Muitas empresas iniciam suas estratégias de marketing digital. Porém, nem sempre no seu planejamento está definido um esquema efetivo de nutrição de leads. O que pode prejudicar o objetivo final de aumentar o número de vendas do negócio.
Não quer cair nesse erro? Então, é importante levar em consideração a nutrição de leads ao planejar e desenvolver a sua estratégia de marketing. Afinal, não basta apenas captar os leads e esperar pela conversão. É necessário direcionar a jornada de compra do cliente para atingir resultados reais.
O que é e como funciona a nutrição de leads?
Como deu para perceber, esta estratégia tem como objetivo principal encaminhar os clientes pelo funil de vendas. Isso até que fiquem prontos para a última etapa: a compra.
Basicamente, o funil de vendas representa os passos seguidos pelo usuário desde que conhece a sua marca. Este processo é dividido em:
- Topo (descoberta);
- Meio (reconhecimento);
- Fundo (decisão de compra).
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O que isso significa? Que nem todo visitante do seu site está pronto e decidido para fechar uma compra. Às vezes, ele está curioso nas informações ali presentes. Às vezes, está mapeando o mercado. Às vezes, está em processo de descobrir o que ele realmente precisa. Por exemplo: uma forma de agilizar as atividades do RH.
Por isso, esse usuário inicial pode ainda efetuar uma compra, mas no futuro. Para não perder o interesse dele no seu produto ou serviço, é necessário “nutri-lo” de informações para fazê-lo ter a certeza de que a sua solução é a melhor decisão. Seja por meio de marketing de conteúdo, newsletters ou e-mails de prospecção ativa.
Vantagens da nutrição de leads
Para avançar os prospects pelo funil, a correta nutrição dos leads facilita o trabalho do time de vendas. Até porque a equipe comercial vai receber o lead no estágio certo. O que evita perder tempo e recursos preciosos com ligações e contatos com clientes ainda iniciais e não preparados para a compra.
Além disso, utilizar essa estratégia no marketing traz outros benefícios, como:
- Aumento das oportunidades de negócios;
- Redução de tempo e custos;
- Aumento da qualidade e do valor das vendas;
- Mensuração dos processos e resultados.
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Como fazer uma nutrição de leads efetiva
Para a nutrição de leads ser efetiva e trazer resultados reais para o negócio, é muito importante investir tempo e recursos no planejamento de uma boa estratégia de marketing de conteúdo. Afinal, este é um valioso aliado em todo o processo.
Como primeiro passo do planejamento, é preciso realizar um estudo da persona, público-alvo da empresa, e definir seus interesses, objetivos e problemáticas. Depois, deve-se determinar qual o conteúdo é mais indicado para enviar aos potenciais clientes e em qual etapa da jornada isso será feito.
Com essas informações, é possível criar conteúdos que agreguem valor e tragam soluções para as dores e problemas dos clientes. Vale lembrar a importância de contar com textos bem construídos.
Isso tudo demonstra como a sua empresa está atenta e disposta a ajudar, gerando interesse do público-alvo. Sem contar que estabelece uma relação de confiança entre público e marca e constrói a sua autoridade no segmento.
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Como funciona a solução da ASB Marketing para garantir mais resultados
Agência especializada em escalar os resultados da sua área comercial, a ASB Marketing desenvolveu uma estratégia de nutrição de leads, que melhora a conversão e aumenta a eficácia no fechamento de negócios.
Entenda o passo a passo de como funciona:
1ª etapa – Persona e objetivos
São traçadas as principais características da persona e definidos os objetivos, conteúdos e metas. Todos esses fatores são baseados nas informações coletadas com os leads.
2ª etapa – Conteúdos personalizados
A partir dos mesmos dados usados para traçar as características da persona e seus interesses, são criados conteúdos personalizados. Tudo de acordo com cada tipo de cliente em potencial e seu estágio no funil de vendas. Após esta etapa, são determinados os fluxos de e-mails personalizados.
3ª etapa – Criação do fluxo de nutrição de leads
Após a criação de um texto altamente direcionado para gerar interesse dos leads, é definido o volume de disparos de e-mails e os intervalos entre eles.
4ª etapa – Automatização de e-mails
Por meio de ferramentas de automação de alta tecnologia, os e-mails são agendados e disparados automaticamente.
5ª etapa – Relatórios completos
Depois do disparo de e-mails, é realizado de forma periódica o acompanhamento dos resultados do fluxo e da conversão dos clientes. Desta forma, são feitos ajustes contínuos na estratégia de nutrição de leads.
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