Como aumentar leads é uma das grandes missões do setor comercial. Isso porque, a partir da captação de leads, é possível garantir a geração de demanda para a equipe de vendas, impactar o pipeline e fornecer os instrumentos para os profissionais realizarem a qualificação.
Com todo este processo, a gestão de vendas pode ver a evolução dos leads nos estágios da jornada de compra, desde a prospecção até o fechamento. Do mesmo modo, é possível observar a quantidade de leads que são perdidos no meio do caminho.
Afinal, só uma pequena parcela dos leads gerados pelas diferentes estratégias é que serão convertidos na concretização de uma venda. Claro que os gestores devem sempre trabalhar para melhorar e elevar essa taxa de conversão.
No entanto, não dá para fazer milagre e otimizar a lucratividade da sua empresa só trabalhando em cima de uma melhor atuação no fechamento. Vamos a um exemplo prático:
Se você precisa fechar 10 vendas por mês da sua solução, serviço ou produto para atingir a meta do time comercial, captar apenas 40 leads não será suficiente. Até porque, para conquistar este resultado, isso significaria uma taxa de conversão de 25%.
Mas, segundo o levantamento Inside Sales Benchmark Brasil 2021, a média de conversão de oportunidades em clientes foi de 17% em 2020. Além disso, 75% dos negócios no funil de vendas nunca fecham, revela pesquisa do Sales Hacker.
Portanto, é preciso também adotar novas ações de como aumentar leads nas empresas, com um plano eficiente, boas práticas e mensuração dos indicadores corretos. Continue a leitura a seguir.
Leia também: Estrutura de vendas B2B: entenda como funciona e boas práticas para montar uma estratégia de sucesso
Importância do plano de como aumentar leads
Neste cenário exposto acima, saber como aumentar leads inclui, em primeiro lugar, a realização de um planejamento de captação de clientes. O plano é essencial para:
- Definir todos os processos;
- Estruturar um setor de vendas moderno e digital;
- Unir as estratégias comerciais com as ações de marketing digital;
- Estipular metas e objetivos;
- Implementar tecnologias nos processos comerciais, como automação, Big Data, inteligência artificial e outras.
- Determinar as atuações, funções e responsabilidades dos profissionais;
- Estabelecer indicadores para monitorar o desempenho.
Além disso, é possível criar um roteiro de prospecção de clientes, desenhar o discurso e abordagem comercial, colocar em prática metodologias inovadoras, como a combinação de prospecção ativa e marketing de atração, trabalhar técnicas efetivas na sua equipe, como o agiles sales e o sales engagement.
Como resultado, a organização do plano de como aumentar leads vai ajudar a otimizar o ciclo de vendas e gerar negócios mais sólidos, diminuindo o churn no futuro.
Leia também: Planejamento para 2021: como montar uma equipe de vendas de sucesso?
Quais os indicadores relevantes para geração de leads?
Como falamos, a presença de indicadores no setor comercial é elemento chave para analisar a performance, a produtividade e os resultados da equipe como um todo e de cada profissional. Por isso, vamos indicar algumas métricas relevantes a serem observadas:
Quantidade de leads geradas: inicialmente, o primeiro indicador a ser mensurado é o número de contatos coletados pelo time de inteligência comercial em suas estratégias, como por exemplo, por meio da prospecção em Big Datas. A partir daí, é possível ter um parâmetro para avaliar a evolução desses leads no pipeline de vendas.
Leads qualificados: depois de ter os leads gerados pela inteligência comercial, os profissionais de pré-vendas, ou SDRs, são responsáveis por uma maior qualificação, verificação se o lead tem fit com a solução e com as características do perfil de cliente ideal, assim como a superação de dúvidas e objeções.
Entre as métricas relacionadas a essa qualificação, vale citar o número de ligações telefônicas, o número de follow-ups e outras.
Taxa de conversão: aqui pode ser feita a avaliação da taxa de conversão em todas as etapas do funil, em determinado período de tempo, para ver a quantidade de leads que não convertem em cada estágio. E, obviamente, a conversão mais importante é no fundo do funil ao fechar uma venda.
Um cálculo simples é o número de novos clientes conquistados neste intervalo, dividido pelo total de leads, multiplicado por 100.
Custo de aquisição de clientes: neste indicador, a gestão de vendas pode observar quanto de dinheiro e esforços custou cada cliente conquistado no período. Assim, com o CAC, é possível saber se os processos são efetivos ou se é preciso melhorar as estratégias de marketing e vendas para gerar mais vendas e diminuir o custo de cada cliente.
ROI de marketing e vendas: o retorno sobre investimento mede a receita gerada por cada ação e campanha, seja de marketing digital ou prospecção de clientes. Isso permite avaliar se o investimento está sendo eficiente ou não, já que quanto maior o ROI, melhor o resultado das suas ações.
Saiba mais: Qualificação do lead vs jornada de compra: entenda a relação entre esses conceitos
Como aumentar leads com a combinação de estratégias de prospecção
Então, para alcançar as metas traçadas no plano de como aumentar leads e ter os melhores resultados nos indicadores de desempenho, uma prática essencial é a união das estratégias de prospecção, agregando marketing digital e vendas a favor do mesmo objetivo.
Vale destacar que unir os dois setores pode ser um grande diferencial competitivo. Alguns dados comprovam isso:
Apenas 8% das empresas têm forte alinhamento entre seus departamentos de vendas e marketing, segundo a Forrester.
Os representantes de vendas ignoram 50% dos leads de marketing, de acordo com pesquisa da Reach Force.
Empresas com baixo alinhamento de vendas e marketing apresentam queda de 4% na receita, revela estudo da Aberdeen.
Segundo dados compilados pela Marketo, o alinhamento de vendas e marketing pode ajudar as empresas a aumentar o fechamento de negócios em 67%.
Além disso, as organizações com forte alinhamento alcançam um índice de crescimento anual de 20% e as taxas de retenção de clientes são 36% mais altas.
Quer saber como unir as duas estratégias e obter estes resultados? Confira o nosso texto sobre como aumentar as vendas com o funil em Y.
7 dicas de como aumentar leads na sua empresa
Agora, vamos trazer boas práticas para ajudar a gerar mais leads nas empresas B2B. Vale destacar que, com o contexto de aumento do home office, os gestores devem se preocupar em primeiro lugar em incorporar as vendas digitais.
Segundo a pesquisa Cenário de Vendas no Brasil 2020, do LinkedIn, 28% das organizações B2B do Brasil aumentaram o uso de vendas digitais. Além do que, 59% dos líderes B2B acreditam que este novo formato é tão ou mais eficiente que as vendas tradicionais e 69% afirmam que manterão o modelo.
Confira dicas de como aumentar leads e otimizar a conversão:
Estruturar uma estratégia eficiente
Não adianta seguir com os mesmos processos de sempre no seu negócio. Se você quer alcançar resultados diferentes, o setor comercial precisa ser modernizado e reformulado o quanto antes. Só com vendas digitais, uso de novas técnicas de prospecção e tecnologias, a geração de leads vai aumentar.
Saiba mais: Transformação digital na área comercial: como se adaptar e aumentar as vendas?
Alinhar as equipes de marketing e vendas
Como vimos anteriormente, com a união de esforços das duas áreas, a tendência é ter estratégias mais eficientes, com abordagens de marketing e vendas mais alinhadas, ajudando tanto na geração de mais leads, como no processo de convencimento do prospect para tomar a decisão de compra.
Escolher as melhores metodologias e técnicas de vendas
A prospecção ativa e o marketing de atração são metodologias pilares, que podem ser potencializadas por outros métodos, como o ABM, por exemplo. O Account-Based Marketing é uma forma de prospecção focada na aquisição de contas mais específicas que façam mais sentido para a empresa e vão gerar um alto impacto.
Outra técnica importante é o uso do link building com assessoria digital para gerar maior visibilidade, autoridade e reputação da marca. Com maior relevância do negócio no mercado, a tendência é otimizar os processos de conversão.
Definir abordagens eficientes
Não adianta a equipe de vendas estar alinhada com o marketing, ter os melhores processos e técnicas de prospecção de como aumentar leads, se os profissionais não estiverem com a abordagem afinada.
Afinal, cada vez mais, é preciso atuar de forma consultiva, personalizada e com empatia, para entender as necessidades, as dores e os desafios dos prospects e, assim, mostrar como sua solução ou serviço pode fazer a diferença.
Um bom script de vendas ajuda a trazer a mensagem adequada, o tom e a linguagem a serem usados e guiarem os profissionais.
Treinar os colaboradores
A gestão de vendas deve ficar atenta para capacitar os profissionais do setor comercial em relação às estratégias, ao plano de como gerar leads, ao script, aos objetivos e indicadores. Assim, o time terá todas as ferramentas para desempenhar suas funções e atingir os resultados esperados.
Veja também: Consultoria comercial: entenda como essa iniciativa ajuda a otimizar o pipeline de vendas B2B
Definir e monitorar indicadores de performance
Já falamos no texto sobre alguns dos principais indicadores do setor comercial a serem levados em consideração. Eis que os gestores devem verificar quais deles se encaixam melhor à realidade da empresa e, assim, incorporá-los à rotina da equipe. Com todos sabendo as métricas e acompanhando os números em tempo real, fica mais fácil para que todos se esforcem para alcançar as metas.
Usar a tecnologia ao seu favor
Não se pode esquecer de utilizar as ferramentas tecnológicas nos processos de como aumentar leads. Sem o uso de Big Data, certamente, a estratégica ficará prejudicada, com maior dificuldade para encontrar os leads de acordo com o perfil de cliente ideal.
Já, sem a automação dos fluxos de cadência e tarefas, os SDRs vão perder muito mais tempo nos disparos de e-mails, verificação de respostas, tentativas de contato, follow-ups e avanço no funil.
Como aumentar leads com a ASB Marketing
Como deu para perceber, são muitos processos, requisitos, estratégias e acompanhamentos necessários para inovar na prospecção de clientes, saber como aumentar leads e otimizar a taxa de conversão.
Mas, com um parceiro especializado e estratégico, você pode alcançar tudo isso de maneira muito mais simples. A ASB Marketing, por exemplo, possui as melhores técnicas e estratégias de prospecção de clientes para empresas B2B do mercado.
Somos capazes de conectar sua empresa com seus clientes de modo inteligente, gerando mais leads e fechamentos. Atuamos com metodologias inovadoras próprias, como a prospecção 4.0, unindo prospecção ativa e marketing de atração para potencializar os negócios.
Foi assim que já entregamos resultados expressivos para os nossos clientes. Na SAP Concur, por exemplo, aumentamos o volume de geração de receita entre 20% e 25% em apenas 10 meses. Confira o case completo aqui.
Além disso, oferecemos soluções complementares que contribuem para melhorar ainda mais os resultados, como link building e assessoria digital, social engagement, consultoria de pré-vendas e Account-Based Marketing.
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