A nutrição de leads é fator indispensável para empresas com longo ciclo de vendas, como é o caso de negócios B2B em geral.
Empresas que comercializam produtos ou serviços complexos, com alto custo e destinado a outras corporações têm um ciclo de vendas com mais barreiras.
Em geral, o público-alvo tem uma exigência maior, profundo conhecimento técnico e não realiza compras por impulso, como acontece com o consumidor B2C.
No caso de empresas de tecnologia, a janela de compra (momento em que a empresa tem necessidade da solução) pode ocorrer em períodos específicos. Um exemplo são empresas que ofertam a atualização dos parques tecnológicos de seus clientes, que acontece apenas de 4 em 4 anos.
As barreiras não param por aí. A negociação com consumidores B2B possui diversos cenários, como: contrato de fornecimentos, reposição de estoque, MRO (Manutenção, Reparo e Operações), cadeia de suprimentos e outros aspectos.
Devido a essa jornada de compras complexa e longa, as empresas B2B precisam, indispensavelmente, investir em nutrição de leads para manter esses clientes dentro de seu ciclo de vendas e avançá-los para o próximo estágio da compra.
Leia também: Marketing B2B: como as novas tendências ajudam a atrair e reter clientes
Nutrição de leads: entenda a importância desta estratégia para empresas B2B
A nutrição de leads é uma estratégia de automatização do processo de comunicação com seus clientes. Além disso, nutrir seus leads coopera na redução do ciclo de vendas a partir da entrega de conteúdos específicos para cada cliente e de acordo com o estágio em que ele se encontra no funil de vendas.
De acordo com o Portal Entrepreneur, o resultado dessa interação por meio de e-mails automatizados gera um aumento entre 8 a 10% nas vendas.
Outros dados interessantes a serem evidenciados são os do estudo feito por Charles Holmes, autor do livro The Ultimate Sales Machine, que mostram que independente do mercado de atuação de uma empresa, apenas 3% de seu público está realmente interessado nos produtos e serviços e certos de investirem nisso, enquanto outros 7% estão propícios e dispostos a receberem uma mensagem comercial.
Analisando esses estudos, pode-se concluir que grande parte do seu público-alvo ainda não está preparado para uma abordagem comercial. Desta forma, quando não qualificados e nutridos, os leads vão tomar um tempo absurdo de sua equipe de vendas, aumentando diretamente o CAC (Custos de Aquisição de Clientes) ou, em certas ocasiões, perdendo definitivamente esse cliente, pois seu contato não passa de um transtorno.
Leia também: 5 dicas de marketing de conteúdo para gerar mais vendas
Quando nutrido, seu lead fica preparado para a compra e sua equipe de vendas fecha melhores negócios e com mais facilidade.
Nas empresas B2B com longo ciclo de vendas, a nutrição de leads é mais importante ainda, pois como os clientes necessitam de seus produtos a cada determinado período de tempo, perder um lead “semi-preparado” para a compra, sai muito mais caro que para as outras modalidades de negócio.
Mas não é somente para facilitar o fechamento de negócios e nas atividades do time de vendas que a nutrição de leads influência, existem algumas outras vantagens atreladas a seu uso, como:
- Melhora as chances de compra de seus leads;
- Concretiza relacionamentos diretos com futuros clientes;
- Agrega valor à sua marca, para seus clientes e fortalece a autoridade no mercado atuante;
- Reduz o ciclo de compra de seus clientes;
- Aprimora a experiência do usuário, desde o reconhecimento de seu problema até a aquisição da solução;
- As equipes de vendas e marketing reduz esforços na nutrição e ganha tempo para investir em novas estratégias e campanhas;
- Tem alto ROI (Retorno do Investimento).
Como a nutrição de leads funciona
Basicamente, por meio da automação de disparo de e-mails com conteúdos personalizados que se encaixam ao perfil do cliente de acordo com o estágio do funil de vendas em que ele se encontra. O funil de vendas é dividido em três etapas, observe:
Topo de Funil (TOFU) – É aqui que começa todo o ciclo do processo de compra de seus leads, ou seja, seu cliente em potencial ainda está descobrindo e entendendo seu problema e aprendendo sobre as soluções para saná-lo.
Leia também: 3 segredos do comportamento do consumidor B2B
Meio de Funil (MOFU) – Nessa etapa, seu leads já tem o conhecimento do problema, de como solucioná-lo e já pensam em comprar ou contratar uma solução.
Fundo de Funil (BOFU) – Nessa terceira fase do funil de vendas, os leads já estão certos da aquisição da solução necessária e comparam os preços e diferenciais de cada empresa que a disponibiliza.
Com os leads classificados de acordo com o estágio do funil de vendas que se encontram, a equipe de marketing inicia a produção de conteúdos que agregam valor ao cliente e que serão disparados automaticamente, por meio de plataformas de e-mail marketing, de forma periódica (entre 3 e 10 dias cada) e de acordo com o estágio de compra de cada um de seus leads.
A construção dos conteúdos e definição do fluxo de envio à seus leads é algo que requer bastante tempo, paciência e cuidado. Porém, após esta etapa delicada e trabalhosa, os resultados se tornam evidentes para as equipes de marketing e vendas.
Leia também: Como fazer um e-mail de prospecção automático que gera mais resultados
Para que a nutrição de leads aconteça de maneira efetiva, é necessário definir metas e objetivos realistas que vão de acordo com as necessidades de seu negócio e baseada nos prazos, dados e informações, que você já possui sobre a empresa.
Após uma relação bem construída com seus leads e que transmita segurança em suas soluções, o número de conversões em seu negócio aumenta gradativamente.
Nutrição de leads da ASB Marketing
A ASB Marketing é uma agência de marketing especializada em soluções tecnológicas para potencializar a captação de leads das empresas. A nossa estratégia é nutrir seus leads por meio de plataformas de automação e criar um relacionamento concreto com seus atuais e futuros clientes a partir de conteúdos criados por profissionais especialistas em marketing de conteúdo.
Agora que reconhece a importância da nutrição de leads, entre em contato e conheça as soluções que a ASB pode proporcionar à sua empresa.