O Google vive com atualizações e mudanças em seus algoritmos, ferramentas e boas práticas, impactando diretamente as estratégias de marketing digital dos negócios em geral. Então, as empresas B2B precisam ficar atentas às novidades do mercado para se adequar a essas novas tendências.
Afinal, é fundamental ficar de olho e entender os parâmetros e requisitos do Google para garantir bons resultados no marketing digital, seja na melhora do ranqueamento das páginas, no aumento do tráfego orgânico, na maior visibilidade da marca ou no crescimento de visitantes e na atração de leads.
Por isso, separamos as principais novidades que estão vindo e que você deve conhecer mais a fundo.
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8 mudanças do Google e tendências de marketing digital para empresas B2B
Toda hora, algo novo surge no cenário de marketing digital. Nos últimos anos, já ouvimos falar dos Stories nas redes sociais, do Tik Tok, da Clubhouse, rede social focada em áudio, dos micro influenciadores, das lives, entre outros.
No contexto das empresas B2B, outras tendências ganham papel de destaque e precisam ser levadas em consideração. Vamos a elas:
1. Fim dos cookies
Em 2022, estava prevista uma grande mudança para o Google. O motor de busca tinha planejado remover os ‘cookies’ de terceiros do navegador Chrome, que é o mais utilizado no mundo. No entanto, houve uma atualização e agora o plano de interromper esse recurso foi adiado para 2023.
Vale lembrar que os cookies representam os dados acessados pelos usuários na internet durante a navegação, armazenando temporariamente esses arquivos.
Ou seja, os cookies permitem rastrear o comportamento dos usuários e, assim, é possível promover anúncios digitais direcionados a cada usuário. Mas, com o fim desse recurso, as empresas vão ter que se reinventar em relação às campanhas, já que o Google disse que não terá tecnologias alternativas de rastreamento individualizadas.
Esta alteração chega, inclusive, em um momento importante de valorização da privacidade dos usuários e com a nova Lei Geral de Proteção de Dados, que visa aumentar a transparência e segurança no uso de informações pessoais.
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2. Chegada dos Flocs
Com o fim dos cookies, a principal opção encontrada até aqui são os Flocs. Acrônimo para Federated Learning of Cohorts (Aprendizagem federada de grupos), esse novo termo tem sido desenvolvido pelo próprio Google. Seu objetivo é agrupar usuários com interesses parecidos de forma anônima.
Assim, os Flocs vão registrar o comportamento do usuário na web, com somente dados anônimos, sem o compartilhamento de nenhuma identificação pessoal e individual, como email, telefone ou endereço.
Tais informações serão reunidas em grupos de pessoas com comportamentos semelhantes e, então, podem ser usadas por empresas B2B e sites de marketing.
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3. Testes de vídeo no Google Ads
Outra mudança do Google que pode afetar as empresas B2B é a nova ferramenta de experiências de vídeo no Google Ads. Assim, é possível que as marcas realizem testes de diferentes tipos de anúncios e abordagens em vídeo.
Como consequência, as campanhas podem se tornar mais assertivas, atingindo o público-alvo correto, melhorando o alcance da marca e os resultados das estratégias de vídeo.
Ainda segundo o Google, esses experimentos são fáceis de serem configurados, trazem resultados rápidos e ajudam também a tornar os anúncios mais eficientes no YouTube.
4. Google Analytics 4.0
Com as regras e leis de proteção de dados cada vez mais presentes em diversos países, o Google também atualizou sua ferramenta gratuita de monitoramento e análise de desempenho de sites para o Google Analytics 4.
A atualização se baseia em machine learning para promover benefícios aos usuários, identificando padrões e gerando insights sobre o site analisado. O que permite tomar decisões mais assertivas, otimizar os investimentos de marketing digital e obter melhores resultados.
Outras novidades do Analytics 4.0 para empresas B2B são:
- Possibilidade do não uso de cookies;
- Maior facilidade para o usuário obter os relatórios desejados e maior potencial de personalização;
- Fim da taxa de rejeição;
- Criação de novas métricas, como sessões engajadas, sessões engajadas por usuário, tempo médio de engajamento e taxa de engajamento;
- Rastreamento da jornada do cliente mesmo ao mudar de dispositivo.
5. Valorização da experiência do usuário
Para as empresas B2B, essa é uma das tendências mais importantes, já que o Google atualizou os algoritmos do Google Page Experience, considerando a experiência do usuário um dos principais fatores de ranqueamento das páginas no buscador.
Nessas mudanças, o Page Experience criou os chamados Core Web Vitals (métricas essenciais da web), responsáveis por avaliar 3 aspectos:
- Velocidade de carregamento em um tempo inferior a 2,5 segundos;
- Interatividade;
- Estabilidade visual da página.
Além desses itens, outros requisitos também estão previstos, como conexão segura, navegação sem conteúdos maliciosos e ausência de elementos intrusivos.
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6. Busca por voz em alta
Esta é uma tendência muito importante para as empresas B2B ficarem de olho, porque, com a necessidade de otimização do tempo e maior conveniência, cada vez mais, os usuários aceleram o uso das pesquisas por voz, seja por intermédio de assistentes virtuais inteligentes, dispositivos ou o mecanismo do Google para voz.
Inclusive, no Brasil, foi registrado um crescimento de 47% do uso de serviços ou produtos com assistentes virtuais por voz, segundo a pesquisa da Ilumeo.
Neste sentido, o Google, por meio da inteligência artificial BERT, se prepara para entender como as pessoas falam de maneira natural, com sotaques, regionalismos e outras particularidades, para desvendar a intenção por trás da busca a fim de entregar o resultado mais adequado.
Portanto, as estratégias de marketing digital devem se adaptar a esta novidade, com SEO para voz e áudio marketing.
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7. Crescimento do Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma fonte de informações importantes para os usuários, com horário de funcionamento, localização, serviços e muito mais. Por isso, é preciso que as empresas B2B mantenham esses dados sempre verificados e atualizados.
Assim, é possível inclusive aparecer nas pesquisas relacionadas ao termo ‘perto de mim’, já que o Google prioriza a localização nos seus algoritmos de busca. O que pode representar maiores chances de se relacionar com potenciais clientes.
Além disso, o Google Meu Negócio também permite comunicar rapidamente mudanças de horário, novos produtos e serviços, promoções, novos artigos no blog, entre outras informações.
8. Pesquisa semântica
Sempre falamos sobre a importância do marketing de conteúdo e de SEO para as empresas B2B. No entanto, é preciso saber que o Google também está mudando a forma como o motor entende as buscas realizadas, com as pesquisas semânticas.
Por meio dela, é possível levar em conta diferentes aspectos para classificar a relevância dos conteúdos apresentados e definir o ranqueamento, como:
- Contexto;
- Intenção;
- Significado.
Com isso, os buscadores têm maior capacidade de entregar o que os usuários procuram, sem precisar usar a sequência perfeita de palavras na pesquisa. Uma vez que o Google passa a ser capaz de interpretar jargões, superar linguagem fragmentada e entender perguntas com erros gramaticais.
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Com tantas novidades e tendências que surgem no Google, fica inviável para a sua empresa se manter atualizada sobre tudo isso e implementar as boas práticas continuamente, garantindo os melhores resultados. Por isso, uma agência especializada em marketing digital para empresas B2B, como a ASB Marketing, é uma adição valiosa para o seu negócio.
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