Desenvolvimento de sites: como descobrir as melhores empresas?

desenvolvimento de sites é uma parte relevante da estratégia digital de uma empresa por viabilizar a presença digital, a autoridade online e a consolidação da marca. Assim como, permite a atração de visitantes, a geração de leads e a conversão de clientes, aumentando os resultados do negócio.

Apesar dessa importância, muitas companhias ainda não veem valor no site e optam por serviços amadores. Essa escolha prejudica a imagem e os resultados da marca, impactando, até mesmo, as vendas.

A seguir, saiba quais aspectos considerar para a contração de uma parceira para o desenvolvimento de sites!

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9 critérios para escolher a melhor agência 

De acordo com estudo da Connected Life, nove em cada dez consumidores brasileiros realizam algum tipo de pesquisa online antes de efetuar uma compra, seja pela internet ou presencialmente.

Logo, o site é a porta de entrada para que os consumidores conheçam a marca e as soluções, os produtos e os serviços oferecidos. Ou seja, é a primeira impressão que os visitantes terão da sua empresa.

Por isso, confira características essenciais que auxiliam na definição de uma parceira de confiança para o desenvolvimento de sites.

1. Briefing do negócio

O primeiro fator a ser avaliado é se a empresa realiza o briefing do negócio antes do planejamento e criação do site.

Este quesito é essencial para que o site atenda às necessidades do público-alvo da marca e esteja, ao menos, no mesmo padrão da concorrência, adotando as tendências do segmento.

Sem esse estudo prévio, o site se torna genérico e pouco eficiente para suprir as demandas específicas do negócio.

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2. Qualificação dos profissionais

Muita gente não sabe, mas um site não é feito apenas por um profissional de programação. Muito pelo contrário!

Um site de qualidade envolve a atuação conjunta e estratégica de profissionais de diferentes áreas, como planejamento, SEO, conteúdo, user experience, design e TI.

Portanto, verifique se a agência parceira tem essa pluralidade na equipe, garantindo que todos os aspectos do site sejam de excelência.

3. Atenção ao SEO

A Otimização para Mecanismos de Busca (SEO) é um dos fatores mais importantes no desenvolvimento de sites atualmente.

O ranqueamento em buscadores, como o Google, influencia a atração de usuários, as conversões e as vendas. Além disso, indica um site mais qualificado, com credibilidade e autoridade na área.

Entre os elementos que impactam o SEO, estão:

  • Conteúdo e palavras-chave;
  • Link building;
  • URLs;
  • Estrutura da informação;
  • Tempo de carregamento, entre outros.

No total, as diretrizes do Google contemplam mais de 200 itens para melhorar o potencial de ranqueamento da página.

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4. Experiência do usuário

A experiência do usuário é um fator imprescindível. Afinal, você não quer um visitante entre no seu site e não saiba onde clicar, não é mesmo? Imagine uma pessoa interessada em um produto, mas que fica perdida nos menus.

Isso vai gerar uma péssima experiência e ainda má reputação para a sua marca. Ou seja, além de estar disponível para os potenciais clientes, o site precisa ser fácil de usar e favorável à conversão.

Para melhorar a experiência ao usuário, é essencial realizar a pesquisa e o planejamento adequados. Assim, é possível desenhar a estrutura da informação e fazer testes de usabilidade para garantir os resultados.

5. Mobile First

No Brasil, 49% das famílias acessam a internet por meio do mobile, aponta a TIC Domicílios 2017. Isso faz com que os dispositivos móveis sejam a principal plataforma usada no país, superando o desktop.

Esse fator juntamente com o site responsivo ser um dos critérios de ranqueamento do Google aumentam a importância do mobile first na criação de novos sites.

Neste modelo, a página é desenvolvida inicialmente pensando no mobile e, posteriormente, adaptada ao PC. Esse processo “inverso” ao tradicional garante a priorização de informações mais claras e relevantes no acesso por dispositivos móveis.

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6. Personalização dos processos

O site deve representar a identidade visual da marca, de forma que design, layout, estrutura, conteúdo e imagens sejam personalizados.

Um site B2B que vende software e um e-commerce de calçados, por exemplo, têm demandas diferentes e elas devem ser atendidas durante o planejamento e criação do site.

Atente-se, portanto, se a agência parceira garante que os conteúdos, design e demais componentes do site serão originais. O que inclui um blog que possa ser nutrido facilmente para garantir a atração de leads.

7. Portfólio e reputação

Verifique junto à agência e aos clientes dela o portfólio disponível e também a reputação conquistada com trabalhos anteriores.

Essa avaliação vai ajudá-lo a fugir de empresas sem processos consolidados ou pouco profissionais.

Outro aspecto importante é verificar a experiência da agência no seu segmento, garantindo um conhecimento prévio relevante para a construção do site.

8. Atenção às novas legislações

Muitos gestores de marketing não se atentam a este aspecto. Mas as legislações de dados pessoais sofreram mudanças no Brasil e na Europa, com a LGPD e a GPDR cobrando adequações importantes.

Assim, confira se a agência está familiarizada com as novas exigências legais e também se possui processos específicos para atender a esse novo cenário. Isso vai evitar a necessidade de reformulação do site após a página entrar no ar.

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9. Manutenção do site

O desenvolvimento de sites não termina com a entrega da página, mas deve ser contínuo por meio da manutenção.

Uma parceira responsável compreende essa necessidade, sendo a manutenção parte do serviço disponibilizado. Com esta atividade, é possível fazer ajustes, reestruturações e também o acompanhamento dos resultados do site com relatórios de desempenho.

O site é uma estratégia dinâmica do marketing digital e, como tal, deve ser constantemente avaliado e melhorado visando resultados mais sólidos.

Qual a importância do desenvolvimento de sites?

Como falamos, a qualidade do site impacta diversos objetivos da presença online de uma empresa. Entre eles, podem ser destacados:

  • Aumento do número de visitantes;
  • Posicionamento nos mecanismos de busca;
  • Experiência do cliente;
  • Conversão de leads e de vendas;
  • Nutrição de leads por meio de conteúdos novos e relevantes;
  • Autoridade e credibilidade da marca;
  • Branding;
  • Retenção e fidelização de clientes.

Então, não adianta investir em conteúdo, mídias pagas, social selling, entre outros, se o usuário não consegue realizar processos básicos na sua página. O desenvolvimento de sites influencia diretamente toda a estratégia digital da marca. Isto é, pode impulsionar os resultados, ou jogá-los lá para baixo.

Como a ASB Marketing realiza o desenvolvimento de sites?

Especializada no mercado B2B, a ASB Marketing tem experiência e credibilidade no desenvolvimento de sites. Personalizamos a estratégia de acordo com o perfil e a realidade do seu negócio.

Fazemos todo o planejamento e a criação do site de acordo com as seguintes etapas:

  1. Briefing para entender as soluções, público-alvo e objetivos do cliente;
  2. Desenho da arquitetura e interface do site;
  3. Criação do site personalizado, com textos e design originais;
  4. Aplicação das regras da GPDR e LGPD;
  5. Manutenção do site após a aprovação.

Esses passos tornam o site único e focado em resultados comerciais. Além disso, garantem que a entrega final seja mais alinhada às necessidades e expectativas dos clientes.

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