O marketing de atração consiste em uma estratégia que visa “chamar a atenção” do público-alvo para as soluções da sua empresa.
Ao contrário da prospecção ativa, em que a companhia busca o prospect, no Inbound Marketing, a organização cria possibilidades para que os consumidores em potencial consigam encontrar e interagir com o seu negócio.
No cenário atual, com a incidência da crise suscitada pela Covid-19, o novo Coronavírus, cada vez mais as empresas precisam se reinventar para continuarem gerando leads e minimizarem as consequências do momento.
De acordo com uma pesquisa realizada pela PwC, 75% dos respondentes declararam que a maior preocupação é o impacto do atual momento na gestão financeira e 83% estimam que a organização levará até 6 meses para se recuperar da crise.
Além disso, as instabilidades do mercado têm desafiado transformações intensas em todos os processos comerciais, desde o primeiro contato com o prospect até o acompanhamento dos resultados.
Mas, afinal, quais os principais obstáculos que empresas B2B enfrentam para se adequarem às mudanças no mercado e as ações necessárias para a implementação de uma estratégia de marketing de atração efetiva?
Com o objetivo de responder esse questionamento, elaboramos um conteúdo completo. Confira.
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Principais desafios do marketing de atração em empresas B2B na crise
Períodos de crises suscitam alterações significativas no mercado e, especialmente, no perfil do consumidor.
Nesse sentido, uma grande dificuldade das corporações é acompanhar essas tendências e traçar maneiras eficientes de não perderem o contato com seus prospects.
Com o mesmo afinco, aumenta-se as iniciativas para se manter presente nas plataformas digitais, entretanto, sem a abordagem correta, esses esforços podem ser em vão e gerar prejuízos.
Por isso, é fundamental compreender as mudanças no comportamento da persona, suas principais necessidades (ou dores) e como a sua instituição pode ser um canal de ajuda ao público-alvo.
Para isso, é importante ter em mente que períodos de crises exigem uma postura de “solucionador” das organizações. Ou seja, é momento de demonstrar o quanto o seu produto ou serviço pode auxiliar o prospect no cenário atual.
Outrossim é adequar a linguagem e o tom das interações. Instabilidades pedem a utilização de uma abordagem muito mais empática, pautada em corresponder aos problemas das personas e gerar respostas que efetivamente são capazes de ajudá-los.
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Como adotar ações de marketing de atração e gerar leads?
Todos os desafios apontados acima devem ser entendidos e combinados ao marketing de atração e na estratégia de geração de leads. As ações principais são:
Faça um planejamento de marketing
O planejamento de marketing é o primeiro passo para qualquer tática interna. Isso porque a comunicação com o público-alvo apenas será eficiente a partir de uma análise completa da atual situação do mercado e, principalmente, da sua empresa.
Para isso, é essencial avaliar algumas métricas de negócios, como o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) e o ROI (Retorno Sobre Investimento ou Return Over Investiment). Esses indicadores dão informações suficientes a respeito dos resultados do marketing de atração no comercial.
Além disso, é fundamental acompanhar o desempenho da empresa nas mídias digitais, como o número de visitas no site, quantidade de aberturas ou respostas nos e-mails de prospecção, interação nas redes sociais e outros dados que auxiliem na definição de ações.
Com todos esses dados, é momento de traçar as principais estratégias para o marketing de atração da sua organização.
Essas táticas devem considerar as plataformas mais usadas pelas personas e palavras-chave mais relevantes. Lembre-se que as keywords são ferramentas poderosas de atração, pois correspondem diretamente ao que o seu público procura.
Outra nuance que não pode ser ignorada no Inbound Marketing é o SEO (Search Engine Optimization ou otimização para buscadores). Na prática, o SEO é responsável por permitir que os motores de busca “leiam” o seu conteúdo e o considerem relevante a ponto de o posicionar na primeira página do Google.
Gere valor para o seu público-alvo
O conteúdo desenvolvimento a partir das estratégias de marketing de atração deve ir de encontro com a principal dificuldade da persona de acordo com o seu nicho e com o momento atual.
Como citado, especialmente durante uma crise, a sua empresa deve gerar valor. A sua solução precisa ser apresentada ao público-alvo como uma “saída” para o ajudar a enfrentar os obstáculos do mercado. Ou seja, o prospect tem que considerar a sua empresa como um investimento.
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Explore as possibilidades a longo prazo
Uma maneira bastante efetiva de adotar ações de marketing de atração é explorando as possibilidades do mercado a longo prazo.
As crises, apesar de serem instáveis e gerarem baixas financeiras, são momentâneas. Nesse sentido, a sua corporação deve estar preparada para o “pós-crise” e atenta a todas as tendências do setor nos meses seguintes.
Além de ter formas eficientes de aumentar o alcance e os resultados do Inbound Marketing, essa estratégia permite diferencial competitivo e uma rápida recuperação da sua organização depois da instabilidade.
Conte com uma parceira de negócios
Finalmente, o marketing de atração envolve uma série de medidas, ações, análises e abordagens específicas que, muitas vezes, quando desenvolvido pela própria empresa gera resultados insatisfatórios e um baixo ROI.
Por isso, a saída é contar com uma parceira de negócios especializada em Inbound Marketing. Na prática, essas companhias possuem todo o conhecimento necessário para conquistar resultados efetivos para a sua organização.
A ASB Marketing é a melhor opção do mercado, com expertise em Inbound Marketing, a agência utiliza plataformas tecnológicas e estratégias inovadoras para atrair o prospect correto para o seu negócio.
Além disso, a ASB Marketing desenvolveu a Prospecção Ativa 4.0, que consiste em uma ação que, por meio de Big Datas, encontra o seu cliente em potencial e o impacta com as soluções da sua empresa.
Desse modo, geramos leads continuamente para a sua organização e garantimos previsibilidade de receita. Com isso, a sua instituição consegue manter o funcionamento do time comercial mesmo em meio a crises.
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