posicionamento orgânico

Posicionamento orgânico: como a ASB Marketing coloca sua empresa na 1ª página do Google

Falar da importância do posicionamento orgânico em 2021 é chover no molhado, não é mesmo? Que empresa não precisa ter sua marca veiculada e exposta no ambiente digital. E mais: que o seu site esteja nas primeiras posições do Google para atrair novos usuários e potenciais clientes para o seu negócio.

Ou seja, o bom posicionamento orgânico do site de uma empresa é capaz de gerar diversos efeitos positivos em cascata, como:

  • Maior visibilidade da empresa;
  • Crescimento da autoridade e reputação digital da marca;
  • Atração de novos visitantes e usuários para o site;
  • Aumento do tráfego orgânico;
  • Relacionamento e engajamento com esses usuários;
  • Aumento na conversão de contatos em leads;
  • Geração de leads qualificados como oportunidades de venda.

Só para se ter uma noção dos benefícios que podem ser atingidos com a melhora do posicionamento orgânico, 39% dos compradores são influenciados por uma pesquisa relevante, segundo o Social Media Today.

Quer ver outros dados que enfatizam a relevância de investir em posicionamento orgânico? Leia este post nosso: Por que o Google e a otimização de sites para mecanismos de busca são importantes para empresas B2B?

Tripé de como aparecer no Google e otimizar o posicionamento orgânico

Mas a pergunta, então, é como melhorar esse posicionamento orgânico e como fazer meu site aparecer no Google? Aqui entram diferentes estratégias combinadas para se obter os melhores resultados de ranqueamento orgânico

Entre essas ações, estão um tripé: 

  1. Produção de conteúdo de blog de qualidade, com relevância e que gere valor para os potenciais clientes interessados nas soluções da empresa. Além disso, não se pode esquecer de trabalhar bem as palavras-chave estratégicas para o seu negócio. Ou seja, aquelas palavras pelas quais você quer ser encontrado pelos potenciais clientes na internet.

Então, este conteúdo precisa estar muito bem construído para atender às demandas, dores, dúvidas e necessidades dos visitantes do site, que podem se tornar leads. 

  1. Uso de boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) tanto na estrutura do site, como nos conteúdos criados. Este fator é muito importante, porque a otimização de sites com SEO é o que garante mais tráfego orgânico ao longo do tempo, ajudando na geração de leads e vendas.

Sem o SEO, as pessoas não vão encontrar o seu site e todo o trabalho duro da produção de conteúdo será jogado por terra.

  1. Atenção total com a arquitetura da informação, o design e o desenvolvimento do site para ter uma boa velocidade de carregamento, garantir a apresentação adequada das páginas em todos os dispositivos, incluindo os aparelhos móveis, manter a segurança do site, promover a boa experiência do usuário e assegurar a continuidade dos visitantes dentro do site.

Até mesmo, recentemente, fizemos uma sequência de textos, comentando sobre a importância da experiência do usuário. Seguem aqui para quem quiser conferir:

Este é apenas o pontapé inicial para o posicionamento orgânico da sua empresa. Dentro de cada uma dessas ações, existem diversos fatores que devem ser levados em consideração e trabalhados para conquistar melhores resultados.

Diferença de posicionamento orgânico para posicionamento pago

É importante também falar de forma resumida sobre a diferença entre os dois tipos de posicionamento que a sua empresa vai se deparar: o orgânico e o pago.

O orgânico é aquele alcançado de maneira natural pelo desenvolvimento de conteúdos de qualidade, boas práticas de SEO e outros atributos mencionados acima.

Já o pago é aquele posicionamento resultante do investimento em anúncios de mídia paga para aparecer logo no início do resultado de busca. Isto é, as empresas despendem recursos na aquisição de determinadas palavras-chave para impulsionar seu tráfego e geração de visitantes.

Um alerta aqui é que as empresas com posicionamento pago nos buscadores vêm com uma mensagem, avisando que é anúncio. Com isso, na prática, muitas pessoas podem deixar de entrar no site por conta de ser um conteúdo promovido.

Para entender melhor as diferenças, vale a pena também ler este conteúdo que produzimos na ASB: Como gerar leads qualificados com a combinação de busca orgânica e busca paga?

Mas e como a ASB Marketing pode ajudar a otimizar o posicionamento orgânico?

Diante de todo este cenário, tenho certeza que você está se perguntando sobre como a ASB Marketing pode ajudar e quer saber: 

  • ‘Como fazer meu site aparecer no Google’;
  • ‘Como melhorar o posicionamento orgânico e o ranqueamento orgânico’;
  • “Como promover a otimização de conteúdo para alcançar a 1ª página no Google’.

Aqui, na ASB Marketing, somos uma agência focada em marketing de performance. Isto é, nosso objetivo é gerar resultados reais em posicionamento orgânico, ranqueamento de palavras-chave, aumento de visitantes e tráfego para o site e atração de leads.

Para atingir todos esses objetivos, nossa atuação se baseia em planejamento, entrega de qualidade e eficiência, gestão de ferramentas, e monitoramento de resultados.

Veja como funciona nossa atuação na prática:

1. Planejamento da estratégia de posicionamento orgânico

Em primeiro lugar, fazemos todo um estudo e análise do mercado, da concorrência, da empresa e da solução oferecida para desenvolver um planejamento estratégico de todas as ações a serem executadas.

Assim, é possível saber qual persona será atingida, qual palavra-chave deve ser usada, qual tipo de conteúdo deve ser criado (blog, rede social, ebook, landing page, e-mail marketing e outros) e para qual etapa do funil (topo, meio e fundo). Além disso, já ficam definidos os principais indicadores a serem acompanhados.

Inclusive, para saber mais detalhes, de como funciona o planejamento, vale a pena ler esse nosso artigo: Entenda a etapa do planejamento de uma estratégia de marketing de conteúdo

2. Entregas e produção de conteúdo realmente que faz a diferença

O desenvolvimento do conteúdo em suas diversas verticais, seja blog, material rico, e-mails, fluxos de nutrição e outros, com as boas práticas de SEO e link building e de olho nas dores da persona, palavra-chave e benefícios dos serviços oferecidos, é, talvez, o elemento mais importante aqui.

Afinal, por meio desses materiais, é possível atrair os usuários, convertê-los em visitantes, educá-los, engajá-los, transformá-los em leads, manter um bom relacionamento e buscar a conversão para uma possível oportunidade de venda.

Por isso, prezamos e muito por ter uma equipe interdisciplinar de especialistas, com jornalistas, estrategistas e planejadores, que vai criar conteúdos que realmente agregam, interessam, geram valor e fazem a diferença. Com muita pesquisa, embasamento e argumentos, construímos materiais para alcançar não só o melhor posicionamento orgânico, mas conversar com os usuários.

Leia também: 10 vantagens do marketing de conteúdo para empresas B2B

3. Gestão de ferramentas

O terceiro passo, muitas vezes, pode ser deixado de lado por algumas empresas, mas é fundamental para que as estratégias deem certo. Afinal, não adianta ter o planejamento adequado, os conteúdos bem desenvolvidos e não trabalhar certinho com as ferramentas para publicar e divulgar tais materiais.

Se você não publicar periodicamente o blog, a tendência é ter problemas com os algoritmos do Google e prejudicar o ranqueamento orgânico. Logo, nossa equipe de back office dá total suporte com as configurações e utilizações das mais diversas ferramentas, como Google Analytics, Google Search Console, WordPress e nossas plataformas de publicação de redes sociais e automação de marketing.

4. Relatórios e monitoramento de resultados

Eis que é chegado o momento em que muitas empresas e agências têm medo: a apresentação dos resultados e os relatórios. No entanto, nós temos plena confiança na performance atingida com nossas estratégias e estamos prontos para aprimorar os direcionamentos e ações de acordo com a análise dos dados.

Afinal, é importante ter um processo de alinhamento contínuo com os clientes para identificar os pontos positivos e resultados alcançados com as estratégias, mas também os pontos de melhoria para continuar com o crescimento do ranqueamento e do posicionamento orgânico.

Assim, é possível traçar novas ações de otimização de conteúdo para ranquear a sua empresa com cada vez mais palavras-chave na 1ª página do Google, aumentando o tráfego orgânico.

Veja aqui: Como monitorar os KPIs de marketing digital para melhorar os resultados

Extra: ficar de olho nas novidades do Google

Um quinto ponto relevante de comentar aqui também é a necessidade de estar sempre de olho nas mudanças, novidades e tendências dos algoritmos do Google. Isso porque eles estão sempre melhorando e aprimorando os motores de busca e pesquisa. Então, a mesma estratégia não vai continuar funcionando para sempre.

Por isso, nossa equipe especializada também está sempre monitorando o que tem de mais novo no mercado e sugerindo adaptações nos processos, a fim de aproveitar as novidades para impulsionar o posicionamento orgânico. Em outras palavras, conseguimos sair na frente da concorrência e ganhar mais espaço no mercado digital. Que marca não quer isso, não é mesmo?

Saiba mais: Conheça as principais mudanças no Google e seus impactos em empresas B2B

Quais os resultados gerados pela ASB em posicionamento orgânico?

Bom, você viu até aqui a atuação da ASB para gerar posicionamento orgânico para sua empresa. De forma resumida, podemos falar que nosso método eficaz, testado e aprovado funciona assim:

  • Benchmarking: Analisamos sua concorrência e o cenário atual da sua empresa. Apontamos os desafios e as oportunidades que podem ajudar sua empresa a crescer.
  • Personas: Identificamos seu público-alvo, suas principais características, objetivos e interesses. Dessa forma, é possível criar conteúdos que gerem real interesse no seu potencial cliente.
  • Palavras-chave: Realizamos um estudo completo para identificar os termos relevantes para o seu negócio e que são pesquisados no Google. Essa análise é fundamental para o ranqueamento.
  • Plano editorial: Criamos um calendário editorial com os temas que serão trabalhados para sua empresa, com base nas etapas anteriores.
  • Conteúdo original: Criamos conteúdo relevantes, originais e com as técnicas de SEO necessárias para posicionar sua empresa no Google.
  • Relatórios: Entregamos relatórios completos para você acompanhar a evolução da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Com essa estratégia, já geramos resultados expressivos para nossos clientes, como por exemplo:

Ramo Sistemas: crescimento em 3.400% o número de palavras-chave indexadas, a partir da melhora no ranqueamento do Google. Ao todo, são 70 palavras-chave estratégicas indexadas e ranqueando no Google nas primeiras posições. Veja o case aqui.

SAP Concur: em janeiro de 2020, o site da SAP Concur tinha apenas 60 palavras-chave estratégicas na 1ª página dos resultados de busca do Google, com um total de 473 termos ranqueados. Um ano depois, em janeiro de 2021, conquistamos 102 palavras-chave na 1ª página do Google (36 no Top 3), com outros 1.215 termos indexados e posicionados entre a 2ª e 10º páginas de resultados orgânicos. Conheça o nosso case aqui.

Resolv: em 6 meses, levamos 21.554 visitas ao site de Resolv por meio de busca orgânica. No total, de julho a dezembro de 2020, tivemos 29.538 visitas.

D2L: conseguimos aumentar em um ano o tráfego orgânico do site em 264%.  Iniciamos o projeto de marketing de conteúdo em outubro de 2019, com 394 palavras-chave indexadas e, em outubro de 2020, conquistamos 1.409, com um crescimento de 257%.

ASB: na própria ASB Marketing, com um trabalho sólido e consistente de posicionamento orgânico, já aumentamos o tráfego do site em mais de 90% em um ano. Entre janeiro de 2020 e setembro de 2020, em comparação com o mesmo período do ano atual, o número de visualizações de páginas cresceu 97%, saltando de 30.349 para 60.063.

E você pode se perguntar: mas e o que desses números foi convertido em resultados de negócios. Só para você ter ideia, o iFood se tornou nosso cliente recentemente de uma solução para prospecção de leads. E o início da jornada deles com a ASB foi por meio de um conteúdo encontrado no Google. 

O cliente viu o nosso blog “Geração de leads qualificados: entenda os conceitos de MQL e SQL” e entrou em contato com nosso time. 

O que acha de conversar com nossos especialistas para otimizar o posicionamento orgânico da sua empresa? 

Entre em contato conosco agora mesmo!

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