A disputa para estar nas primeiras posições do Google é forte e envolve inúmeras estratégias. Afinal, a maioria das empresas também quer suas páginas recomendadas nas primeiras posições do motor de busca mais famoso do planeta. Entretanto, muitos gestores ainda esquecem ou não sabem que o desenvolvimento de sites deve fazer parte do planejamento para ranquear melhor no buscador.
Afinal, um site bem ranqueado é aquele que cumpre certas regras exigidas pelo Google para entregar ao usuário um conteúdo realmente relevante à sua busca. Por isso, é imprescindível conhecer essas especificações e adequar a sua página de acordo com elas.
Ou seja, não basta ter um site lindo e personalizado. É preciso prestar atenção a aspectos técnicos que facilitam ao potencial cliente encontrar o seu site nas buscas pela internet.
Para isso, listamos abaixo dicas úteis que podem ajudá-lo a tornar o seu site uma ótima porta para aquisição de clientes.
Como funcionam os motores de buscas
Antes de saber como melhorar o ranqueamento, é importante entender como funcionam os motores de buscas. Baseados em algoritmos, os buscadores têm como objetivo sempre encontrar o melhor conteúdo para solucionar o “problema” ou a “dúvida” indicada no campo de pesquisa.
Para fazer isso, o motor de busca leva em consideração alguns aspectos que indicam a relevância das páginas. E, a partir daí, é montado o disputado ranking. Então, estar nas primeiras posições é fundamental para o seu potencial cliente te ver. Uma vez que, raramente, os usuários vão até a segunda página de pesquisa.
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Segundo estudo da empresa Marketing Ninjas, ao realizar uma pesquisa, 21% dos usuários, em média, clicam no primeiro resultado do buscador. Enquanto isso, o segundo tem 10% de acessos e o terceiro, 7%.
Como melhorar o ranqueamento com o desenvolvimento de sites
Para subir nesse ranking e chegar ao almejado primeiro lugar, é preciso conhecer os fatores que fazem a diferença. Esses pontos são atualizados de tempos em tempos, uma vez que o algoritmo vai sendo aprimorado.
Por isso, a recomendação é considerar alguns fatores como essenciais durante o desenvolvimento de sites. Confira abaixo 5 segredos para ranquear bem no Google:
1 – Site responsivo
O desenvolvimento de sites responsivos já deixou de ser apenas uma tendência e se tornou uma necessidade real. Uma pesquisa publicada na Folha de São Paulo indica que quase 43% dos brasileiros que acessam a internet usam apenas o celular.
Ou seja, se seu site não for amigável para dispositivos mobile, talvez você esteja perdendo uma oportunidade. Isso porque não conseguirá impactar uma grande parcela de potenciais clientes. O que também vai influenciar no ranqueamento no Google.
2 – Conteúdo original
Imagine que você entra em um site por meio de uma pesquisa, então descobre que aquele conteúdo não diz nada do que promete no título e não te ajudou em sua pesquisa. O que você faz? Muito provável que você feche a página imediatamente.
O resultado: o Google entende que aquele conteúdo não é relevante e o site fica cada vez mais longe das primeiras posições. Você não quer isso, certo? Portanto, é fundamental abastecer as páginas do site com conteúdo relevante e original.
A forma como o conteúdo é apresentado ao leitor também é importante e deve ser a mais otimizada possível. O recomendado é usar o padrão de escrita que respeite a leitura em F, da esquerda para a direita e de cima para baixo. Isso torna seu conteúdo escaneável e capta a atenção do leitor, deixando-o por mais tempo no seu site.
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3 – Palavras-chave
Para o seu conteúdo aparecer nos primeiros resultados das buscas, é preciso saber quais termos as pessoas mais pesquisam no Google e como o seu produto ou serviço pode ajudá-las diretamente.
É aqui que entra o planejamento de palavras-chave. Esta é uma etapa muito importante para garantir que o seu site seja abastecido por conteúdos realmente relevantes e pesquisados pelos potenciais clientes do seu negócio.
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Para auxiliar nessa definição, uma boa dica é usar ferramentas, como o Google Trends, para saber quais são os termos mais buscados na web.
4 – Meta description
O texto que fica logo abaixo do título nos resultados de busca é chamado de meta description. Nessa chamada, o leitor pode ver um resumo do que irá encontrar se clicar em seu link e é aqui que você deve convencê-lo a acessar sua página.
Escreva a meta description de forma simples, direta e pensando sempre no perfil do leitor. Lembre-se do limite de 142 caracteres e use a palavra-chave aqui também para confirmar que aquela página é sobre o assunto pesquisado.
5 – Link building
Usar a força do link building é importante em qualquer estratégia de SEO bem-sucedida. Essa ferramenta nada mais é do que vincular o seu conteúdo, por meio de links internos e externos, a outros conteúdos complementares e relevantes para o assunto abordado.
Com os links, você consegue melhorar o posicionamento do seu site no Google. Isso porque ajuda a manter o visitante por mais tempo em suas páginas. Ao incluir vários links internos em um artigo, a tendência é que o leitor passe mais tempo ali e isso aumenta a relevância do seu conteúdo.
Já os links externos potencializam a relevância do seu site, pois geram conexão entre o sua página e outro site. O que reforça a importância e a autoridade do conteúdo ali produzido.
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