalhe onde produzir melhor.
Desenvolvemos um conteúdo com 5 dicas para te auxiliar na gestão remota de equipes da sua empresa. Acompanhe o blog e confira o assunto!
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A ascensão das equipes remotas
Antes da pandemia do coronavírus, pouco se via e se falava sobre trabalhar remotamente. Apenas algumas empresas já possuíam esse tipo de trabalho, mas, com a quarentena no mundo inteiro, a maioria das pessoas tiveram que se adaptar a esse novo estilo de serviço.
Com as vantagens e desvantagens, os gestores se viram na posição de gerenciar equipe de vendas de alta performance estando longe de seus colaboradores. No começo, com tudo novo, os times se adequaram às formas que lhes foram oferecidas no susto, mas, hoje, já se tem um planejamento específico para esse tipo de gerenciamento ao modo que os negócios tem se mostrado mais adeptos ao trabalho remoto.
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Benefícios do trabalho remoto
Como falamos anteriormente, o trabalho remoto ganhou muito destaque nos últimos anos e muitos profissionais estão em busca de oportunidades com essa modalidade de trabalho. O trabalho remoto pode trazer diversos benefícios, tanto para os profissionais quanto para a empresa onde eles trabalham.
Redução de custos
A primeira grande vantagem do trabalho remoto é a redução de custos, tanto para a empresa quanto para o próprio funcionário. Com essa modalidade de trabalho, a empresa consegue reduzir custos como aluguel, equipamentos, água, energia elétrica, internet e outros gastos com manutenção.
Por parte do funcionário, ele não precisa ter gastos com transporte para ir e voltar para o trabalho, além de alimentação e outros gastos adicionais que podem surgir.
Quando somamos todos esses gastos, a economia pode ser significativa.
Retenção de talentos
A popularização do trabalho remoto fez com que essa modalidade seja a mais buscada por muitos profissionais. Dessa forma, ao oferecer essa possibilidade para os colaboradores, sua empresa aumenta as chances de reter talentos, pois o home office é um grande diferencial para muitos concorrentes.
Mais possibilidade de contratações
Ainda no âmbito dos funcionários, o trabalho remoto se torna um diferencial na hora de contratar novos funcionários, pois sua empresa oferece um grande diferencial dos concorrentes.
Equipe mais motivada
As equipes remotas organizam suas rotinas com mais motivação. Isso porque as pessoas passam a ter mais liberdade e independência na tomada de decisões. Nesse formato, o empregado fica mais focado e desenvolve mais projetos em menos tempo.
Além disso, as pessoas passam a ter mais tempo para se dedicar à vida pessoal, o que representa mais tempo com a família, para praticar exercícios ou até para dormir um pouco mais.
Empregados independentes
No dia a dia, sempre que surge um desafio, é comum que o empregado recorra a um superior imediatamente. No trabalho remoto, ele vai pensar um pouco mais antes de ligar ou mandar mensagem para outra pessoa.
O resultado disso, é que o empregado se torna mais independente na solução de demandas e busca, por iniciativa própria, novos conhecimentos e habilidades.
Melhor qualidade de produtos e serviços
Times que trabalham com mais foco, liberdade criativa e autonomia, têm mais liberdade para buscar conhecimentos e propor coisas novas.
Isso vai se refletir na qualidade dos produtos e serviços que a sua empresa oferece. Eles serão mais alinhados às necessidades do seu público e estarão em constante processo de aprimoramento.
A importância da gestão de equipes remotas
Mesmo à distância, a tecnologia proporcionou o vínculo entre empresa e colaborador. Não importa em que parte do mundo alguém esteja, é possível realizar tarefas para determinados negócios. A importância da gestão de equipes remotas vai além do sucesso da organização com metas alcançadas, ela atende às necessidades dos colaboradores em casa, tanto na parte tecnológica como softwares, como na parte pessoal, com horários flexíveis, conversas e envolvimento de equipe.
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Conheça 5 dicas de gestão de equipes remotas
1- Planeje o trabalho
Esse planejamento pode estar em um PowerPoint ou PDF, como um manual, que orientará o colaborador fora da empresa. Ele deve conter os acessos aos softwares necessários, contatos importantes, informações e até normas de seguranças.
Outro ponto importante é criar um canal de comunicação on-line para que haja troca de dados rapidamente. Para que haja vendas de alta performance, é necessário uma boa administração do tempo. Sua equipe não pode ficar perdida esperando informações, portanto, esse canal deve ser o centro de todas as dúvidas e disponibilizar o que o colaborador precisar para realizar a venda.
Principalmente em ambientes remotos, a comunicação se torna imprescindível para uma boa equipe poder trabalhar.
2- Esteja presente
Um gestor deve estar presente mesmo que on-line. Quando um líder se mostra compreendendo o que acontece no trabalho remoto, ele impacta positivamente na produtividade, que conta com uma supervisão e relação diária para que haja melhorias contínuas. Esse tipo de atuação pode impulsionar a equipe de vendas, pois dúvidas e orientações não serão um problema.
3- Organize treinamentos
Uma equipe remota precisa estar tão motivada quanto uma equipe presencial. Uma forma de motivação é organizar treinamentos para desenvolver habilidades dos colaboradores. Assim, o colaborador se sente valorizado pela empresa que aposta em seu perfil e em sua capacidade de evolução com constantes capacitações.
4- Procure por feedback
Como a cultura do trabalho remoto pode ser nova em muitas instituições, é sempre importante deixar o caminho da conversa aberto para feedbacks. Os colaboradores precisam expressar como se sentem e os gestores precisam avaliar o desempenho do time. Reuniões são uma boa forma de abrir um feedback semanal, onde todos podem dar suas opiniões, indicar pontos de melhora e trabalhar para que o operacional seja tão bom quanto o presencial.
5- Invista em tecnologia
Alguns aplicativos gratuitos garantem boas chamadas de vídeo para que você mantenha a integração com os times remotos, mas, para que haja uma boa gestão de equipes remotas, é necessário investir, também, em tecnologia paga. A sua equipe de vendas precisa de um planner para delegar funções e atividades a todos, um canal de comunicação rápido e eficiente, ou até um escritório virtual como fazemos aqui na ASB Marketing.
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