A definição da empresa de prospecção de clientes ideal para o seu negócio deve ser realizada considerando aspectos importantes. Assim, é preciso analisar o potencial da parceira para atender às demandas específicas da sua organização e também o conhecimento sobre o segmento.
Para o setor de tecnologia, não é diferente. Afinal, a empresa de prospecção de clientes deve entender as características de companhias de TI e como se diferenciar em um mercado tão competitivo.
Vale destacar que o setor de tecnologia está entre os que mais crescem no Brasil. O que aumenta a importância de uma solução personalizada para obter melhores resultados na prospecção.
A seguir, conheça algumas particularidades do segmento e o que considerar na hora de escolher a melhor empresa de prospecção de clientes.
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Quais as especificidades do setor de tecnologia?
De acordo com pesquisa da IDC Brasil, os investimentos em tecnologia da informação e comunicação devem crescer 4,9% em 2019. O setor de TI impulsiona este aumento, com previsão de alta de 10,5% nos investimentos, sendo 6,8% na área de software e 3,7% em hardware.
A pesquisa ainda indicou as tecnologias e áreas com maior potencial de expandir a participação no mercado. São elas:
- Segurança da informação;
- Inteligência Artificial;
- Big Data e análise de dados;
- Computação na nuvem pública;
- Internet das Coisas.
Portanto, mesmo no cenário de recesso econômico, o setor de tecnologia segue em expansão, com novas soluções, ferramentas e inovações. Como consequência, aumenta a competitividade no segmento. Então, para se destacar no mercado, é preciso investir em soluções diferenciadas para conquistar mais clientes.
Mas, neste cenário, não é vantajoso para negócios de tecnologia desenvolverem departamentos internos e estratégias robustas de marketing e vendas.
Assim, a terceirização se torna uma prática comum no setor. O que permite que gestores e profissionais direcionem os esforços às áreas mais estratégicas da empresa. Porém, como identificar uma empresa de prospecção de clientes que seja confiável e apresente resultado concreto? Veja mais a seguir!
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O que avaliar em uma empresa de prospecção de clientes?
As características do setor de tecnologia fazem com que a definição de uma empresa de prospecção de clientes deva considerar diferentes aspectos.
Conheça os principais!
1. Uso de tecnologias
As empresas de tecnologia já conhecem o potencial de ferramentas e recursos para otimizar os processos e práticas atuais. Então, na escolha do parceiro ideal para realizar a prospecção de clientes, este é um fator relevante a ser analisado.
O uso da automação, por exemplo, torna os processos de nutrição e qualificação de leads mais ágeis. O que permite criar fluxos inteiros de e-mails com destino aos prospects captados pela inteligência comercial ou que entraram em contato via formulário de site.
Muitos gestores ainda acreditam que, para personalizar o contato com o lead, é preciso escrever individualmente cada e-mail que será enviado. No entanto, essa prática aumenta as chances de erro e inviabiliza a escalabilidade da estratégia.
Já a automação permite que diversos elementos como e-mails, templates, fluxos de cadência, entre outros, sejam preparados antecipadamente. O que eleva a produtividade da equipe de vendas e torna a abordagem comercial mais assertiva.
2. Adequação à LGPD
Outro aspecto importante a levar em consideração é a nova Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entrará em vigor, no Brasil, em agosto de 2020.
A legislação determina as regras para coleta, tratamento e armazenamento de dados pessoais dos clientes. De acordo com a regulamentação, tanto a empresa em si quanto às parceiras deverão se adequar à lei. Logo, devem manter a transparência na utilização das informação pessoais.
No caso de não cumprimento, há o risco de severas multas, indo de 2% do faturamento anual até R$ 50 milhões.
Por isso, como a empresa de prospecção de clientes será responsável por coletar as informações dos usuários, é indispensável que ela esteja de acordo com a nova regulamentação.
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3. Metodologia comercial
Para conseguir resultados efetivos na prospecção de clientes, é preciso avaliar as práticas desenvolvidas pela parceira. E, além disso, se essas metodologias são benéficas para o segmento de tecnologia.
Por exemplo, em quais canais seus potenciais clientes buscam informações sobre serviços e produtos de tecnologia? A empresa parceira tem uma estratégia proativa nesses ambientes?
O LinkedIn, por exemplo, é cada dia mais usado por gestores para avaliar soluções para os seus negócios. Assim, uma estratégia de Social Selling nesse canal é determinante para aumentar a prospecção, ser mais relevante e consolidar as vendas.
Outro aspecto neste caso é definir o seu objetivo e conhecer os benefícios de cada estratégia. Assim, é possível saber qual metodologia poderá atender melhor a sua empresa.
– Quer uma geração contínua de leads qualificados, com resultados de médio e longo prazo e um bom retorno do investimento? O inbound marketing é uma ótima saída.
– Procura resultados rápidos na prospecção de clientes reduzindo o processo de vendas e diminuindo o custo de aquisição de clientes? A prospecção ativa é a resposta aqui.
Ou ainda, é possível unir ambas as metodologias e usufruir as vantagens das duas estratégias para escalar os resultados.
4. Experiência no segmento
A experiência no setor de tecnologia é outro critério a ser considerado na empresa de prospecção de clientes. Compreender o mercado, concorrentes, características do público-alvo são aspectos importantes para uma proposta comercial mais efetiva.
Claro que, ao iniciar uma parceria, a empresa deverá levantar um briefing do negócio considerando os seus objetivos, soluções e público em particular. No entanto, o conhecimento prévio na área é valioso para um estudo mais detalhado do mercado e definição das estratégias.
Portanto, é preciso estar atento a esses diferentes critérios visando uma escolha mais acertada e bem-sucedida.
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Quais os diferenciais da ASB Marketing?
A ASB Marketing é uma agência especializada no mercado B2B com know how no segmento de tecnologia e com uma solução inovadora de prospecção de clientes.
A prospecção 4.0 consiste na união da prospecção ativa e inbound marketing com objetivo de gerar melhores resultados. Assim, é possível reduzir o ciclo de vendas e, ao mesmo tempo, manter um fluxo contínuo de geração de leads.
Com isso, desenvolvemos práticas para:
- Marketing digital, como produção de conteúdo, nutrição de leads, desenvolvimento de sites, SEO e muito mais;
- Prospecção de clientes, como geração de leads, qualificação, validação, criação de fluxos de cadência, entre outros.
Tudo isso é realizado a partir de um planejamento estratégico bem estruturado, com estudo dos objetivos, da persona, das soluções e das palavras-chave do negócio. Conheça os diferenciais da ASB Marketing!
Experiência no mercado de tecnologia
Temos amplo conhecimento no setor de tecnologia atendendo a grandes companhias, como SAP, Ramo Sistemas, add it e outras.
Inteligência comercial
O processo de prospecção 4.0 da ASB Marketing utiliza tecnologias modernas para entregar resultados concretos.
Além disso, usamos a inteligência comercial para validar os dados e realizar a qualificação do lead. Isso permite que só os contatos realmente com o perfil de cliente ideal recebem a comunicação. O que torna a abordagem muito mais efetiva.
Monitoramento
Como mencionado, nossa solução inclui o planejamento completo, identificando as oportunidades e traçando a melhor estratégia.
Mas, vamos além do planejamento inicial e realizamos o monitoramento constante dos processos colocados em prática. Assim, verificamos as principais métricas de marketing e vendas, enviamos relatórios mensais e traçamos mudanças de rota, caso sejam identificadas novas oportunidades.
Portanto, não vale a pena comprar listas de leads que só prejudicam a imagem e a reputação do seu negócio. Sem contar que não geram nenhum resultado efetivo.
Para conseguir escalar a área comercial da sua empresa de tecnologia e alavancar as vendas, conte com a ASB Marketing. Somos focados em encontrar o seu potencial cliente onde quer que ele esteja.
Assim, ajudamos o seu negócio a superar os principais desafios comerciais, otimizando os processos de vendas e obtendo resultados reais.
Conheça mais sobre a prospecção 4.0 e veja os benefícios dessa estratégia para o seu negócio!